Passar o carnaval com as crianças é diversão na certa! A maioria dos pequenos adora essa época e espera ansiosamente pelo início das atividades carnavalescas, seja na escola ou com a família. Felizmente, opções não faltam para curtir a folia com a criançada e passar bons momentos juntos!

Seja em bailes, blocos ou, até mesmo, em festinhas organizadas no bairro onde você mora, uma coisa é certa: o Carnaval é um período de integração e diversão. Independentemente da região onde você more, o Brasil é campeão quando se trata de festejar.

No entanto, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança de todos os envolvidos e evitar que problemas possam acabar com a comemoração. Felizmente, nenhum deles demanda muita energia e podem ser feitos tranquilamente, desde que se tenha uma certa cautela.

A seguir, veremos algumas dicas práticas para que as crianças possam curtir o Carnaval com muita saúde e segurança. Afinal, a folia não pode parar, não é mesmo? Boa leitura!

1. Dê preferência para eventos durante o dia

É perfeitamente possível fazer passeios durante a noite com as crianças mas, quando falamos sobre bloquinhos de Carnaval e outras opções relacionadas a essa época do ano, festividades diurnas são sempre recomendadas.

A razão para isso é bem simples: segurança. Durante o dia, é muito mais fácil manter o seu filho por perto e observar os seus passos, sem se preocupar com acidentes ou incidentes graves.

2. Planeje a sua rota com antecedência

Quando lidamos com crianças, o planejamento é algo crucial. Afinal, os pequenos normalmente se cansam com muita facilidade e se tornam impacientes com confusões corriqueiras. Evitar esse tipo de situação é, portanto, muito importante para o sucesso do passeio.

Calcule suas rotas com antecedência e pesquise lugares para estacionar ou saiba exatamente quais linhas de ônibus ou metrô pegar. Esse tipo de cuidado faz com que a viagem seja muito mais eficaz e o tempo não seja jogado fora.

3. Identifique a criança

Pode parecer um pouco estranho, mas identificar a criança é uma medida de segurança indispensável, quando falamos de passar o Carnaval com os pequenos. Essa identificação pode ser por meio de adesivos na roupa ou pulseirinhas específicas para esse fim.

Na identificação, deve constar o nome da criança, dos responsáveis e um telefone de contato. Caso o pequeno se perca em meio à multidão, isso ajudará na comunicação entre ele e você, agilizando o reencontro.

4. Dialogue com ela sobre possíveis riscos

Além da identificação, é fundamental que exista um diálogo aberto sobre possíveis riscos. Essa orientação fará com que a criança se mantenha segura, caso ela se distancie do grupo, e fique calma diante de tal situação.

Faça recomendações básicas, como não falar ou aceitar nada de estranhos e não se afastar de lugares com muitas pessoas. Além disso, diga o que ela deve fazer com as informações contidas na identificação, para que ela saiba exatamente como agir em casos assim.

5. Sempre que possível, faça passeios em grupo

Fazer passeios em grupo aumenta a segurança de todos os envolvidos. Por isso, se possível, convide amigos e parentes para curtir o bloco com você e sua família!

Com esse cuidado, se torna muito mais fácil manter os olhos nas crianças e, ao mesmo tempo, otimizar a segurança dos adultos presentes. Vocês podem, por exemplo, dividir o dinheiro entre si para evitar que toda a reserva seja perdida, em caso de assaltos ou outras ocorrências.

6. Mantenha a criança bem alimentada

Uma dica fundamental, para garantir a energia das crianças em meio à folia, é mantê-las sempre bem alimentadas. Prefira alimentos naturais e com bastante água, como frutas e saladas frescas.

Outra opção é investir em vitaminas, que são saborosas e cheias de nutrientes. Além disso, elas refrescam e têm uma metabolização mais rápida, o que faz com que o fluxo de energia seja mais veloz.

7. Não esqueça da hidratação

A hidratação é outra parte fundamental das festas de Carnaval. Afinal, com toda a brincadeira, é muito fácil perder bastante líquido e ficar desidratado. Esse problema pode ter consequências devastadoras não só para a diversão, mas também para a saúde das crianças.

Leve uma garrafa com você e ofereça pequenas quantidades de água ao seu filho, em pequenos intervalos. Isso otimizará a absorção dessa substância, que não é absorvida quando ingerida em grandes quantidades de uma só vez, sendo eliminada pelo organismo.

8. Priorize maquiagens e pinturas atóxicas e hipoalergênicas

Uma das partes mais divertidas de todo o Carnaval é a possibilidade de brincar com a criatividade e criar fantasias super divertidas e inusitadas. Para isso, a maquiagem e a pintura facial, e corporal, são elementos indispensáveis, não é mesmo?

É necessário que os responsáveis tenham, portanto, o cuidado de adquirir apenas produtos de boa procedência e qualidade, priorizando aqueles que tenham uma composição hipoalergênica, atóxica e possivelmente natural (com insumos orgânicos). Isso evitará alergias e outros problemas de saúde nas crianças.

9. Capriche na proteção contra os raios solares

Outra dica imprescindível para evitar problemas na folia é caprichar na aplicação de protetores solares nas crianças. Essa dica vale para todos, ok? Esse produto é fundamental para evitar queimaduras e garantir que a pele esteja devidamente protegida contra os raios UV, especialmente nos períodos entre 10 da manhã e 4 da tarde.

Além de aplicar quantidades generosas desse produto, é importante se atentar à sua reaplicação, que deve ocorrer, normalmente, a cada 2 horas. Na dúvida, siga as orientações do fabricante, contidas no verso da embalagem ou questione um médico sobre a periodicidade adequada.

E aí, gostou das dicas para passar o Carnaval com as crianças de maneira segura? Seguindo esses passos, você garante que a folia não seja interrompida por possíveis imprevistos e se certifica de que seu filho esteja muito saudável e cheio de energia para festejar à vontade!

Para receber outros conteúdos desse tipo, com dicas e informações preciosas sobre os cuidados com a saúde e educação da criançada, assine a nossa newsletter! Essa é uma forma simples de garantir que você não perca nenhuma publicação ou novidade em nosso blog. Até a próxima!

Powered by Rock Convert