colégio particular ensino médio

Como escolher um colégio particular do Ensino Médio em BH?

Você vem cogitando matricular seus filhos em um colégio particular do Ensino Médio, mas não sabe exatamente quais são os fatores que merecem mais atenção e representam elementos determinantes para a sua escolha? Bem, o que se deve ter em mente em primeiro lugar, sem dúvida alguma, é que se trata de um investimento, já que uma instituição de ensino de qualidade tem o potencial de impactar positivamente toda a trajetória acadêmica e profissional dos alunos.

No entanto, os detalhes a serem levados em conta são inúmeros — localização, metodologia de ensino, corpo docente etc. —, por isso, é natural que surjam diversas dúvidas no momento de decidir. Antes de qualquer outra coisa, é imperativo que você reflita cuidadosamente sobre o tipo de educação que deseja oferecer aos seus filhos. É importante, por exemplo, que a escola preze por uma formação humana e cristã e tenha valores alinhados aos praticados no seio familiar?

Pensando em ajudá-lo nesse desafio, elaboramos um post que elencará dicas-chave para que você acerte na escolha de um colégio particular de Ensino Médio em BH. Continue a leitura!

Considere as necessidades dos seus filhos

Um dos pontos mais importantes no momento de decidir em qual instituição de ensino matricular os filhos diz respeito ao modo como o colégio busca lidar com as demandas específicas dos discentes. Afinal, é necessário ter em mente que cada um dos estudantes tem um ritmo muito próprio de aprendizado e é altamente recomendável que a escola esteja apta a atender aos alunos e às suas peculiaridades.

Nesse sentido, é interessante avaliar se existe um acompanhamento dos estudantes e a eventual identificação daqueles que apresentam uma dificuldade um pouco maior — se comparados ao restante da turma — para absorver os conteúdos de determinadas disciplinas. O mesmo vale, inclusive, para aqueles que demonstram estar em um nível de aprendizado já mais avançado em relação aos demais.

Observe a infraestrutura que o colégio particular de Ensino Médio oferece

O espaço físico da instituição de ensino é outro elemento de grande peso no processo de escolha, haja vista que os recursos que são disponibilizados nesse ambiente têm influência direta sobre a qualidade da educação que seus filhos receberão, bem como sobre o desenvolvimento dos alunos ao longo da vida escolar. Portanto, é essencial que você avalie, por exemplo, se:

  • a instituição de ensino dispõe do básico, como rede de esgoto, energia, acesso à água potável etc.;
  • a estrutura física do local que sedia a escola está em boas condições ou é muito antigo, por exemplo, e demanda reformas;
  • as salas de aula estão em bom estado, com carteiras disponíveis para toda a classe e se têm as dimensões adequadas;
  • se há áreas de lazer, como pátio, jardins, quadras poliesportivas, parquinhos, entre outras;
  • a instituição de ensino disponibiliza, para além do básico, outros recursos, como internet, laboratórios, bibliotecas, auditórios, salas de informática etc.

Se a resposta para alguma das perguntas acima for “não”, talvez seja interessante procurar outras opções.

Analise a qualificação do corpo docente

Os docentes mantêm contato direto com os estudantes todos os dias e, por essa razão, é importante que os pais valorizem a formação desses profissionais como um todo — tanto a teórica quanto aquela relativa às competências comportamentais. Nesse sentido, verifique se a instituição de ensino na qual você cogita matricular seus filhos investe em educação continuada e na capacitação constante dos educadores.

Além disso, é altamente recomendável que você observe se, nas contratações, são priorizados os professores que apresentam objetivos e valores alinhados aos do colégio — e, consequentemente, aos da sua família —, de modo que todos trabalhem em conformidade para a formação integral dos estudantes. Esse ponto é o “gancho” perfeito para o nosso próximo tópico. Vamos lá!

Estude o currículo da escola

Tão importante quanto se certificar da qualificação do corpo docente é avaliar cuidadosamente o currículo da instituição de ensino, o que abarca as disciplinas que compõem a grade, a carga horária de cada uma dessas matérias, o material didático que é utilizado, as atividades extracurriculares que são oferecidas aos discentes etc. Outra ação fundamental nessa etapa é observar de que forma a escola lida com a preparação da turma para o vestibular.

Nesse sentido, vale a pena buscar saber se o colégio promove aulões voltados, por exemplo, ao ENEM, ou se há a aplicação de simulados.

Considere o método de ensino e o projeto pedagógico

É essencial que, no momento da escolha de um colégio particular de Ensino Médio em BH, os pais levem em conta:

  • as metodologias de ensino que são colocadas em prática pela instituição;
  • a maneira como os alunos são avaliados;
  • o cumprimento das diretrizes do Novo Ensino Médio.

Lembre-se de que informações como essas refletem os objetivos da escola, a exemplo da preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, da formação de cidadãos com capacidade de análise crítica, entre outros.

Então, mesmo que não exista um Projeto Político Pedagógico que seja ideal para todos os discentes, a depender do perfil dos seus filhos, é possível identificar o que agregaria valor maior na sua formação.

A verdade é que, em se tratando da escolha da escola “perfeita”, há muitos aspectos que merecem sua atenção e, por essa razão, é fundamental dedicar algum tempo a estudá-los mais a fundo. O Colégio Arnaldo, por exemplo, é uma instituição tradicional de Belo Horizonte que recebe estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.

Além disso, há a possibilidade de permanência dos alunos na escola em tempo integral — com exceção dos estudantes do Ensino Médio. As suas unidades apresentam uma infraestrutura excelente, com auditórios, laboratórios, quadras poliesportivas etc. no intuito de oferecer aos discentes a melhor experiência possível.

Inclusive, por ter sido fundado por uma congregação católica, o Colégio Arnaldo oferece, ainda hoje, a possibilidade de que os estudantes que se identificam sigam os valores da religião, prezando por uma formação cristã e humana. No entanto, é válido ressaltar que, embora seja uma escola tradicional, a instituição acompanha as transformações do mundo atual e é adepta às novas tecnologias e às metodologias de ensino mais bem-vistas hoje.

Se você está à procura de um colégio particular de Ensino Médio com esses — e vários outros — diferenciais, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor as nossas unidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.