atividades extracurriculares

O que são atividades extracurriculares e como ajudam as crianças?

As atividades extracurriculares são tarefas que não fazem parte da grade curricular regular, mas que abordam assuntos vistos em sala de aula que enriquecem o conhecimento dos estudantes. Esse tipo de atividade é excelente para desenvolver habilidades e competências diferenciadas, além de ser uma maneira de trabalhar capacidades sociais, emocionais e motoras.

Se você está em busca de uma instituição de ensino para matricular o seu filho, saiba que optar por uma escola que oferte atividades extracurriculares, como música, arte e circo, é fundamental para o aperfeiçoamento da aprendizagem. Sem dúvidas, o pequeno ganha diversos benefícios na vida pessoal e acadêmica.

Acompanhe a seguir e entenda o que são e qual a importância das atividades extracurriculares para o processo de ensino!

O que são atividades extracurriculares?

Basicamente, as atividades extracurriculares são formuladas com o objetivo de formar habilidades e competências diferenciadas nas crianças e nos adolescentes. Por meio delas, os pequenos ampliam a bagagem de conhecimento e ganham diferenciais em diversos quesitos da vida.

Essas atividades apresentam um peso considerável, principalmente para o futuro da vida profissional do aluno. As experiências práticas que elas oferecem geralmente não fazem parte da grade curricular regular, mas podem ser bastante valorizadas, divertidas e relevantes. 

Quando o estudante conta com atividades extracurriculares na formação acadêmica, ele tem a chance de aumentar o conhecimento, descobrir interesses e potencialidades, socializar com mais facilidade com os colegas, entre outros. Além de tudo, um dos grandes objetivos dessas tarefas é desenvolver a capacidade motora e cognitiva, sobretudo nas crianças.

Antes de escolher uma instituição de ensino para o pequeno, é importante ter a garantia de que a escola se preocupa e conta com atividades extracurriculares no currículo. Assim, o seu filho pode ter uma formação pessoal e profissional muito mais significativa. Certamente, no futuro, essa decisão vai fazer uma grande diferença na vida dele.

Qual a importância das atividades extracurriculares para a aprendizagem?

As atividades extracurriculares são bastante eficientes para educar, agregar e fixar novos conhecimentos, sobretudo nas crianças. Elas influenciam outros aprendizados que geralmente não ocorrem em sala de aula e que não estão disponíveis na grade curricular regular.

Com isso, o tempo na escola é diversificado e muito mais divertido. Os estudantes tendem a ficar mais motivados e se engajam mais para aprender. Inclusive, há a possibilidade de trabalhar habilidades individuais, autoconfiança, autoconhecimento e, até mesmo, a descoberta da vocação.

Sem dúvidas, são inúmeros os benefícios de trabalhar as atividades extracurriculares no colégio. A seguir, confira mais sobre as vantagens desse tipo de tarefa, que deve fazer parte da rotina do seu filho!

Aumentam o conhecimento

As atividades extracurriculares oferecem alternativas para o desenvolvimento de habilidades fora do currículo escolar tradicional. Por isso, elas aumentam o conhecimento e a curiosidade dos estudantes. Como opção para a formação regular, as práticas extracurriculares diversificam a educação e deixam impactos na vida pessoal e familiar.

Com mais bagagem e vivências diferenciadas, há mais chances de o pequeno se tornar inventivo e motivado. Esportes, idiomas, atividades artísticas, leitura, robótica, espaço maker, entre outros, são alguns dos exemplos de atividades que podem fazer parte da rotina escolar.

Oferecem novas experiências

As instituições de ensino geralmente ofertam um currículo tradicional e fechado em algumas disciplinas obrigatórias. Ao ampliar os saberes abordados em sala de aula e no período integral, as escolas podem oferecer novas e interessantes experiências aos alunos. 

O resultado são estudantes mais curiosos com as práticas diferenciadas e com o novo. Justamente por não serem obrigatórias, as atividades extracurriculares podem ser escolhidas pelo pequeno de acordo com seus interesses e os assuntos que mais deseja desenvolver.

Aprofundam as descobertas

Quando a escola proporciona um espaço no qual o aluno em formação pode descobrir e desenvolver novas capacidades, ele tem a chance de aprofundar as descobertas sobre si mesmo e suas potencialidades. Isso porque as práticas são baseadas em oficinas, cursos, atividades e aulas com conteúdos diversificados.

Aulas de dança e capoeira, por exemplo, trazem bastante consciência corporal, levando à descoberta do corpo e das expressões. Isso ainda pode levar ao reconhecimento da própria subjetividade, do mundo ao redor e da realidade em que a criança ou o adolescente vivencia.

Evitam o tempo ocioso

Os colégios que ofertam aulas em tempo integral ajudam os familiares e responsáveis a lidarem com o tempo ocioso que os pequenos têm fora da sala de aula. Muitas vezes, esse período é ocupado por jogos, computadores ou redes sociais.

As atividades extracurriculares surgem, justamente, para ocupar esse tempo com conhecimentos interessantes, divertidos e prazerosos, que serão úteis para a sua formação pessoal e profissional.

Favorecem o desenvolvimento motor e cognitivo

Da mesma forma, as práticas extracurriculares complementam o processo de aprendizagem e auxiliam no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas. Os esportes, por exemplo, trabalham o corpo e as características motoras e sociais integrativas.

A dança, por outro lado, ajuda no desenvolvimento motor e humano. Já a culinária é uma forma de dar atenção à coordenação motora e ao trabalho coletivo. Ou seja, as atividades extracurriculares favorecem o ensino de capacidades que geralmente não são abordadas em sala de aula.

Aumentam a autoestima

Com as experiências diferenciadas, os estudantes ainda têm a chance de aumentar a autoestima e trabalhar o autoconhecimento. As vivências possibilitam entender melhor do que gostam, quais são os assuntos de seu interesse e quais são as competências que possuem e que os diferenciam. 

O resultado disso é a maior segurança e a valorização da autoexpressão. Com isso, as crianças e os adolescentes podem crescer conhecendo melhor a si mesmos e compreendendo de que maneira podem contribuir para a realidade ao seu redor.

Melhoram a sociabilização

Em geral, grande parte das alternativas de atividades extracurriculares são feitas em grupo. Por isso, é comum que o trabalho coletivo e a socialização sejam trabalhados de forma rotineira. Isso é benéfico por uma série de fatores, uma vez que os pequenos passam a respeitar mais as pessoas, os familiares, os colegas e os professores.

Com isso, os alunos têm mais chances de se tornarem cidadãos empenhados e preparados para resolver suas próprias necessidades, sem culpabilizar ou transferir a responsabilidade para as pessoas ao seu redor. 

Certamente, as atividades extracurriculares representam diferenciais interessantes para o desenvolvimento do seu filho. Se você está em busca de uma instituição que valorize esse tipo de conhecimento, saiba que o Colégio Arnaldo oferece uma série de práticas, como capoeira, circo, música, teatro, entre outras, que transformam positivamente o tempo livre e ajudam na formação das crianças e adolescentes.

Quer saber mais? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe educativa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.