alimentação saudável na escola

Alimentação saudável na escola: entenda a importância

A infância e a adolescência são fases de pleno desenvolvimento físico, intelectual e socioemocional. E garantir que as crianças tenham uma alimentação saudável na escola é uma forma de contribuir para o processo.

Mas quais os lanches ideais e como organizá-los para a semana? Como conciliar as escolhas mais saudáveis e os desejos de consumo dos filhos? Neste conteúdo organizamos algumas orientações práticas para promover uma alimentação gostosa e rica em nutrientes no ambiente escolar. Confira!

Como os pais devem organizar os lanches escolares dos filhos?

Desde a introdução alimentar dos bebês, os pais estão atentos aos nutrientes e vitaminas que cada alimento traz para o organismo dos pequenos. E esse é um ponto importante para a organização dos lanches. A qualidade de frutas, carboidratos, bebidas etc. pode ser ajustada conforme a sazonalidade e evitando ao máximo os produtos industrializados.

Para uma boa organização de lanches, o tamanho e a diversificação da porção que será enviada também deve ser observada. Uma combinação com um carboidrato, uma fruta, bebida e um lácteo, por exemplo, pode ser usada de referência. A quantidade pode variar de acordo com cada criança, mas a idade delas pode ajudar nessa decisão.

Por fim, vale lembrar os aspectos sociais e afetivos da alimentação. Envolver a criança ou adolescente na escolha do lanche é importante para a conscientização dos benefícios que ele pode trazer. Isso porque seus efeitos não são visíveis em um primeiro momento, e o motivo de consumi-los pode ser enfraquecido quando comparado com as satisfações imediatas que alimentos processados e com muito açúcar proporcionam.

Dessa forma, a construção de uma relação positiva com os alimentos saudáveis vai ajudar na aceitação deles, inclusive para a hora do lanche, que é um momento de socialização que acontece distante dos pais.

Quais os benefícios da alimentação saudável na escola?

Cada alimento traz diferentes nutrientes para seu filho, o que reforça a importância da oferta variada. Muitos deles trazem benefícios que favorecem a concentração, vitalidade etc.

Inclusão de nutrientes na dieta

Carboidratos são importantes para dar energia, especialmente os menos industrializados. Prefira preparações caseiras de panquecas, bolos ou milho cozido. As proteínas ajudam no fortalecimento do corpo, em geral. Iogurte, ovo cozido ou pasta de amendoim para um sanduíche são ótimas pedidas.

Bebidas ajudam na hidratação, e as frutas trazem uma série de nutrientes como potássio, vitamina C, cálcio e fósforo, que ajudam na concentração, fortalecimento do sistema imunológico e muito mais.

Disposição para a rotina escolar

Uma alimentação saudável na escola também garante disposição para a rotina. Comidas pesadas e de difícil digestão podem deixar crianças e adolescentes com menos energia ou mesmo sonolentos durante as aulas.

Criação e fortalecimento de hábitos saudáveis

O que se faz em casa, se faz na escola e em qualquer outro lugar. Para criar um hábito saudável, é preciso que ele se repita em qualquer situação ou lugar. Assim que eles são cultivados, podem ser replicados para outras áreas da vida, como a dedicação e regularidade para a prática de atividades físicas.

A alimentação saudável na escola não precisa ser imposta de um dia para outro, mas ser introduzida aos poucos. Ela também deixa espaço para surpresas com um lanche especial, afinal de contas, também é importante ensinar sobre ter equilíbrio e saber tomar decisões acertadas.

Gostou dessas dicas para um lanche escolar saudável? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com outros pais e familiares para que eles também possam repensar a organização alimentar de sua família.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.