atividades multidisciplinares

Qual a importância das atividades multidisciplinares para os alunos?

As atividades multidisciplinares possibilitam o estudo e a investigação de um objeto a partir de uma perspectiva abrangente e múltipla. Por meio do método, os estudantes alcançam uma visão global e aprofundada sobre temas determinados, uma vez que se dedicam a estudá-los nas mais diferentes áreas de aprendizagem.

A educação multidisciplinar constitui uma alternativa bem interessante ao chamado ensino tradicional, uma vez que o seu principal intuito é tornar a sala de aula um espaço coletivo de pesquisa e investigação. Em outras palavras, busca-se um maior engajamento dos alunos, de forma a transformá-los em agentes ativos na construção do conhecimento.

Vale a pena dizer que a proposta não deve ser confundida com a interdisciplinaridade. Ainda que o intuito de ambas seja bem parecido (criar conexões entre as matrizes curriculares), podemos dizer que a primeira resulta em uma maior preservação das especificidades de cada matéria, ou seja, aborda as questões comuns sem sair de seu próprio contexto ou universo disciplinar.

Entenda melhor a seguir o que são as atividades multidisciplinares, suas diferenças em relação às interdisciplinares, bem como os benefícios que proporcionam aos alunos! Vamos lá?

O que são atividades multidisciplinares?

A educação multidisciplinar propõe a adoção de um sistema em que os estudantes sejam capazes de resolver questões mais amplas, de modo a alcançar todos os seus conhecimentos disciplinares. A ideia principal é proporcionar uma aprendizagem integral por meio de uma abordagem holística, isto é, uma perspectiva que não só alcance, mas também crie relações entre as mais diferentes áreas disciplinares.

A proposta encontra-se no âmbito das metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que os alunos são estimulados a se engajarem na busca de soluções para problemas reais e concretos. Por essa razão, podemos dizer que a sala de aula é transformada em uma espécie de laboratório de investigação e pesquisa.

As atividades multidisciplinares, assim, oferecem uma espécie de contraponto ao modelo tradicional de educação, onde o conhecimento se apresenta de maneira fragmentada. Elas incentivam o diálogo entre os conteúdos oferecidos em diferentes matérias, possibilitando às crianças e aos jovens um entendimento mais abrangente e profundo do mundo concreto e, consequentemente, uma melhor preparação para atuar de maneira significativa na sociedade.

Podemos dizer que esse tipo de projeto educativo permite uma maior contextualização do conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais sólido, relevante e exitoso.

Por que elas se diferenciam dos projetos interdisciplinares?

É comum surgir dúvidas em relação às diferenças entre as propostas multidisciplinar e interdisciplinar. Ainda que guardem muitas semelhanças, principalmente no que diz respeito ao intuito de estabelecer nexos entre as múltiplas áreas do conhecimento, elas se distinguem em suas abordagens e em seus métodos de trabalho.

A multidisciplinaridade relaciona os conteúdos sem deixar de preservar as especificidades de cada componente curricular. Dito de outra forma, ela compromete-se com o estudo de um tema comum (que orienta todo o planejamento didático), no entanto, cada matéria traz a questão para dentro de seu universo e contexto disciplinar.

A interdisciplinaridade, por outro lado, propõe que os conteúdos abordados devam ser complementares e interconectados, isto é, não são ensinados de maneira independente. Em geral, as atividades se dão por meio de projetos interdisciplinares em que professores de distintas matérias planejam suas atividades em conjunto. Assim, o planejamento pedagógico é construído tendo como base os programas de trabalho integrados.

Nota-se, portanto, que as duas ideias têm como finalidade a criação de conexões entre argumentos que, na maioria das vezes, são vistos como estranhos um ao outro e, por consequência, colaboram para que os estudantes construam uma percepção mais holística da realidade. Além disso, é possível dizer que ambas estimulam o protagonismo dos alunos no que tange à construção do conhecimento e à busca por soluções tanto teóricas, quanto práticas para questões do cotidiano.

Qual a importância das atividades multidisciplinares para a formação dos alunos?

A relevância das atividades multidisciplinares para os estudantes estão associadas, sobretudo, ao desenvolvimento de competências e habilidades. Isso significa que, além do acesso aos saberes basilares de cada disciplina, esse tipo de educação prepara as crianças e os jovens para atuarem, de modo ativo e significativo, no mercado de trabalho e na sociedade contemporânea, ou seja, prepara-os para a vida.

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios de uma educação multidisciplinar!

Aproxima o estudante da escola

Os estudantes se aproximam da escola na mesma medida em que a escola se aproxima de suas realidades, a partir do momento em que o processo educativo leva em consideração seus contextos e experiências, estabelecendo relações que façam sentido. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados, conectados com o colégio e engajados no próprio aprendizado.

Promove um aprendizado diferenciado

Como dito, os conteúdos não são apresentados de maneira fragmentada, como se fossem “separados em caixinhas”. As atividades multidisciplinares promovem um aprendizado mais aprofundado, diversificado e abrangente. Sendo assim, os estudantes conseguem fazer uma leitura de mundo mais crítica e qualificada.

Fomenta o trabalho em equipe

A multidisciplinaridade favorece a realização de projetos coletivos. O trabalho em grupo é interessante porque os próprios alunos podem complementar seus conhecimentos, contribuindo no assunto que mais dominam. Desse maneira, eles tanto ensinam, quanto aprendem.

Vale dizer que saber trabalhar em equipe é uma competência muito importante, visto que envolve a experiência de lidar com a diferença, de resolver conflitos e de buscar soluções de forma conjunta e colaborativa.

Contempla as múltiplas inteligências

Cada pessoa possui um tipo predominante de inteligência. Alguns aprendem mais por meio de estímulos visuais, outros pelos sonoros, há ainda os que preferem a teoria e outros que precisam da “mão na massa”. Enfim, somos múltiplos e diversos em nossas maneiras de ser e de aprender. O ensino multidisciplinar respeita e valoriza isso!

O Colégio Arnaldo acredita na importância e incentiva a promoção das atividades multidisciplinares. Isso porque o principal compromisso da instituição é com o desenvolvimento pleno de todo ser humano, cultivando os ideais de justiça, igualdade, responsabilidade, ética e diálogo nas relações.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os diferenciais de nossa proposta pedagógica!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.