colegioarnaldo109anos

Colégio Arnaldo celebra 109 anos com tradição e modernidade no ensino

Fundado por missionários da Congregação do Verbo Divino, o colégio tornou-se um dos principais da capital mineira e referência em todo o Estado.

Uma das instituições de ensino mais tradicionais e renomadas da capital mineira está celebrando 109 anos. Fundado em 1912, o Colégio Arnaldo Unidade Funcionários chega em 2021 reafirmando o seu compromisso com uma educação que prepara os alunos para a vida. O Colégio, que é uma referência de ensino em Minas Gerais, é reconhecido pela formação focada em experiências e vivências de diversas áreas do conhecimento e o trabalho com valores como a ética, a fé, a solidariedade e o caráter. “Está no nosso DNA esse trabalho. Tudo o que nós fazemos direcionamos para esse caminho. Nossas ações são feitas para a formação integral do ser humano, trabalhando com valores e virtudes. Desenvolvemos projetos com esse foco. É uma preocupação nossa essa formação e por isso investimos muito nisso. O mundo precisa de seres humanos espetaculares que possam realmente influenciar a sociedade. Para a equipe atual do Arnaldo, é uma honra e uma responsabilidade muito grande manter esse legado que começou há 109 anos”, detalha Karla Vignoli, diretora da Unidade Funcionários.

Em mais de 100 anos de atuação, o Colégio Arnaldo conta em seu histórico com alunos ilustres das mais diversas áreas como política, literatura, música e medicina. Célio de Castro, Patrus Ananias, Milton Campos, Gustavo Capanema, Ivo Pitanguy, Hilton Rocha, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Brant e Toninho Horta são algumas das personalidades que estudaram no Arnaldo. E a instituição se orgulha por contribuir para a formação de pessoas que fazem ou fizeram história em Minas Gerais e no Brasil. “É uma responsabilidade muito grande. Ao longo da nossa trajetória muitos alunos que passaram pelas nossas salas de aula se tornaram expoentes, não só em Minas Gerais, mas no Brasil. Saber que participamos da formação dessas pessoas é muito gratificante. O que queremos é continuar formando essas personalidades. O nosso trabalho é para entregar para a sociedade um aluno bem formado cognitivamente, bem estruturado do ponto de vista emocional e um ser humano empático que consiga atuar na sociedade a modo de transformá-la”.

Com o período desafiador que estamos vivendo em todo o mundo, o Arnaldo se mantém atualizado para ofertar um ensino de qualidade e adaptado aos novos tempos. “O Arnaldo sempre esteve à frente das inovações na educação e é isso que procuramos manter. Com o advento da pandemia, nos reinventamos completamente. Passamos a ser uma escola 100% virtual, o que é um desafio imenso. Mas o Colégio rapidamente se adaptou e hoje estamos com um trabalho muito bem avaliado pelos pais, professores e toda a comunidade escolar. Para mantermos esse nível que alcançamos na educação, não há outro caminho senão for acompanhando a evolução e a inovação, com novas metodologias e trazendo a inovação para dentro da escola”, conclui Karla Vignoli.

Novos projetos

Uma das novidades do Colégio para este ano é o lançamento de um curso extensivo para o Enem voltado para os estudantes que almejam uma vaga no curso de Medicina, o Arnaldo Med. São 60 horas presenciais com aulas e mentorias, além de atendimentos pedagógicos individuais. O aluno realiza simulados direcionados para as principais universidades de medicina do Brasil, com material virtual para estudar em qualquer lugar, oficinas de redação, monitorias e plantões de todas as disciplinas diariamente.

Karla Vignoli afirma que é necessária muita dedicação por parte do aluno e uma preparação com muito qualidade, por isso a instituição optou por investir em um curso extensivo com foco em medicina. “As notas elevadas para a aprovação dos alunos, tornaram um grande desafio para aquele que sonham em se tornarem médicos. Desta maneira, com a tradição do Colégio Arnaldo Funcionários em preparar seus alunos para esses grandes desafios, optamos em prepara-los ainda mais com um curso extensivo”.

Os alunos podem optar pelas aulas nos turnos manhã e tarde e também haverá turmas aos sábados. As aulas começam neste mês e os interessados podem se inscrever em www.arnaldomed.com.br.

Outra novidade de 2021 é a adoção do Novo Ensino Médio. Em 2017, durante o Governo Temer, a reforma do ensino médio, mudança que ficou conhecida como Novo Ensino Médio, foi aprovada. A homologação ocorreu em 2018 e a aprovação alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino. Todas as escolas têm até 2022 para adaptar e colocar em prática de maneira gradual as novas exigências. E o Colégio Arnaldo optou por ofertar a Novo Ensino Médio já neste ano.

Karla conta que o processo terá início neste ano para que os alunos possam se adaptar às mudanças.  “A opção é iniciar com a primeira série neste ano, implementar gradualmente, vivenciar esta modalidade, sem reduzir o currículo formal e garantir a mudança com tranquilidade. Entendemos que desta forma, os nossos estudantes estarão mais preparados para os novos desafios”.

A educadora ressalta ainda quais serão os benefícios para os alunos. “O estudante do ensino médio já ocupa um lugar de protagonismo, tendo voz e vez quanto aos seus interesses e afinidades. Parte do currículo é dedicado aos itinerários formativos, contemplando áreas voltadas para a investigação e práticas específicas. Esta possibilidade favorece as experiências do estudante, auxiliando na escolha da área profissional e na continuidade do ensino superior”, diz Karla Vignoli.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.