Durante o recesso escolar, os filhos passam por um período de merecido descanso das atividades acadêmicas. Ao mesmo tempo, esse momento de férias em família pode ser aproveitado pelos pais para uma aproximação ainda maior com as crianças. Por isso, investir em atividades para pais e filhos é fundamental.

Afinal, por conta de uma rotina distinta, o convívio fica prejudicado durante todo o ano letivo — principalmente no caso dos que estudam em período integral. Pensando nisso, preparamos uma lista com sete dicas das principais atividades que aproximam pais e filhos.

Quer conhecer algumas opções cheias de diversão, brincadeiras e entretenimento para que você possa se distrair e aproveitar melhor cada momento ao lado do seu filho? Continue a leitura!

Por que é importante investir em atividades durante as férias?

As férias são, sem dúvida, um ótimo momento para relaxar e esquecer das obrigações da rotina e do trabalho, pelo menos por um tempo. No entanto, não podemos vê-las apenas como um momento para tirar o sono do atraso. Interagir com as crianças também é algo fundamental.

Muitas vezes, durante o ano, não temos muito tempo para passar momentos de qualidade com nossos filhos. Por isso, precisamos utilizar as férias com sabedoria para otimizar essa relação e estreitar os laços com os pequeninos.

Além disso, as férias são uma ótima forma de participar mais ativamente da educação das crianças e de seu dia a dia escolar. É possível investir em atividades que ao mesmo tempo divirtam e eduquem, contribuindo para a educação da galerinha.

Por fim, lembre-se sempre de que promover um momento inesquecível é mais importante do que compensar a ausência por meio de presentes. O que as crianças realmente precisam é de companhia e interação!

Quais são as melhores atividades para pais e filhos nas férias?

Agora que já compreendemos a importância de investir em boas atividades durante as férias, que tal conferirmos algumas ideias muito interessantes para tornar esse período muito mais divertido para toda a família? Vamos lá!

1. Leve seus filhos ao cinema

Propor programações diferentes é uma ótima forma de agradar os pequenos e proporcionar alguns momentos marcantes. Embora a atividade seja natural para muitos adultos, cada criança pode reagir de maneira diferente aos estímulos visuais recebidos — e, até mesmo, ao encontrar um ambiente totalmente novo.

É importante ressaltar que cabe aos pais identificar a hora certa de oferecer tal tipo de passeio. Cada criança apresenta um comportamento diferente em relação ao conteúdo apresentado em um filme, por exemplo. Por isso, a idade certa pode partir do momento no qual o pequeno se sente capaz de se concentrar e entender a realidade de uma ficção cinematográfica.

Outra dica é fazer uma divertida sessão de cinema em casa, sem precisar deixar o conforto do lar. Escolham um título que agrade a todos, façam um grande balde de pipocas e se deliciem com a arte cinematográfica debaixo das cobertas no sofá. Excelente para dias frios e chuvosos, essa é uma atividade que nunca sai de moda.

2. Programe visitas a museus

Assim como acontece em uma visita ao cinema, propor ao seu filho um passeio por museus pode ser uma alternativa à diversão e à transmissão de alguns valores como inteligência emocional, empatia, admiração, respeito e, acima de tudo, desenvolvimento pessoal da criança.

Trata-se de um ambiente cercado por histórias, obras de arte e demais itens com grande valor cultural. Dessa forma, além de passar um tempo maior com o seu filho, uma visita ao museu pode fortalecer os laços familiares.

Além disso, não é raro que as crianças já tenham tido contato com tal tipo de ambiente, especialmente por meio de excursões escolares. Sendo assim, a presença dos pais pode fomentar a autoconfiança dos pequenos em descobrir e vivenciar novas aventuras.

3. Aposte em visitas a teatros infantis

Vivemos em um país rico em diversidades culturais e com um peso muito grande no cenário artístico. Contudo, não é difícil perceber que temos perdido a nossa identidade com o passar do tempo — principalmente após a popularização da internet, a difusão de um mundo globalizado e o excesso dos jogos de videogame.

Nesse sentido, incentivar a cultura entre as crianças pode ajudá-las a enxergar mais amplamente a vida e a forma com que se posicionam diante dela. Além de ser uma atividade lúdica, esse tipo de entretenimento impacta positivamente a formação do caráter, as tomadas de decisões e o descobrimento de um novo segmento durante as férias em família.

Por fim, o teatro é uma forma de arte absolutamente fantástica e estimular o seu filho nessa área pode ser sempre uma boa pedida. As aulas de artes cênicas são muito completas e desenvolvem uma série de habilidades fundamentais para os seres humanos, inclusive os que não buscam uma carreira na área.

4. Leve as crianças para a cozinha

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a cozinha também é lugar de criança, sendo um ambiente onde se pode aprender muita coisa importante. Para tanto, porém, é fundamental ter adultos responsáveis por perto, garantindo a segurança de todos.

Vale lembrar que brincar com a comida pode ajudar a desenvolver nas crianças o gosto pela arte culinária. Além disso, o contato com novos alimentos pode promover uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Contudo, não é somente quanto a novos hábitos alimentares que esse universo promete benefícios. O manejo de utensílios domésticos e o prazer de ter algo sendo produzido podem fomentar a autonomia e desenvolver a autoconfiança entre os pequenos.

5. Organize um piquenique

Interagir com os filhos durante as férias em família deve ultrapassar o espaço de casa. Por isso, organizar um piquenique em um dia de céu aberto é uma excelente oportunidade para se divertir na companhia das crianças.

Se quiser tornar o momento ainda mais agradável, invista em brincadeiras como jogar peteca, vôlei, futebol ou, até mesmo, apostar uma corrida de saco. Isso fará com que o momento seja ainda mais divertido e interessante para todos os envolvidos, inclusive para os adultos, que podem voltar a ser crianças por um breve período.

Contudo, é importante lembrar que alguns cuidados devem ser tomados para que o dia seja produtivo, seguro e divertido. Ou seja: prefira comidas mais leves, como frutas e sanduíches prontos, lembre-se de oferecer líquidos para manter as crianças hidratadas e não deixe de protegê-las contra os raios solares (usando um protetor solar adequado para cada tipo de pele).

6. Aproveite o fim de tarde para um passeio de bicicleta

Além de divertido, o passeio de bicicleta é uma das atividades mais satisfatórias para as crianças. No entanto, como esse tipo de aventura exige bastante cuidado e atenção dos pais, é importante que o local escolhido ofereça segurança para toda a família. Em linhas gerais, os parques e as ciclovias são os ambientes mais propícios para recebê-los com segurança.

Existe uma série de benefícios a ser obtida por meio dessa atividade, como: melhora da qualidade de vida, manutenção de uma saúde equilibrada e socialização com outras pessoas. Além do mais, estimular o uso desse tipo de transporte sustentável é uma forma de fazer com que as crianças valorizem mais o meio ambiente.

Uma maneira de tornar esse passeio mais dinâmico é vocês irem conversando sobre o que é observado ao longo do passeio. Tentem se lembrar do máximo de informações possíveis para repassá-las ao chegar em casa e, quem sabe, mesclar isso com outra atividade, como a criação de um grande mapa do bairro ou do parque, por exemplo.

7. Convide os amigos dos filhos para uma noite do pijama

Festas do pijama parecem uma atividade vista apenas em filmes, não é mesmo? Muito comum em países como os Estados Unidos, essa reunião consiste em chamar os amigos de uma criança ou adolescente para passar a noite.

Reunir os pequenos em uma festa do pijama pode ser sinônimo de animação e diversão para todos. É natural que os filhos se divirtam ainda mais quando estão perto do grupo de amigos da escola. Essa também é uma ideia muito bacana para fazer com que eles matem a saudade que normalmente sentem durante as férias.

Portanto, essa é uma oportunidade de brincar, ter conversas agradáveis, contar histórias, assistir a filmes ou desenhos animados e, também, conhecer a turminha do seu filho. Por isso, mesmo que você não participe de todos os momentos (afinal, a festa é da criançada), é possível ter um papel importante e interagir com os pequenos.

8. Organize pequenas gincanas

Que criança não adora uma boa gincana, não é mesmo? Elaborar esse tipo de diversão é uma ótima maneira de interagir com os seus filhos durante as férias. No entanto, é preciso caprichar bastante na escolha dos jogos. Para isso, conte sempre com a opinião de quem realmente importa: a criançada!

Outra dica interessante é fazer as gincanas no dia da Festa do Pijama. Assim, os coleguinhas de seu filho também podem participar da diversão. No entanto, nada impede que muitas gincanas sejam realizadas ao longo das férias apenas com a família presente.

Caso vá fazer mais de uma, diversifique os jogos e busque sempre opções que sejam ao mesmo tempo divertidas e educativas. Manter o clima da escola vivo durante as férias é sempre importante, mesmo que seja em doses mais sutis. Isso é fundamental para estimular a curiosidade e fazer com que eles continuem estudando durante o descanso, mas de forma divertida.

9. Pratiquem a leitura de algum livro

Infelizmente, a maioria esmagadora dos brasileiros não lê. Essa realidade é reflexo direto da falta de hábito e, claro, de estímulo por parte tanto das escolas, quanto dos pais e da sociedade como um todo. É uma pena, já que a leitura é uma atividade fundamental para o bom desempenho acadêmico e, claro, para a vida como um todo.

Por isso, que tal começar a trabalhar essa questão com o seu filho desde já? Durante as férias, escolham um livro para lerem juntos. A leitura pode ser feita aos poucos, antes de dormir, dando um fim relaxante para um dia muitas vezes agitado.

Ao término da leitura, vocês podem debater o que foi compreendido ou até mesmo fazer pequenos projetos sobre o livro, como ilustrações, um pequeno teatro ou um curta-metragem gravado pelo celular. O que vale é deixar a criatividade falar!

10. Comecem um projeto

Já que estamos falando sobre projetos, outra maneira de interagir com a criançada durante as férias escolares é iniciar um bom projeto que faça com que vocês realmente precisem quebrar a cabeça. Isso, é claro, pode variar muito de acordo com as características de cada um.

Ideias de projeto incluem construir alguma coisa (um telescópio? Um robô? Uma mesa? Um balanço para o quintal? Não importa!) ou qualquer atividade que a sua realidade permitir. Para as crianças, até mesmo pintar um cômodo pode ser um projeto realmente empolgante.

Independentemente do que seja, utilize os momentos com seu filho para educá-lo sobre coisas variadas, explicando como as ferramentas funcionam, mostrando como a mistura de tintas faz com que outra cor surja, entre outros pontos. Esse tipo de interação entre pais e filhos certamente ficará para sempre na memória de seu pequeno.

11. Elaborem um diário de férias

Por fim, um projeto muito interessante e que pode ser feito por toda a família é a elaboração de um diário de férias. Esse tipo de estratégia é muito interessante e tem um significado muito maior do que servir como distração durante esse período.

Assim que as férias começarem, comprem um caderno simples e coloquem todas as datas que se seguirão até a volta às aulas. Assim, todos os dias, preencham as páginas com anotações, fotos, desenhos, colagens e o que mais for interessante.

Em alguns anos, as lembranças das férias incríveis que vocês passaram juntos continuarão ali, intactos. Faça desse tipo de atividade um hábito. As lembranças criadas em família merecem sempre ser guardadas com muito carinho!

Concluindo, seja quais forem as atividades para pais e filhos escolhidas para passar mais tempo com as crianças durante as férias em família, o importante é promover uma maior interatividade entre as partes. Assim, os pequenos poderão se sentir acolhidos, amados, valorizados e seguros em outros aspectos de suas vidas.

Agora que você já sabe como aproveitar melhor o tempo ao lado do seu filho, o que acha de seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que compartilhamos? Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Flickr!

Powered by Rock Convert