brincadeiras em família

Conheça 7 brincadeiras em família que vão divertir a todos

Propor brincadeiras em família é fundamental para estimular o desenvolvimento intelectual e motor das crianças. Isso porque elas conseguem pensar em estratégias para solucionar os “problemas” do jogo. Da mesma maneira, conseguirão manter o seu corpo em movimento, ativando a circulação e desenvolvendo suas habilidades motoras. Além disso, essa é uma ótima forma de estar mais perto das crianças.

Quer conhecer sete brincadeiras para divertir toda a família? Então, confira todos os tópicos do artigo que elaboramos para você a seguir. Boa leitura! 

1. Pega-pega

A brincadeira de pega-pega, também conhecida como pique-pega, é muito popular entre as crianças. Nela, há um “pegador” que corre atrás dos outros jogadores, que, por sua vez, precisam correr para não serem pegos. Mas, caso alguém seja “tocado”, essa pessoa será o novo “pegador” do jogo.

O pega-pega deve ser realizado em um local espaçoso para que toda a família possa correr e se esconder de forma livre. Além disso, o local não deve conter muitos obstáculos, visto que isso pode ser um fator de risco para os pequenos, que podem se ferir com algum objeto, por exemplo. Por isso, é fundamental que o jogo seja sempre supervisionado por um adulto.  

2. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também são uma ótima pedida de brincadeiras em família. Eles podem ser encontrados em diferentes formatos e graus de dificuldade. Dessa forma, é possível animar a criançada de diferentes faixas etárias, desde os pequeninos até os mais grandinhos. 

Confira alguns exemplos de jogos de tabuleiro:

  • Banco Imobiliário;
  • Scrabble;
  • Cara a Cara;
  • Show do Milhão;
  • Detetive;
  • Ludo;
  • Jogo da Vida, entre outros.

Essas são ótimas opções para ajudar a melhorar a coordenação motora, a criatividade e a concentração de todos os integrantes que estão participando do jogo de tabuleiro, o que deixa o clima da brincadeira ainda mais animado e divertido. 

3. Karaokê

Quem não gosta de Karaokê, não é mesmo? Cantar é um dos hobbies preferidos das crianças e dos adultos. Por isso, essa é uma das brincadeiras em família mais divertidas, principalmente para fazer aos fins de semana, momento em que todo mundo está reunido em casa. 

Por meio da música, é possível fazer uma competição de quem consegue ter uma maior pontuação no Karaokê. E, ao final, pode-se decidir quem foi o vencedor da etapa. Isso vai deixar o ambiente bem mais descontraído, da mesma forma que vai fortalecer ainda mais os vínculos afetivos entre os familiares. 

4. Jogos de cartas

Os jogos de cartas são uma ótima opção de brincadeira. Entre os mais conhecidos estão uno, baralho, super trunfo e mico. O objetivo é estimular a memória, o raciocínio, a concentração e a atenção dos participantes, com muita diversão. 

No Uno, por exemplo, sua proposta é fazer com que os jogadores descartem as cartas que têm na mão. Funciona assim: os participantes precisam colocar na mesa uma carta que tenha uma cor e um número idêntico àquela que foi descartada anteriormente por outro jogador. Essa disputa é finalizada quando uma pessoa entrega a última carta e em seguida grita “uno”. 

5. Jogo da memória 

Existem diferentes tipos de jogos da memória, mas tem um bastante interessante que pode animar ainda mais as crianças e os adultos. Entenda como funciona:

  • primeiro: escolha um cômodo da casa para fazer a brincadeira;
  • segundo: deixe que todos olhem por alguns minutos os objetos que se encontram no local;
  • terceiro: outro participante deve escolher um objeto que se encontra no cômodo e, em seguida, deixá-lo nas mãos de uma pessoa que esteja com a venda nos olhos;
  • quarto: a pessoa com a venda nos olhos deve descobrir pelo tato qual o objeto que ela está segurando.

Essa é uma brincadeira bastante interessante que, além de estimular a memória e o tato, auxilia também na imaginação. E, caso queira deixar o jogo mais difícil, é possível pular a parte da escolha do cômodo e optar por fazer a brincadeira com os objetos de qualquer parte da residência. O ganhador será aquele que tiver o maior número de acertos.

6. Complete o desenho

Sabemos que as crianças adoram desenhar, mas muitas vezes a brincadeira acaba se tornando sem graça quando é feita de forma repetitiva. Para inovar, é importante que a família ajude o filho a deixar essa brincadeira mais divertida.

Você pode brincar com a criança de “completar o desenho”. Para isso, procure figuras em revistas e cole-as em um papel. Logo após, peça para o pequeno completar a cena da imagem. Ele pode fazer isso desenhando outros elementos que também poderiam constar no ambiente. Dessa forma, é possível estimular a imaginação e a criatividade.

7. Stop

Stop é uma brincadeira simples e muito legal de fazer. Só é preciso de um lápis e um papel, além de concentração. Nesse jogo, é necessário que todos os participantes desenhem uma tabela igual. Entre as informações que devem constar na tabela estão: nome de pessoa, fruta, cidade, carro, cor, entre outros.

Feito isso, todos devem gritar “adedonha” e mostrar alguns dedos da mão, que serão contados conforme as letras do alfabeto. A partir disso, os integrantes devem escolher o nome de cada item da tabela conforme a vogal ou a consoante que foi sorteada. Por exemplo, caso a letra sorteada tenha sido “C”: Catarina (nome de pessoa), Cabrobó (nome de cidade), cajá (nome de fruta) etc. 

Quem terminar o jogo primeiro deve falar “stop”, e todos os outros participantes também precisam parar. Lembre-se de que cada palavra acertada deve valer 10 pontos. Contudo, se outra pessoa tiver colocado a mesma palavra que a sua, a pontuação deve valer apenas 5. Assim, ganha quem tiver somado mais pontos.

Para os pais participarem ativamente dessas brincadeiras em família, é preciso reservar um horário específico no seu cotidiano. A cada dia, é possível realizar um jogo diferente com a criançada. Dessa forma, os familiares conseguem fortalecer os vínculos afetivos com os pequenos, além de conseguirem estimular o desenvolvimento do corpo, a memória e a criatividade.

Gostou das brincadeiras que listamos ao longo do artigo? Então, não deixe de conferir as seis melhores opções de lazer para curtir com a família em BH. Garantimos que você vai adorar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.