Após o período de férias em família, a criança pode apresentar dificuldade de se acostumar novamente ao semestre letivo. Entre os percalços enfrentados, acordar cedo é um dos mais desafiadores para a garotada. Neste post, entenda por que manter o hábito pode ser complicado e, principalmente, saiba como regular o sono dos pequenos.

Veja a seguir que estabelecer horários bem definidos, conversar antes de dormir, ler um livro, manter quarto confortável, diminuir estímulos tecnológicos, acordar o filho carinhosamente, preparar um café da manhã delicioso e despedir-se tranquilamente ajudam criança a lidar com nova rotina de estudos.

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Por que é desafiador para seu filho acordar cedo no início das aulas?

Durante as férias, é comum que a criança durma mais tarde do que o habitual, já que tem mais tempo de lazer em casa. No entanto, a mudança de rotina se torna problemática, especialmente, na primeira semana de aulas, quando o pequeno deve se acostumar aos horários praticados pela escola.

Nesse período, os adultos devem cobrar horários fixos do aluno e explicar por que ir às aulas é importante para o futuro dele. Porém, algumas dicas auxiliam os pais a ter êxito na tarefa árdua. Confira!

Quais são as 8 dicas que ajudam a controlar o sono?

Até o momento, você entendeu como a volta às aulas pode deixar o filho birrento e gerar conflito em casa. Contudo, a dúvida que fica é esta: quais são as dicas para os pais controlarem melhor o sono dos filhos durante a semana letiva?

1. Criar uma rotina

A lista não poderia começar de outra forma: criar uma rotina é essencial para controlar o regime de sono da criança no período de volta às aulas. Mas, para se sair bem nesse desafio, os adultos devem estabelecer um horário para o pequeno se deitar e uma hora para ele se levantar, fazendo um controle rigoroso.

Da mesma forma, você deve fixar uma rotina para que a criança aprenda a cumprir demandas e a ser mais responsável com os horários dela. Defina um passo a passo antes de seu filho ir à cama, a exemplo de tomar banho, vestir uma roupa confortável, fazer a higiene bucal e ler um livro ou conversar sobre o dia.

2. Conversar antes de dormir

Para conhecer melhor o seu filho e entender algumas questões propícias de cada idade, converse com ele antes de dormir. A ação favorece o relaxamento antes do descanso, restringindo o pensamento acelerado, os estímulos visuais e sonoros e deixando o ambiente mais tranquilo para a hora do repouso.

Por outro lado, os pais podem usar o tempo de conversa antes do merecido sono para acertar falhas na rotina, explicando para o filho por que é importante ter noite restauradora e cumprir obrigações escolares pontualmente.

3. Ler um livro

Assim como conversar sobre assuntos corriqueiros, ler também é um exercício que traz relaxamento e prepara para o sono. Muitas vezes, a criança chega ao quarto ainda agitada, momento em que os pais podem lhe contar uma historinha.

Além de incentivar a leitura e a importância do repertório cultural para o desenvolvimento humano, o pequeno se concentra no tema, reduz o estresse do dia e consegue dormir com tranquilidade enquanto os pais narram os fatos.

4. Tornar ambiente confortável

O momento de dormir não combina com um ambiente desconfortável, o que implica proporcionar calmaria para a criança regular o sono durante a semana de aulas. Nesse sentido, ter pouca iluminação no quarto, diminuir os ruídos externos e contar com uma temperatura amena ajudam a pegar no sono rapidamente.

5. Diminuir estímulos tecnológicos

A tecnologia pode tanto ajudar quanto atrapalhar as pessoas e, no caso da criança, o tema é ainda mais complexo. Muitos pais enfrentam problemas em casa com filhos viciados em aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Pensando nisso, regule o acesso a celulares, televisão, computadores e tablets quando a criança estiver prestes a dormir. Ficar exposto aos estímulos visuais e sonoros desses aparelhos pode retardar ainda mais o sono e complicar a rotina de descanso para a nova semana.

6. Acordar o filho de forma carinhosa

Após uma noite tranquila, nada melhor do que acordar de forma carinhosa, concorda? Então, tenha cuidado ao chamar o seu filho pela manhã e priorize um tratamento atencioso, para que ele se acostume a ver a hora de despertar como algo não apenas natural, mas também animador.

7. Preparar café da manhã especial

O café da manhã é uma das principais refeições do dia e pode ser uma estratégia para regular a rotina do seu filho na semana letiva. Prepare um desjejum especial, servindo à mesa receitas saudáveis e bebidas que satisfaçam o paladar do estudante e o deixem com mais energia para assistir às aulas cedo.

8. Despedir-se tranquilamente

Após o café da manhã, chega a hora de preparar-se para a saída de casa. Para que a experiência da criança na primeira semana de aulas seja positiva, é importante que os pais se comuniquem com ela naturalmente, explicando-lhe que retornarão em breve, ao final das atividades escolares.

Da mesma forma, adultos devem manter o compromisso de ir buscar o aluno na escola pontualmente ao final do período letivo. Construir um diálogo ao se despedir e ao receber a criança de volta a ajuda, também, a visualizar a rotina com segurança e tranquilidade.

Em todo caso, é preciso que os pais tenham paciência com o processo de mudança na rotina do filho. Apesar de as dicas ajudarem nessa tarefa, ele pode resistir por alguns dias a manter os compromissos escolares, mas os adultos devem cobrar regras e agir com postura serena diante de imprevistos.

Neste conteúdo, você percebeu como pode ser desafiador para a criança voltar à rotina na primeira semana de aulas, acordando cedo. Mas dicas como ler livro, conversar sobre o dia, diminuir estímulos tecnológicos, manter um ambiente confortável, preparar o café da manhã e despedir-se calmamente ajudam a controlar a mente e a regular o sono dos pequenos.

Gostou dessas dicas para fazer o seu filho acordar cedo após as férias? Então, compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais e ajude outras famílias a controlar o sono das crianças na volta às aulas!

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