Manter um ambiente de estudos adequado e preparado  nunca é exagero, não é mesmo? Afinal, seu filho vai utilizar esse espaço desde os primeiros anos de vida até a maioridade — e, talvez, até por mais tempo. Por isso, criar um ambiente de estudos adequado pode ser de grande importância para o aprendizado e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Mesmo que pareça complicado, esse espaço precisa de apenas alguns cuidados básicos com a iluminação, as cores e os móveis. É importante que tudo seja organizado de forma a priorizar o conforto e a tranquilidade do ambiente de estudos. Afinal, de nada adianta adotar os métodos mais incríveis de estudo se o aluno não tem um cantinho especial para praticar em casa.

Então, a partir de agora, preste atenção nas dicas que separamos para este texto. Confira como é simples e fácil tornar o ambiente de estudos do seu filho muito mais eficiente, assim como seus momento de aprendizagem.

Por que vale a pena cuidar do ambiente de estudos?

A educação é uma das bases mais importantes da vida de qualquer criança ou adolescente, assim como a família também é. Por isso, vale a pena criar um espaço que permita tardes mais prazerosas na companhia dos livros e dos pais. Afinal, é somente estudando que os jovens de hoje se tornarão adultos críticos, responsáveis e conscientes em um futuro bastante próximo.

O ambiente de estudos adequado pode proporcionar ao seu filho momentos de maior concentração e dedicação a todo o conteúdo que está sendo visto e aprendido. Ao ter um espaço em casa com boa iluminação, silêncio e comodidade, como uma cadeira confortável, as crianças e jovens se sentem mais tranquilos e interessados nos estudos.

Você pode começar hoje mesmo a fazer pequenas adaptações no espaço que tem aí na sua casa e, com o tempo, conferir como vale a pena tornar esse ambiente de estudos mais agradável. Conheça, a partir de agora, as dicas que selecionamos para o texto de hoje.

Prefira cores claras

Para pintar e decorar esse espaço de aprendizagem você deve dar preferência para as cores claras, que são mais relaxantes. O branco ou o bege são boas opções para causar aquele efeito de espaços maiores e mais amplos. Ainda, tons claros de verde ou azul ajudam no bem-estar e na concentração das crianças — mas nada de usar azul escuro ou verde bandeira!

Use uma boa iluminação

Fique atento à iluminação do ambiente de estudos. Ela é de fundamental importância para os momentos de aprendizado, seja para leituras ou resolução de exercícios de casa. Além disso, a iluminação não somente permite uma maior concentração no que está sendo visto, ela também proporciona uma situação mais saudável para os olhos do seu filho.

Portanto, não poupe nesse quesito e, se possível, mantenha uma luminária sobre a mesa, além da luz no teto.

Fique atento à ventilação

O ambiente onde seu filho vai estudar também precisa ser ventilado e receber a luz do sol. Se possível, posicione a mesa de estudos próxima a uma janela ou onde há passagem de ar. Assim, mesmo nos momentos em que ele não estiver estudando, o ambiente ficará fresco e mais aconchegante para quando ele chegar em casa.

Escolha os móveis corretamente

Depois da iluminação, a mobília têm importante papel na montagem do ambiente de estudos. Procure deixar o espaço vazio, com poucos móveis e ainda menos objetos — principalmente os que possam causar distrações. Tenha uma mesa própria para os estudos, em tamanho adequado, assim como uma cadeira confortável, de preferência ergonômica, como as de escritório, que permitem uma melhor acomodação.

Pode ser interessante manter, próximo à mesa de estudos, um armário para que a criança guarde em ordem seus livros, cadernos, lápis de cor, trabalhos e resumos de matérias.

Isso evita que os materiais necessários para a boa aprendizagem fiquem perdidos pela casa e, ainda, que ele tenha que sair do espaço para procurar qualquer objeto que precise, o que atrapalha a concentração.

Elimine as distrações

Continuando na montagem do espaço, tente eliminar tudo o que pode causar distração durante os momentos de estudo, como televisão, relógio, celular, brinquedos e outros objetos que não serão úteis nessa hora. Caso não seja possível — se o ambiente de estudos fica no quarto da criança, por exemplo — posicione a mesa de forma que seu filho não fique desconcentrado admirando a decoração.

Observe se há o silêncio necessário

É sabido que uma casa com criança nunca fica sossegada. Mas no momento de estudos é importante que você controle se está sendo feito o silêncio necessário. Não deixe que seu filho mantenha aparelhos eletrônicos ligados, por exemplo, uma televisão na sala com o volume alto ou as notificações do celular ativadas — zele pela tranquilidade. Caso na sua família tenha mais de uma criança, tente fazer com o que os dois estudem juntos, evitando, assim, que um atrapalhe o momento do outro.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

É muito difícil que a criança se concentre em um ambiente bagunçado ou sujo. Por isso, é essencial que esse espaço, por mais simples que seja, esteja sempre limpo e organizado. Isso permite que a mente do seu filho trabalhe com mais tranquilidade e criatividade.

Além disso, você pode utilizar esse espaço para ensinar a criança a desenvolver seu senso de ordem, portanto, não permita que ela deixe diversos livros, lápis e papéis espalhados por toda a mesa.

Aproveitando o tema organização, depois de adaptar um cantinho legal para os estudos, você e seu filho podem se sentar para discutir uma rotina de aprendizado, que tal? Elaborem um cronograma com quais disciplinas serão revistas a cada dia da semana, determinem horários para começar e terminar os estudos e o que for mais necessário para incentivá-lo a ir bem na escola.

Na hora de elaborar um ambiente de estudos lembre-se de que quanto mais acolhedor e gostoso esse espaço for, mais seu filho sentirá prazer em passar ali algum tempo do seu dia. Além disso, você viu como é fácil organizar um cantinho adequado, sem gastos elevados ou grandes modificações na casa, portanto, é possível começar a adaptação hoje mesmo.

Ajudar seu filho a estudar a em casa é uma das melhores formas de acompanhar o desenvolvimento e a educação da criança. Por isso, conheça agora outras dicas para incentivar os estudos dos pequenos.

Powered by Rock Convert