Quem tem crianças em idade escolar sabe que a rotina de estudos vai muito além dos horários que eles passam na escola. Há momentos de tarefa de casa, de preparação de apresentações e de elaboração de trabalhos. Nessas ocasiões, é muito importante que a criança ou o adolescente possa contar com a presença dos pais, mas muitos não sabem como ajudar o filho a estudar.

Muitos pais pensam que falar para os filhos fazerem a lição e depois perguntar se eles fizeram é o suficiente, mas na maioria dos casos não funciona dessa forma. É necessário um acompanhamento mais próximo — principalmente das crianças mais novas —, que estimule e incentive o estudo e a aprendizagem eficiente.

Existem vários fatores que influenciam o aprendizado das crianças. Por isso, trouxemos neste texto algumas dicas do que os pais podem fazer para proporcionar experiências eficientes nos momentos de estudo dos filhos. Acompanhe!

Como ajudar o filho a estudar?

Há diferentes ações e intervenções que você pode fazer para auxiliar na educação do seu filho. Elas vão desde modificar o espaço de estudos até acompanhar as atividades escolares de forma mais ativa.

É necessário levar em conta que cada caso é um caso e que a idade da criança é um fator importante para determinar de que forma você pode agir. Listamos algumas orientações gerais que podem ajudar você a começar essa jornada com seu filho. Veja a seguir.

Construa um ambiente de estudos adequado

É muito importante que seu filho tenha um espaço adequado para estudar, onde as distrações do ambiente não o atrapalhem. Nesse sentido, observe se o espaço que ele utiliza para fazer suas atividades possui as seguintes características:

  • boa iluminação;
  • boa ventilação;
  • espaço para livros e cadernos;
  • mobiliário com tamanho adequado;
  • cadeira confortável que ajude a manter a boa postura;
  • silêncio e privacidade (principalmente para os mais velhos).

Além disso, trabalhe com ele para que o lugar esteja sempre organizado e os materiais que ele precisa permaneçam disponíveis. Você pode incentivar que ele mesmo organize e decore o espaço, de forma que se torne um ambiente agradável e no qual ele goste de ficar.

Crie uma rotina de estudos

A rotina é essencial para ter um hábito de estudos. Assim, aprender se torna uma atividade diária que não precisa ser adiada ou evitada até que todos os trabalhos e tarefas se acumulem e se tornem um peso.

Para isso, estabeleça junto com seu filho horários e períodos diários para estudos — com intervalos — de acordo com sua rotina e quantidade média de atividades. Nesse momento, é importante levar em conta a idade da criança ou do adolescente, sabendo que os menores conseguem se manter concentradas por tempos mais curtos que os mais velhos.

Também tome cuidado para não sobrecarregar. É importante ter momentos diários de lazer e descanso, e isso não precisa atrapalhar ou impedir que seu filho se dedique aos estudos. Converse com ele e montem juntos uma rotina que tenha todos esses horários e que faça sentido para vocês.

Converse com seu filho sobre o que ele aprendeu

Incentive seu filho a conversar sobre o que está aprendendo, pois isso o ajudará a entender melhor e fixar o conteúdo. Em vez de fazê-lo decorar ou dar respostas automáticas, faça perguntas que provoquem reflexão, como “Por que isso acontece?” e “o que você acha disso?”.

Além dessas ações, evite responder as coisas por ele. Mesmo que você saiba o conteúdo, peça que ele procure em livros e cadernos para encontrar o que precisa. Se ele não conseguir achar as respostas e você também não souber, incentive-o a perguntar para o professor em sala e, caso necessário, o ajude na elaboração da pergunta.

Utilize recursos tecnológicos a seu favor

A internet, muitas vezes, atrapalha o aprendizado por causa das distrações, mas em alguns momentos pode ser uma grande aliada. Existem diversos aplicativos que fornecem ferramentas para auxiliar nos estudos, além de inúmeras fontes de busca disponíveis na internet.

Você pode aproveitar para conversar com seu filho sobre o uso adequado da internet e a importância da busca por fontes confiáveis. Principalmente se ele for mais novo, procure navegar pela internet com ele e mostrar como fazer uma busca, quais sites e páginas ele pode utilizar e como ele pode verificar as informações encontradas.

Caso ele seja mais velho, pode ter mais autonomia para usar a internet sozinho. No entanto, certifique-se de que, no momento de estudos, ele não esteja se distraindo em outros sites ou nas redes sociais. Isso é comum e até nós mesmos o fazemos de vez em quando, mas pode atrapalhar a concentração e a qualidade do estudo.

Esteja presente

Como você já deve ter percebido, sua presença é o fator mais importante em todo o processo. Quanto mais novo for seu filho, mais disponibilidade você precisa ter para acompanhá-lo na trajetória da aprendizagem. Não se esqueça que é importante mostrar que você se importa com seu aprendizado e que está presente para tirar dúvidas e ajudar.

Além disso, busque promover uma educação humanizada. Não deixe de elogiar os trabalhos bem-feitos e corrigir o que achar necessário, sempre de forma gentil e sem fazer críticas desnecessárias ou dar broncas. Isso vai fazer com que seu filho confie em você e não hesite em buscar sua orientação quando precisar.

Aos poucos, conforme as atividades se adaptem à rotina, as coisas ficarão mais fáceis e os jovens criarão mais autonomia, buscando seus próprios métodos de estudos. No entanto, não deixe de acompanhar sempre, mesmo que mais distante, e checar o que está sendo feito.

Por último, não se esqueça de educar pelo exemplo. Dificilmente, pais que não se importam com a escola e a aprendizagem ou que não dão importância à educação, terão filhos comprometidos e interessados em estudar.

Sabemos que a educação das crianças e adolescentes só é possível quando há uma participação da família. Por isso é tão importante que os pais estejam disponíveis e participem da formação de adultos autônomos e inteligentes.

Agora que você já sabe como ajudar o filho a estudar de forma eficiente, nos siga nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Flickr.

Powered by Rock Convert