Muitos pais dedicam um tempo especial para passar momentos divertidos com os filhos. Para curtir com a família, você não deve abrir mão da criatividade. Jogos, como toca do coelho, quebra ovos, quente ou frio e a tradicional caça aos ovinhos são brincadeiras de páscoa que empolgam os pequenos de maneira econômica e divertida.

Descubra, neste post, algumas dicas de brincadeiras que você pode fazer com as crianças nesta data especial e, fora isso, entenda qual é o verdadeiro sentido do feriado cristão tão popular em países das Américas e Europa.

Qual o significado da Páscoa?

Antes de partir para as brincadeiras, é importante saber qual é o significado desse feriado ocidental. Etimologicamente, o termo vem da língua hebraicaPessach e quer dizer “a passagem”.

A Páscoa marca o encerramento da Semana Santa, período do calendário cristão que recorda a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na igreja católica, as comemorações se iniciam na Quinta-Feira Santa e terminam no Domingo de Páscoa.

Inicialmente, a época marcava a libertação dos hebreus no Egito, há mais de mil anos antes de Cristo. Hoje, o coelho da Páscoa é um símbolo do evento, representando a fertilidade e o recomeço da vida. Da mesma forma, os deliciosos ovos de chocolate têm a ver com a vitalidade e a passagem para uma nova era.

A data em que ocorre a Páscoa varia a cada ano, uma vez que depende da Quaresma, que são os 40 dias de penitência após o Carnaval. A Semana Santa, no entanto, costuma acontecer de 22 de março a 25 de abril e é festejada em países majoritariamente cristãos, a exemplo dos latinos, germânicos e anglo-saxões.

Quais brincadeiras de páscoa fazer com as crianças?

Viu como a Páscoa celebra significados importantes para a humanidade? Sendo você cristão ou acreditando em outra fé, transforme o feriado em um momento alegre com a sua família. Para isso, algumas brincadeiras podem ajudar, trazendo uma mensagem humanitária para a garotada.

Toca do coelho

Não há nada melhor do que começar por esta divertida brincadeira, que ainda não é tão popular: o coelho sai da toca. Sabe como funciona? Primeiro, divida as crianças em trios, nos quais duas delas formam a toca (com as mãos erguidas para o alto simulando o teto de uma casa) e a outra faz o coelho.

Todos os participantes devem seguir essa regra, com exceção de uma criança que fica em pé e grita “coelho sai da toca!”. Ao som do comando, todos os coelhinhos deixam o lar e devem procurar uma nova toca.

Quem ficar sem lugar vai ao centro da roda e grita, novamente, a mesma frase ou “Toca troca de lugar!”, nesse caso o que altera é a disposição das crianças que antes formavam a casinha do animal. Divertido, não é?

Pulo do coelho

Esta brincadeira mexe com a sua disposição e a energia dos menores. Primeiro, desenhe, com um giz, duas linhas paralelas, deixando uma curta distância entre os riscos. Marcando o território, o objetivo do jogo é ver quem consegue pular mais alto, imitando um coelhinho.

Para aflorar a imaginação, você também pode distribuir orelhas de coelho e deixar a meninada ainda mais em clima de páscoa.

Pegadas de coelho

Esta é uma clássica: as pegadas de coelho animam a criançada na data especial e dão a impressão que elas receberam a visita desse símbolo na madrugada.

Para começar, espalhe pela casa imagens da pegada do animal enquanto seus ainda filhos estiverem dormindo. Você pode fazer o desenho com moldes de papel ou plástico, mas uma maneira divertida é pintar os rastros com tinta branca.

Quebrar ovinhos

Lembra como era quebrar ovos na cabeça dos amigos aniversariantes? Esta brincadeira é parecida com esse ritual e celebra um importante símbolo da vida. Mas para controlar a bagunça e diminuir o odor, você pode substituir a clara e a gema pela purpurina. Assim, as crianças se divertem com o brilho que sai dos ovinhos.

Quente ou frio

Esta é uma versão de páscoa do famoso jogo do quente ou frio, que consiste no seguinte: reúna as crianças em equipes e peça que se concentrem enquanto você esconde os ovos. Quando os pequenos saírem à busca do presente, você deve guiá-los dizendo se estão perto (quente) ou longe (frio) do segredo escondido.

Assim que elas encontrarem os ovinhos, devem colocá-los na cesta do grupo. Vencem aqueles que juntarem mais chocolates. Porém, você deve distribuí-los igualmente para não gerar discórdia.

Cenoura, para que te quero

Se as crianças forem menores, este jogo é mesmo ideal! Para começar, elas devem desenhar, em papel kraft, cenouras de diferentes formatos e cores. Depois, coloque o saco na mão da garotada como se fosse um fantoche e, imitando a voz de um coelho, peça para que elas entreguem as diversas cenouras.

O jogo é uma maneira lúdica dos pequenos diferenciarem as formas e as colorações do vegetal preferido do coelhinho!

Contudo, há ainda outra maneira de usar a cenoura em uma brincadeira infantil: corte o alimento em rodelas pequenas e o distribua às crianças. Inicialmente, elas devem posicionar na região do olho e, em seguida, o objetivo é fazer a rodela chegar até a boca sem usar as mãos. Ganha quem conseguir concluir a tarefa primeiro!

Caça aos ovos

A lista divertida não poderia terminar de outra forma: é hora da caça aos ovos! A maior parte das pessoas associa a Páscoa a essa brincadeira, que consiste em esconder os chocolates pela casa ou no jardim.

Após ocultar os ovinhos, prepare pistas, enquanto as crianças ainda estiverem dormindo. Você pode fazer pegadas de coelho e desenhar uma trilha para facilitar a busca pelos presentes!

Pronto! Você descobriu o verdadeiro significado desse feriado, época que marca o renascimento. Além disso, conheceu algumas formas lúdicas de vivenciar o período com as crianças com muitas brincadeiras de páscoa. Portanto, não deixe de reunir os pequenos quando a data chegar!

Viu como são inúmeras as maneiras de interagir com os pequenos? Então, continue conosco e descubra como manter o bom relacionamento com os filhos!

Powered by Rock Convert