As experiências que vivemos todos os dias são fundamentais para a formação do conhecimento, caráter e opinião — a vivência de cada um é que é capaz de formar cidadãos tão diferentes entre si. Sendo assim, uma boa experiencia em sala de aula contribui para que as crianças e adolescentes se tornem adultos críticos e com convicção.

Todas as atividades realizadas durante o período de ensino fortalecem a base da aprendizagem e, por isso, na hora de escolher um colégio para o seu filho você precisa estar atento ao que é oferecido. A atual geração de estudantes já não se interessa mais pelo sistema unilateral de ensino — quando o professor fala e eles apenas escutam.

Outros recursos devem ser usados para que a experiencia em sala de aula seja mais completa, assim como a absorção do conhecimento. Continue com a leitura deste texto e compreenda por que é tão importante que seu filho viva momentos interativos no colégio. Confira!

A importância de uma nova experiencia em sala de aula

O cotidiano está ficando cada vez mais ocupado pela tecnologia, e as crianças e adolescentes desempenham um papel importante nessa nova forma de enxergar o mundo. Por isso, a educação não pode continuar sendo tradicional, ou seja, aulas simples e sem interatividade. O conteúdo de tudo o que é visto em sala de aula precisa se relacionar com a realidade dos alunos.

Contudo, não basta apenas que a instituição de ensino invista em novas tecnologias. É preciso também que o corpo docente, assim como coordenadores pedagógicos e diretores, saiba como criar uma boa experiencia em sala de aula. A tecnologia, na verdade, é uma das ferramentas que devem estar à disposição da educação.

Todo o conhecimento que é absorvido durante as aulas permite que o aluno desenvolva sua criatividade, seu próprio olhar sobre o mundo, suas reflexões e, é claro, crie soluções para as mais diversas dificuldades e descobertas do dia a dia. Sendo assim, quanto melhor for a experiencia em sala de aula, melhor será a evolução desses jovens.

O colégio que cria aulas e experiências interessantes é capaz de estimular os alunos — e esses, consequentemente, aprendem mais. Ainda, vale destacar, a independência e individualidade de cada um também podem ser beneficiadas com as vivências interativas em sala de aula. Portanto, é fundamental escolher uma instituição de ensino que já esteja preparada para acompanhar a evolução do seu filho.

Mas só a tecnologia não basta

As exigências agora são outras. Os alunos precisam desenvolver novas habilidades que serão necessárias nos próximos anos, como a capacidade socioemocional de lidar com a competitividade do mundo corporativo. Sendo assim, os espaços compartilhados com outros colegas, por exemplo, faz com que os alunos aprendam a trabalhar em grupo e respeitar os limites do próximo de diferentes formas.

Por isso, diversas escolas já estão adotando novas maneiras de criar aulas, com transformações que passam pelo material didático, móveis que são usados em cada sala e demais espaços de aprendizagem, e vão até a formação e atualização dos professores. Ainda, o ensino mais individualizado, observando as dificuldades de cada turma de alunos, também é uma nova tendência que deve ganhar espaço no mercado.

O aluno precisa se sentir confortável para aprender, e esse é outro ponto que destaca a importância da boa experiencia em sala de aula. Escolha um colégio que acolha seu filho com o que ele realmente precisa: aulas interessantes, espaços para incentivar a leitura, laboratórios para aulas práticas, intervalos para o lazer, estímulos e muito mais.

Formas de implementar a experiencia em sala de aula

Na hora de decidir qual é o melhor colégio para a formação educacional do seu filho, procure observar o que a instituição de ensino está fazendo para criar uma boa experiencia em sala de aula. Durante o processo de escolha, converse também com os coordenadores para compreender como as habilidades das crianças e adolescentes estão sendo desenvolvidas — seguem alguns exemplos.

Uso de novas metodologias

A instituição deve experimentar novas metodologias de ensino. Muitos colégios já aliaram o ensino online ao conteúdo tradicional que é visto em sala de aula, e os resultados são sempre positivos. Além do mais, usar o tempo na escola para discutir o que é lido em casa é uma forma de melhorar a experiência dos estudantes, assim como vídeos em 3D, lousas digitas, entre outros.

Exploração de espaços diferentes

O conhecimento não precisa ser transmitido apenas dentro da sala de aula. Todos os conteúdos podem ser transportados para espaços novos e interessantes, o que impede as aulas de serem sempre iguais. Os professores podem explorar outros lugares dentro da própria escola, como a biblioteca, um laboratório de ciências ou um jardim; e também espaços externos, como museus ou as próprias ruas do bairro.

Trabalhos com as mídias atuais

Poucas coisas costumam deixar os jovens mais empolgados que a internet e suas ferramentas, como as redes sociais. Sendo assim, os professores precisam encontrar formas de utilizar tais mídias para a absorção de conteúdo — discussões em grupos do Facebook ou postagens criativas no Instagram, por exemplo. O uso de smartphones e aplicativos móveis também podem ser interessantes.

Liberdade para os alunos criarem

As instituições de ensino precisam dar liberdade para os alunos criarem, afinal, os jovens já não querem mais ficar sentados apenas ouvindo, eles precisam expressar suas opiniões. Tal espaço pode ser composto por meio de jogos, criação de vídeos, peças de teatros, concursos de literatura, aulas com música; enfim, não faltam opções para a criatividade ser colocada em prática.

Abordagem das questões sociais

As diversidades e questões sociais precisam ser abordadas com naturalidade no dia a dia das crianças e adolescentes, principalmente para evitar situações de bullying. Criar um paralelo entre o que é visto nas aulas e o que acontece no mundo real já é, praticamente, um dever dos educadores. Somente assim cidadãos conscientes e repletos de respeito poderão ser formados para o futuro.

Concluindo, as instituições de ensino precisam estar sempre um passo à frente do que os jovens esperam no quesito experiencia em sala de aula. O Colégio Arnaldo já está preparado para oferecer uma educação completa, do ensino infantil ao médio, com diferentes recursos que auxiliam o desenvolvimento e a evolução de seus alunos.

Escolha para seu filho uma instituição de ensino que valoriza o diálogo e respeito ao próximo, juntamente com os conhecimentos tradicionais. Conheça mais sobre o trabalho educacional e o compromisso que o Colégio Arnaldo possui com seus estudantes.

Powered by Rock Convert