Por muitos anos, o avanço tecnológico foi visto tanto por pais quanto pelos educadores como uma ameaça à educação. Atualmente, no entanto, a tecnologia tem conquistado cada vez mais um papel de relevância no âmbito educacional. Um bom exemplo de seus benefícios é a existência de diversos canais do YouTube para estudar os mais variados temas e disciplinas.

Sim, é isso mesmo! Embora as redes sociais tenham um importante papel na diversão dos jovens de hoje em dia, nada impede que a tecnologia também possa ser utilizada como um método de estudo para o Enem e outros vestibulares. Tudo dependerá do equilíbrio e do bom senso daquele que utilizar a web.

Pensando nisso, separamos alguns canais supereducativos e interessantes para que você possa ficar por dentro do que a internet pode oferecer para seus filhos quando falamos sobre conteúdo de qualidade, muitas vezes ministrados por profissionais que são referências em suas áreas de atuação. Boa leitura!

1. Professor Noslen

O canal do Professor Noslen — um anagrama divertido para o nome Nelson — é um dos pioneiros quando falamos sobre o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no YouTube. Ele também pode ser encontrado no Facebook e em sua plataforma própria.

Com um estilo irreverente, divertido e que se aproxima bastante do estudante, o professor dá aulas totalmente gratuitas na plataforma, contribuindo para o preparo de estudantes que prestarão vestibulares por todo o Brasil e até mesmo concursos públicos.

2. Ferretto Matemática

A Matemática é, sem sombra de dúvidas, uma das disciplinas que mais assustam os estudantes de todas as idades. É aí que entra em cena Ferretto, um dos maiores nomes referentes a essa matéria no YouTube. Esse mestre ensina, de forma simples e muito didática, os principais conteúdos para vestibulandos arrasarem em suas provas.

Assim como outros educadores da web, o professor Ferretto também conta com uma plataforma própria, que oferece serviços exclusivos como programações de estudo, simulados e questões exclusivas. As aulas do YouTube, no entanto, são totalmente gratuitas.

3. Biologia Total

É difícil encontrar, atualmente, um estudante que não saiba quem é o professor Jubilut. Paulo, seu primeiro nome, é uma verdadeira celebridade entre alunos de todo o Brasil. A razão para isso é facilmente percebida assim que vemos um de seus vídeos: ele é muito divertido e dialoga diretamente com o espectador, capturando a sua atenção.

O canal — e a plataforma de mesmo nome — Biologia Total é referência no ensino de Ciências da Natureza. Aqui, vários professores dão o sangue para ministrar aulas sobre disciplinas como Física, Biologia e Química, além de importantes aulões sobre atualidades e meio ambiente.

4. Aula Livre

A plataforma de ensino Aula Livre é uma das mais antigas do YouTube. Por conta disso, é uma das que possui conteúdos de melhor qualidade, com aulas feitas por professores altamente qualificados e gabaritados em suas áreas.

Atualmente, o Aula Livre é mais voltado para o Enem, mas vestibulandos que prestarão qualquer exame podem se beneficiar com o conteúdo, que é muito bem organizado e dividido em competências essenciais para essas provas.

5. Química Simples

Com uma abordagem bastante divertida (a principal proposta dos educadores responsáveis é ensinar e fazer rir ao mesmo tempo), o canal Química Simples é um dos melhores aliados para quem quer ampliar os seus conhecimentos em uma das disciplinas mais importantes do vestibular.

Há uma grande variedade de aulas, todas muito bem organizadas e divididas de acordo com os seus temas. As playlists são bastante completas e cobrem todo o conteúdo que os alunos precisam saber para mandar super bem em seus vestibulares e, enfim, conquistarem a tão sonhada vaga na universidade.

6. Canal Física

A Física é outra disciplina bastante temida pelos estudantes. Felizmente, o professor Boaro está disponível para ajudar! Conhecido pelos alunos por sua didática impecável, ele é dono de um dos canais educacionais mais bem-sucedidos de todo o YouTube.

O conteúdo do Canal Física é dividido em áreas específicas da matéria (como Mecânica, Elétrica e muito mais). Além disso, Boaro oferece treinamento específico para os vestibulares mais concorridos, como o ITA e o próprio Enem. Vale a pena conferir o conteúdo!

7. Se Liga Nessa História

O projeto Se Liga Nessa História tem como principal objetivo ensinar aos estudantes brasileiros um pouco mais sobre os aspectos históricos de nosso país e de toda a história da humanidade. Liderado pelo professor Walter Solla, formado pela Universidade de São Paulo, os conteúdos aqui são divertidos e muitas vezes encenados para captar a atenção do espectador.

Além das aulas de História, o canal conta com professores que postam vídeos sobre questões da atualidade, Sociologia e Filosofia. Por isso, qualquer vestibulando que prestará provas nas quais estar bem-antenado é um pré-requisito deve conferir esse canal!

8. História Online

O História Online é um outro projeto voltado para o ensino de disciplinas das Ciências Humanas, entre elas a Filosofia e a Sociologia. Os professores do canal são altamente qualificados e conhecidos por dar aulas presenciais nos melhores cursinhos pré-vestibulares da cidade de São Paulo.

Outro foco do canal está nos aulões sobre Atualidades, um tema indispensável para a preparação do vestibulando. Ao trabalhar a interdisciplinaridade das questões atuais do Brasil e do mundo, o estudante ficará muito mais apto a mandar bem nas questões e até mesmo para redigir uma redação de mais qualidade.

9. Não Perca a Cabeça

Por fim, não poderíamos deixar de citar o canal Não Perca a Cabeça, que oferece conteúdo de primeira linha sobre todas as disciplinas obrigatórias do Enem e de outros vestibulares. Além do canal, os professores trabalham com uma plataforma própria na qual planos de estudos e outros projetos são conduzidos.

Por isso, o vestibulando que quer se preparar em uma única plataforma para todas as disciplinas, não pode deixar de conferir esse canal. Aqui, ele encontrará tudo o que precisa para se destacar frente aos seus concorrentes e sair disparado na corrida pela tão sonhada vaga.

Essas são apenas algumas das inúmeras opções de canais do YouTube para estudar para os vestibulares mais concorridos do Brasil. Como pudemos ver, a internet pode, sim, ser uma ótima aliada para a preparação pré-vestibular de nossos filhos, não é mesmo?

Para ficar por dentro de mais posts como este, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, um aviso sobre as novas postagens de nosso blog!