O período de férias é muito esperado pelas crianças, já que elas podem finalmente descansar e passar mais tempo com a família. No entanto, o recesso escolar não pode ser encarado como um período livre de atividades educativas, não é mesmo? O aprendizado não pode parar, e a melhor forma de tornar isso possível é aprender brincando.

É perfeitamente possível incluir, durante as férias, uma série de atividades educativas na rotina da criançada — e o melhor: sem que elas percebam que estão estudando! Aprender de forma lúdica, ou seja, por meio de brincadeiras interativas e interessantes, é uma ótima forma de garantir que o aprendizado permaneça mesmo na hora de descansar.

Mas afinal, como podemos fazer com que isso seja possível? A seguir, mostraremos algumas dicas supereficazes para garantir que os pequenos aprendam enquanto brincam e se divertem em suas férias escolares!

O que é o ensino lúdico?

O termo lúdico tem sido muito utilizado nos últimos anos como sinônimo de brincadeiras. Essa interpretação, embora não esteja errada, é uma leitura bastante rasa de todo o significado que essa palavra carrega. A seguir, então, destrincharemos esse conceito.

A ludicidade está, sim, relacionada com as brincadeiras. No entanto, algo lúdico vai muito além de simples jogos divertidos: está ligado ao aprendizado obtido por meio de experiências, sejam elas sensoriais ou neurais. Essas são, muitas vezes, obtidas durante brincadeiras variadas ou atividades artísticas, que exploram os cinco sentidos de maneira simultânea.

Assim, a criança (e, por que não, os adultos também) trabalha, ao mesmo tempo, uma série de habilidades importantíssimas não só para um bom desempenho acadêmico, mas também para a vida em sociedade. Portanto, investir em atividades lúdicas é um bem que todas as escolas e os responsáveis fazem pelas novas gerações.

Qual é a importância de investir em atividades lúdicas?

As atividades lúdicas, como mencionamos anteriormente, são tanto aquelas que envolvem brincadeiras como também as artes e os esportes. As crianças são verdadeiros mestres na arte de aprender enquanto se divertem e têm uma alta capacidade de absorver conhecimento das mais variadas fontes.

Aprender brincando é, portanto, uma ótima maneira de expandir o conhecimento da criançada sem o perigo de se tornar maçante e, ao longo das explicações, perder o interesse da turma de um modo geral. Isso também vale, é claro, quando nos referimos a crianças de forma individual.

Com isso, podemos afirmar que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades, como:

  • consciência corporal;
  • comunicação;
  • responsabilidade;
  • compreensão de regras;
  • trabalho em equipe;
  • criatividade;
  • empatia;
  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional.

Há, é claro, uma série de outros benefícios importantes que são obtidos por meio do ato de aprender brincando. Todos eles são fundamentais não só para a vida escolar, mas também para as relações sociais e de trabalho que a criança manterá por toda a sua vida.

Como ajudar as crianças a aprenderem brincando nas férias?

Agora, chegou o momento de descobrirmos como podemos ajudar os nossos filhos a aprenderem brincando durante as férias. Dessa forma, eles nem perceberão que estão aprendendo e, pouco a pouco, desenvolverão ainda mais o prazer pelo aprendizado e o gosto pelo saber. Vamos lá?

Atividades físicas

Uma boa maneira de estimular o aprendizado de modo divertido é investir em atividades físicas. Esportes variados ou brincadeiras que demandem a movimentação são uma ótima maneira de aprender coisas novas, por incrível que pareça.

Um dos principais benefícios do aprendizado por meio de esportes é o respeito pelas regras e o trabalho em equipe. Reconhecer os padrões das brincadeiras também é muito importante para o raciocínio lógico e a resolução rápida de problemas, além da criação de estratégias e do desenvolvimento da resiliência.

Contato com a natureza

Passear com o seu filho durante as férias e fazer com que ele entre em contato com a natureza é um dos modos mais belos de ensiná-lo uma porção de novas coisas. Um breve caminhar pelo parque reserva uma série de surpresas, especialmente aos olhos atentos de uma criança.

Tire alguns momentos para se desligar dos problemas do dia a dia e simplesmente caminhe por áreas naturais com o seu pequeno. Estimule as perguntas e, quando não souber as respostas, aproveite para também aprender um pouco mais sobre o mundo e o modo como a natureza funciona.

Passeios educativos

Em várias cidades, há também a opção de investir em passeios lúdicos pré-programados, como visitas a mostras, exposições e, até mesmo, museus voltados para o público infantil.

Além de ser muito interessante e agregar conhecimento para a criança (e também para os que o acompanharem ao passeio!), esse tipo de atitude estimula o apreço pela cultura e cria adultos muito mais conscientes da importância de valorizar esse aspecto de nossa sociedade.

Aulas de culinária

Cozinhar é uma maneira muito interessante de aprender uma série de coisas. Tido como uma atividade relaxante por muitas pessoas, o ato de criar pratos é um ótimo estimulante criativo. Além disso, cria pessoas muito mais pacientes e estratégias, com uma visão de resolução de problemas bem mais aguçada que as demais.

Outra vantagem de deixar as crianças colocarem a mão na massa é o estímulo que isso traz para uma alimentação mais saudável. O contato direto com os ingredientes faz com que o paladar dos pequenos torne-se mais receptivo a novidades.

Colônias de férias

Por fim, uma ótima maneira de fazer com que as crianças aprendam muito durante as férias e se divirtam ao mesmo tempo é investir em uma colônia de férias. Essa é uma estratégia realmente benéfica, pois, nelas, há toda a infraestrutura necessária para garantir muita diversão e conhecimento!

O Colégio Arnaldo conta com uma Colônia de Férias incrível, repleta de atividades recreativas e lúdicas para garantir a diversão da criançada durante o recesso escolar. Há uma série de gincanas e brincadeiras sempre supervisionadas por uma equipe superpreparada para atender aos alunos da escola!

Gostou de conferir essas ótimas maneiras de garantir que as crianças possam aprender brincando durante as férias? Investir em tais estratégias garante não só uma série de memórias que durarão por toda a vida, mas também um aprendizado mais abrangente e uma volta às aulas bem mais produtiva. Vale a pena investir em atividades como essas!

Quer saber muito mais sobre educação infantil? Então, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá todas as novidades e publicações de nosso blog diretamente em seu e-mail e ficará por dentro de muitas dicas e informações preciosas sobre como educar as crianças da melhor maneira possível. Até a próxima!

Powered by Rock Convert