como ajudar meu filho a fazer amigos

Como ajudar meu filho a fazer amigos? Veja 3 dicas!

Crianças estão vivendo um rápido processo de desenvolvimento e os desafios fazem parte da educação. Quando pensamos na personalidade dos pequenos, aqueles que são mais tímidos e introspectivos merecem um olhar cauteloso ao falar de socialização. Pensando nisso, a dúvida “como ajudar meu filho a fazer amigos” pode se tornar algo frequente na rotina.

Ao longo deste conteúdo, vamos conversar sobre algumas práticas que poderão te ajudar a tornar este processo mais natural e seguro.

1. Seja próximo ao seu filho

A primeira dica é fundamental não apenas quando falamos sobre o processo de fazer amigos, mas para toda a vida da criança. Propomos o seguinte questionamento: como é que os pais saberão que o filho está com algum problema de relacionamento se o mesmo não dá nenhum tipo de indicativo? Ou quando indica, não consegue se abrir o suficiente para que haja espaço para as intervenções?

Quando existe proximidade, existe espaço para o diálogo aberto, seguro e honesto. Entender a questão é o primeiro passo para as próximas dicas que vamos apontar a seguir.

2. Tenha conversas abertas

Conquistando a proximidade com a criança, é hora de trabalhar com a honestidade. Se nós adultos temos dificuldades de lidar com uma série de sentimentos, imagine para indivíduos que estão em processo de crescimento, ainda conhecendo boa parte do que é a vida?

Essas conversas são poderosas para ir além do reconhecimento do problema. Isso porque não adianta saber que o seu filho está com dificuldade de se relacionar caso não exista um plano de ação.

Lembre-se que junto com a conversa, vem o diálogo. É importante entender questões como:

  • quais são os sentimentos que se sobressaem: medo, ansiedade, agitação etc.;
  • como anda o contexto na escola: relacionamento com os amigos e professores;
  • possibilidade de algum acontecimento específico ter criado uma barreira no processo de socialização da criança.

Não tem segredo: pergunte! Naqueles casos em que a conversa nos moldes tradicionais não funciona por qualquer motivo que seja, é possível usar estratégias como a de um desenho animado que o faça refletir.

Quando pensamos na compreensão dos nossos sentimentos como podemos reconhecer e lidar com cada um deles, o filme Divertidamente, da Disney, pode ser um aliado. Depois da sessão de cinema, tente introduzir o assunto de maneira mais prática e entender quais sentimentos estão falando mais alto no quesito socialização.

3. Ofereça oportunidades de socializar

Até mesmo as estratégias mais poderosas podem não funcionar caso esse passo não seja seguido. Afinal, como esperar que o seu filho faça amigos caso ele não seja exposto a oportunidades de socialização? Ou até seja, mas de maneira insuficiente?

Os momentos da escola podem não ser suficientes para muitas crianças, principalmente aquelas introspectivas ou que estão passando por um momento que dificulta o processo de fazer amigos.

Algumas alternativas podem ser:

  • visitas a museus, brinquedotecas ou parques;
  • estimule passeios fora da escola com os colegas, como aniversários;
  • participe dos eventos sociais da escola;
  • se possível, matricule a criança em atividades extracurriculares, como algum esporte ou aula de instrumento.

O questionamento sobre “como ajudar meu filho a fazer amigos”, por si só, já é algo poderoso. Afinal, você reconheceu a questão e deseja se movimentar para melhorar o cenário.

Essa atitude é muito importante, já que fazer amigos e ter uma boa capacidade de socialização é uma característica que será fundamental para o desenvolvimento da criança. Por isso, siga entendendo os sinais e oferecendo um ambiente seguro para que os pequenos deem os próximos passos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.