aula de educação física

7 maiores benefícios da aula de educação física para os alunos

Você sabe quais são os maiores benefícios da aula de educação física para os estudantes? As atividades são fundamentais para desenvolver diversas capacidades humanas e cognitivas, sendo ainda primordial para a socialização dos alunos.

Além de cuidar da saúde física e mental, a disciplina contribui para a formação de uma consciência mais solidária e cidadã, em que as diferenças e os limites são respeitados. Atualmente, a educação física é parte obrigatória da grade curricular das instituições de ensino, em diferentes níveis de aprendizagem.

Acompanhe a seguir e confira os 7 maiores benefícios da aula de educação física para o desenvolvimento dos alunos!

Como a aula de educação física funciona nas escolas?

A prática de exercícios corporais está diretamente ligada com a saúde física e mental. É justamente por isso que a educação física se tornou uma disciplina obrigatória do currículo escolar. Além de estimular um estilo de vida mais saudável, as atividades propostas trazem diversos benefícios para todas as faixas etárias.

É interessante estimular desde cedo os alunos para as atividades físicas, uma vez que os exercícios ainda atuam na prevenção de inúmeras doenças, como depressão, obesidade, ansiedade, entre outras. Além de tudo, as práticas auxiliam na redução de estresse, ajudam no foco e melhora a qualidade do sono.

Nas escolas, a educação física faz parte da grade curricular como qualquer outra disciplina. Ela é ministrada por educadores e profissionais especializados, que orientam e acompanham os estudantes nas atividades. Isso permite que os professores elaborem exercícios adequados para cada idade e, também, para o condicionamento físico de cada discente.

É comum também que as atividades envolvam trabalho em equipe e estimulem a socialização. Essa habilidade contribui para o desenvolvimento do espírito esportivo e para a autoconfiança, criando a sensação de pertencimento entre a turma. A educação física é, portanto, uma maneira eficiente de aproximar os alunos e de estabelecer amizades e vínculos mais duradouros.

As escolas podem optar por práticas que possibilitam o desenvolvimento de competências essenciais para as crianças e os jovens, auxiliando diretamente na construção de habilidades que ultrapassam os limites da sala de aula. Assim, a educação deve ter como enfoque a formação de valores e comportamentos que apoiem a inclusão, a democracia e a justiça.

Quais são os maiores benefícios da educação física para os alunos?

A prática de exercícios físicos e de esportes é fundamental por uma série de fatores. Além de serem divertidas, as atividades desenvolvem inúmeras habilidades importantes para a vida pessoal, acadêmica e profissional dos discentes. Além de tudo, é uma maneira eficaz de promover o bem-estar físico. 

As escolas devem priorizar a educação física na grade curricular, até mesmo para que os estudantes apresentem melhores resultados na aprendizagem. Já é comprovado que a rotina de exercícios pode elevar o foco, o desempenho, além de evitar uma série de dificuldades e doenças, como ansiedade e depressão, entre outros sintomas que estão cada vez mais comuns na infância atualmente.

Dessa forma, a aula de educação física se torna uma verdade estratégia de ensino. Quer entender quais são os maiores benefícios da prática para o dia a dia dos alunos? Acompanhe a seguir e confira os 7 motivos que destacamos.

1. Influencia na formação e no desenvolvimento

Uma das vantagens mais marcantes da educação física é a possibilidade de trabalhar uma grande variedade de habilidades e competências simultaneamente. As aulas influenciam diretamente a formação e o desenvolvimento dos estudantes, trabalhando o raciocínio lógico, a colaboração, a empatia, a determinação, entre outros.

2. Melhora a integração social

As práticas também melhoram a integração social de crianças e jovens. Diversas atividades contribuem para que o aluno se expresse melhor e coopere com os colegas. Em geral, grande parte dos esportes têm como foco o trabalho em equipe, que é uma competência essencial para os alunos desenvolverem a socialização e relacionamentos mais duradouros ao longo da vida escolar.

3. Aumenta a autoconfiança

Os exercícios ainda trabalham a autoconfiança nos discentes. A cada atividade, os alunos se tornam mais conscientes de seus pontos fortes e fracos, e passam a se desenvolver com conhecimento de suas próprias limitações. Assim, é possível se adaptar melhor às adversidades e se tornar mais flexível diante das dificuldades e dos obstáculos.

4. Trabalha o senso de coletividade 

É também por meio das aulas de educação física que os estudantes têm a chance de trabalhar o senso de coletividade. É possível aprender a respeitar os outros, criar estratégias em conjunto com os colegas e desenvolver uma consciência mais cidadã, até mesmo para contribuir com uma sociedade mais harmônica.

5. Desenvolve habilidades motoras

O desenvolvimento de habilidades motoras é um grande benefício, sobretudo para as crianças. Para além do físico em si, essa competência está diretamente relacionada ao trabalho cognitivo e emocional dos pequenos. Além de tudo, a capacidade motora ajuda a evitar inúmeros problemas desde a infância, como a obesidade e a ansiedade.

6. Alivia o estresse

Praticar esportes e atividades físicas com frequência é uma maneira eficiente de aliviar o estresse e a tristeza. Essa é uma oportunidade de os alunos liberarem emoções e se expressarem de maneira mais livre e espontânea, sem tensões ou pressões externas. De fato, o processo de aprendizagem pode ser bastante beneficiado, uma vez que os estudantes se sentirão mais leves para se dedicarem às outras disciplinas.

7. Melhora a autoestima

Como as atividades físicas atuam na saúde como um todo, a autoestima das crianças e dos jovens melhoram significativa. Alguns esportes, por exemplo, incentivam o autoconhecimento e também motivam para outros desafios, como a superação de limites e de capacidades.

A aula de educação física é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Aqui no Colégio Arnaldo, incentivamos desde cedo a prática de esportes e exercícios na grade curricular. Sabemos que a disciplina conta com um conjunto de conhecimentos essenciais para o aperfeiçoamento escolar e para a saúde física e mental dos discentes.

Quer conhecer a metodologia do Colégio Arnaldo de perto? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra como a nossa instituição pode auxiliar o crescimento do seu filho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.