Fazer o acompanhamento escolar dos filhos não é uma tarefa tão fácil, mas também não precisa ser coisa do outro mundo. Neste texto, explicamos como você pode se engajar na educação dos pequenos, seja criando uma rotina, participando ativamente nos estudos deles ou mantendo um canal direto com a escola.

Acompanhe até o fim e veja como tirar essa tarefa de letra!

Que dicas seguir para acompanhamento escolar do filho?

Acompanhar o desenvolvimento dos seus dependentes no colégio não é um bicho de sete cabeças. Para ajudar você a conduzir esta tarefa, detalhamos 9 dicas importantes, como dar apoio, criar uma rotina de estudos e incentivar a leitura em casa.

Apoio

A principal orientação para acompanhar o desempenho escolar dos filhos é estar perto deles na hora da tarefa. O momento é propício para você verificar como eles têm se saído no colégio.

Em casa, comece perguntando se há dificuldades em sala de aula e tente tirar as principais dúvidas sobre os assuntos do dia. Tente construir neles a necessidade de estudar diariamente. Você pode argumentar que nada como a rotina de estudos para ir bem nas provas e entrar logo de férias.

Outro passo para ter certeza de que a educação dos filhos está progredindo é verificar como estão os cadernos de estudo. Fazendo isso, você mostra que realmente está se importando com a vida deles e não apenas cobrando um boletim com notas azuis!

Dever de casa

Alguns pais resolvem fazer o dever de casa no lugar dos pequenos e se perguntam se tal maneira é a melhor para educá-los. Incentive-os sempre a fazer os deveres de casa. O senso de responsabilidade nasce quando crianças e adolescentes realizam as próprias demandas.

Então, nada de fazer as tarefas por eles! Pelo contrário, foque na sua principal função: estar ao lado dos filhos para ajudá-los a ter crescimento escolar.

Motivação

É importante cobrar seus filhos para que tenham responsabilidade com a demanda da escola. Mas não adianta somente exigir e esquecer de motivá-los.

Ninguém consegue ir adiante e melhorar o desempenho em uma tarefa sem ter uma motivação. Elogie os jovens e mostre que você está ao lado deles para ajudar sempre.

Rotina

Você já deve ter percebido como a rotina é importante para que sua vida flua com facilidade, não é? A mesma coisa acontece com crianças e adolescentes em casa. Para manter o hábito de estudar, é indicado criar uma agenda com horários fixos durante a semana e, caso necessário, no sábado ou domingo.

Ah, não esqueça de proporcionar um ambiente interessante para seus filhos fazerem o dever de casa. Com um local próprio, uma rotina organizada e a motivação para tocar as obrigações, o bom desemprenho na escola aparece rapidamente.

Participação

Como você percebeu, o acompanhamento educacional dos seus filhos não termina em casa. Visite a escola deles para saber se os pequenos estão se comportando e cumprindo as expectativas. Não deixe de falar com os professores e o diretor do centro educacional para entender possíveis dificuldades e saber como superá-las.

Fora isso, a dica é: frequente reuniões semestrais junto a outros pais para compreender se os desafios apresentados por seus filhos podem ser enfrentados conjuntamente. Converse também para descobrir como eles fazem para acompanhar os jovens nas tarefas diárias da escola.

Leitura

Crianças e adolescentes que leem mais estão mais abertos ao conhecimento. Aplique a regra na sua casa e veja como o desempenho escolar deles progride.

Comece desde cedo lendo história, presenteando gibis e incentivando a literatura. Os benefícios extrapolam as paredes da escola. Não se esqueça de fazer a sua parte: leia revistas, jornais e livros nas horas vagas. Não há nada melhor do que informação para estar bem antenado.

Antenado

O livro é o principal material didático dos seus filhos, mas isso não significa que você deve fechar os olhos para as novas tecnologias. Se os jovens gostam de redes sociais, você pode usar o tablet, celular ou computador para trazer um conteúdo que ajude na fixação do conhecimento.

Aprender coisas novas pode ser bastante divertido! Por isso, não precisa ter medo da internet, utilize-a na medida certa para conseguir engajar ainda mais os pequenos na hora do estudo.

Brincadeira

Você não precisa transformar o acompanhamento escolar dos seus filhos em um hábito rígido e quadrado! Não é à toa que crianças e adolescentes aprendem mais e melhor enquanto brincam. Leve entretenimento para a sua rotina com os jovens.

Traga jogos (como xadrez, sudoku, caça-palavras ou “adedonha”) e aposte em músicas para aumentar a concentração, a memorização e a aprendizagem deles.

Comunicação

Por fim, mas não menos importante, você deve prezar pelo contato direto com a escola. Nem sempre os estudantes se sentem à vontade para entregar os resultados obtidos em sala. Assim, o papel do colégio é crucial para você ter acesso ao que realmente seus filhos precisam para ir bem no ambiente escolar — assunto que tratamos no próximo item.

Por que manter canais de comunicação com a escola?

Você já tem várias cartas na manga para fazer com que o acompanhamento escolar dos seus dependentes dê certo. No entanto, para ampliar a sua confiança e ajudar no desenvolvimento estudantil deles, é importante manter um canal de comunicação aberto com a escola.

Atualmente, os colégios apostam em sistemas que acompanham a vida dos alunos, atualizando informações como a frequência, as notas e as atividades pedagógicas cumpridas por eles.

Nesse sentido, é vantajoso investir em um centro educacional antenado com as necessidades dos jovens e, se possível, que conte com um portal do estudante. O sistema reúne tudo que você precisa saber para estar a par do desempenho dos seus filhos na escola.

Neste texto você viu como a tarefa de acompanhar performance escolar pode ser mais simples. Com dicas para ficar de olho no desenvolvimento dos jovens, agora você entende como estabelecer um horário de estudos, manter uma comunicação contínua com a escola e encorajar a sua família podem ser atitudes benéficas.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a newsletter do blog para ter as melhores dicas sobre educação, desde o jardim de infância até o ensino médio!

Powered by Rock Convert