atividade física para fazer com os filhos

8 atividades físicas para fazer com os filhos em segurança

Ter uma vida ativa é fundamental na garantia de uma boa saúde. No caso das crianças, o movimento é também uma necessidade ao seu desenvolvimento. Por isso, encontrar práticas de atividade física para fazer com os filhos, de maneira segura, é uma ótima alternativa.

Além de o movimento fazer parte do crescimento saudável, é uma oportunidade para aproximar a família, construir mais intimidade e estabelecer uma rotina de afazeres juntos. É possível contar com muitas opções de brincadeiras e exercícios simples, que necessitam de poucos materiais e trazem diversos benefícios a todos.

Nesse sentido, vencer o sedentarismo é um desafio do mundo moderno, no qual as pessoas tendem a passar muito tempo sentadas, o que pode trazer uma sobrecarga emocional. Portanto, trata-se de um momento para cuidar do corpo, da mente e reforçar os laços.

Quer conhecer dicas de atividades seguras, divertidas e simples para fazer com os filhos? Confira nas próximas linhas.

1. Ioga

A ioga é uma atividade cheia de benefícios e que pode ser feita por toda a família. Isso porque tem a possibilidade de ser adaptada a diferentes níveis de condicionamento, sendo, inclusive, ideal para quem sofreu alguma lesão e precisa de atividades de recuperação.

A prática da ioga, além de ser benéfica à saúde física, serve como auxílio para acalmar e reduzir a ansiedade das crianças e dos adultos. Alguns acessórios simples costumam ajudar, mas existem muitas posturas que são feitas apenas com o corpo. A fim de garantir a segurança, contudo, é importante receber a instrução de um profissional.

2. Circuito de exercícios

Que tal transformar os circuitos de exercícios em verdadeiras brincadeiras em família? Fica mais fácil se contarem com algum espaço para montar as atividades, porém, também é possível explorar essa ideia em lugares pequenos.

Você e seus filhos podem usar obstáculos, como cordas e bambolês, ou desenhar linhas no chão para que sejam respeitadas. A dica é apostar em atividades simples e fáceis de ser compreendidas e realizadas pelas crianças. É uma boa opção, ainda, envolvê-las na montagem do circuito, de modo a estimular e aumentar o interesse.

3. Pedalada

Aprender a andar de bicicleta geralmente é uma experiência muito marcante para as crianças, relacionada ao sentimento de apoio e confiança nos adultos. Tornar a pedalada uma atividade em família proporciona muitos benefícios à saúde e às relações.

Contudo, é fundamental fazer isso em espaços seguros, de preferência sem muito trânsito. Se tiverem a oportunidade, optem por um espaço na natureza, o que torna o exercício ainda melhor! Além disso, é importante o uso de todos os equipamentos de proteção e conferir se as bicicletas estão bem reguladas.

4. Jogos com bola

Existem muitos esportes e jogos com bola que podem ser praticados junto aos filhos. A vantagem é encontrar alternativas para diversas idades e diferentes gostos, todas muito divertidas.

Algumas ideias são: vôlei, futebol, queimada, basquete e boliche. Cada tipo de esporte necessita de diferentes modelos de bola e de alguns recursos extras. No entanto, bolas comuns podem facilmente ser adaptadas, assim como os acessórios. Garrafas de plástico com areia, por exemplo, tornam-se pinos de boliche ao estimular a criatividade.

5. Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira muito tradicional e divertida que já faz parte da vida de muitas crianças. A família também pode participar desse momento e garantir boas experiências, além de deixar de lado o sedentarismo.

Entre as vantagens estão a facilidade de jogar e a necessidade de poucos recursos: apenas giz e uma tampinha. Caso ela seja mais frequente, é possível obter um modelo pronto, apesar de o desenho feito na hora funcionar muito bem para o objetivo do jogo.

6. Caminhada

A caminhada é outra dica interessante de atividade física para fazer com os filhos, pois é recomendada a todas as idades. Além de benefícios à saúde, ela traz tempo de qualidade para conversar e observar os lugares por onde passarem. Dessa maneira, é possível construir hábitos saudáveis em família.

Aposte em parques, áreas verdes ou espaços urbanos que sejam seguros. No entanto, é importante respeitar o tempo e as limitações individuais, para que as caminhadas aconteçam de forma prazerosa, divertida e segura.

7. Dança

A dança é outro exemplo de atividade muito democrática, animada e simples. Para as crianças, ela é fundamental ao desenvolvimento da consciência corporal e coordenação motora. É possível acompanhar canais que ensinam coreografias na internet ou dançar livremente, despertando a criatividade. As músicas também podem variar para contemplar o estilo de todos.

Essa é uma boa maneira de manter as atividades físicas e aumentar a cumplicidade, afinal, você e seus filhos terão momentos muito divertidos e até engraçados com a dança. Acrescentar a imitação de animais e músicas que tenham esse tema é muito bom caso a prática conte com crianças menores, pois elas conseguem acompanhar mais facilmente.

8. Pular corda

Pular corda é uma brincadeira tão benéfica que se tornou exercício nas academias. Ao participar desse momento com as crianças, os familiares conseguem resultados satisfatórios no combate ao sedentarismo e no controle de peso. Além disso, a prática ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, o que, como destacamos, é importante para as crianças.

Dessa maneira, é possível pular corda individualmente ou em conjunto. Ambos são ótimos e vão melhorar a saúde. O cuidado para os adultos é observar o impacto nos joelhos e nas articulações. Visando à segurança, escolha uma superfície plana para a prática e preste atenção na aterrissagem, pois ela deve ser leve. Se for possível, opte pela atividade na grama, já que ela é macia e reduz o impacto.

Como vimos, encontrar uma atividade física para fazer com os filhos não é tão difícil, visto que a família pode escolher ótimas opções simples e acessíveis. É importante manter o corpo ativo mesmo nos períodos em casa, pois ajuda a garantir mais saúde, além de reduzir o estresse e a ansiedade. A dica é sempre observar os cuidados sobre a segurança de qualquer exercício.

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