Colégio Arnaldo se adapta e realiza colação de grau online

Em tempos de pandemia, instituição precisou buscar alternativas para celebrar e marcar esse momento importante para a vida dos estudantes

Após meses de dedicação e estudos, chegou o final do ano e com ele o momento de se formar. A tão aguardada cerimônia de colação de grau precisou ser reinventada em tempos de pandemia. Com o distanciamento social, o Colégio Arnaldo buscou alternativas para celebrar o rito de passagem e não deixar passar em branco esse momento tão importante para a vida dos estudantes. Durante este mês, as instituições Arnaldo realizam as cerimônias de formatura online para os alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do ensino fundamental. No Colégio Arnaldo Unidade Funcionários, os eventos estão marcados para os dias 21 e 22 de dezembro.

José Antônio de Andrade Neto, orientador educacional da Unidade Funcionários, destaca que a realização da colação online é essencial para marcar um momento importante na vida estudantil dos jovens. “Para algumas séries é um momento de transição, a saída do fundamental para o ensino médio. Já para a terceira série é um ano de conclusão. Então, é necessário destacar e valorizar a trajetória do aluno, por isso é tão importante realizar o evento mesmo de forma online”. Para garantir o sucesso do evento e evitar contratempos, o Colégio adotou algumas medidas como abrir o link da cerimônia 40 minutos antes do horário marcado, além de disponibilizar um tutorial para as famílias dos alunos com orientações sobre a ferramenta e uma equipe de suporte para esclarecer eventuais dúvidas.

E a instituição também se reuniu com os pais para esclarecer dúvidas e detalhar a dinâmica do evento. “Fizemos reuniões com os pais e também com os alunos para explicar cada etapa da colação de grau. Foi um momento para que eles esclarecem todas as dúvidas”, conta José Neto. O educador afirma que a tecnologia está sendo usada a favor do Colégio em um momento tão desafiador. “A colação online é uma forma de mostrarmos para os alunos que estamos juntos e que o distanciamento social não é impedimento para isso. Nós estamos distantes somente na questão física, mas a tecnologia nos aproxima. Montamos uma estrutura tecnológica para as formaturas”.

Unidade Anchieta

Na Unidade Anchieta do Colégio, as cerimônias foram realizadas no início do mês. A formatura remota foi planejada cuidadosamente para manter toda a essência do evento presencial, proporcionando aos alunos a vivência desta importante fase, conforme explica a orientadora educacional da unidade, Andréa Cattony. “As cerimônias foram planejadas para ser o mais próximo possível de uma cerimônia presencial. Foram dois meses de preparação para reproduzir no ambiente online algo muito próximo do presencial. Houve discursos de homenageados, música ao vivo e um vídeo emocionante relembrando a trajetória dos formandos”.

Sobre a importância do evento, Andréa destaca a beleza e o significado dessa etapa de transição na vida dos estudantes. “Neste ano de pandemia, a celebração tem um significado ainda maior. É importante para os alunos, pois eles já estão em condições de distanciamento. Eles puderam sentir que, apesar de atípico, também houve muitos pontos positivos neste ano. Os alunos puderam interagir, manter sua rotina de estudos normal, e tudo isso merece ser celebrado. Foi tudo muito lindo. O colégio fez todas a suas entregas com excelência”, conclui Andréa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.