Os filhos começam a dar os primeiros passos, a pronunciar algumas palavras e, quando menos se espera, já é hora de decidir onde eles vão estudar. No entanto, saber como escolher a escola infantil ideal é um dos maiores dilemas que as famílias enfrentam nessa fase — já que diversos fatores precisam ser avaliados.

O mais importante é que os pais levem em consideração como gostariam que os filhos fossem educados. A educação infantil tem um papel decisivo no desenvolvimento intelectual e social das crianças. Por isso, é interessante que os alunos sejam estimulados desde bem pequenos.

Se você está nessa situação, não se preocupe. Com pesquisas, perguntas e visitas, você conseguirá encontrar a melhor escola infantil para seu filho. Mas, para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas bastante úteis nesse momento. Confira!

Dicas de como escolher a escola infantil

A escola infantil é importante na formação da criança, pois é onde esta começa a ter contato com experiências que estão fora da sua casa e de sua família. Tendo em vista que essa fase é marcada por descobertas, a escola infantil deve unir cuidados e educação para que o aluno receba estímulos motores, afetivos e sociais, ainda no início da vida.

A educação infantil estimula o interesse e a criatividade das crianças, bem como forma um senso crítico e de responsabilidade. De fato, não é só para brincar. Na escola, o aluno também começa a ganhar conhecimentos da língua oral e escrita, além de despertar outros interesses, como música ou artes plásticas.

Não sabe como escolher a escola infantil que garanta uma formação de qualidade ao seu filho? Acompanhe, a seguir, alguns itens que você precisa observar!

Projeto Pedagógico

Depois de pensar em como você quer que seu filho seja educado, é hora de procurar pelas escolas infantis que apresentam um projeto pedagógico que condiz com seus interesses. Conheça o perfil da escola, saiba qual é a visão social e cultural da instituição — isso é fundamental para que família e escola estejam em harmonia para educar a criança.

Nesse momento, também é essencial que a escola ofereça um projeto que englobe atividades que seu filho gosta. Por exemplo, ele gosta de colorir? Então, prefira uma instituição que incentive a educação artística.

Além disso, se sua intenção é que seu filho estude ali por muitos anos, também leve em conta o modelo de avaliação utilizado pela escola, principalmente nos anos seguintes, se a criança ainda for pequena.

Localização

De nada adianta encontrar a escola perfeita se esta fica fora do caminho entre sua casa e seu trabalho. Como escolher a escola infantil é uma tarefa que requer muita pesquisa, não se esqueça de levar em conta a localização e os trajetos necessários para ir e vir.

Esse é um cuidado que ajuda a evitar gastos financeiros (especialmente com combustível) e de tempo. É válido, ainda, pesquisar se os horários de entrada e de saída das aulas combinam com os seus horários profissionais.

Infraestrutura

Para saber como escolher a escola infantil para seu filho, prefira fazer visitas durante os horários de aula. No período de férias, as instalações costumam ficar mais limpas e organizadas. É interessante conhecer a escola de forma que seja possível analisar a rotina verdadeira de funcionamento, para que não haja surpresa posterior.

Durante a visita, perceba se os locais são amplos, aconchegantes e, o mais importante, seguros. Lembre-se de que as crianças pequenas gostam de explorar todos os cantos e necessitam de total atenção. Não deixe de avaliar o espaço destinado ao descanso dos pequenos — esses momentos, juntamente com a alimentação, são essenciais para a saúde da criança.

Além de conhecer a rotina da escola, conheça também a equipe pedagógica. Pesquise se a equipe de profissionais é suficiente e capacitada para cuidar de várias crianças ao mesmo tempo. As regras variam de cidade para cidade, mas, de acordo com o Conselho Nacional de Educação, cada profissional deve cuidar de, no máximo:

  • 5 crianças de até 1 ano;
  • 8 crianças de até 2 anos;
  • 13 crianças de até 3 anos;
  • 15 crianças de até 4 anos.

Investimento

Planejar o que pode ser investido mensalmente também é fundamental. Aliás, compreenda que o valor cobrado pela mensalidade é só o início dos investimentos. Além desse, há outros que envolvem uniforme, material e alimentação.

Sendo assim, não se empolgue com as escolas que oferecem mil aulas e serviços adicionais. É preferível optar por uma instituição que atenda as suas prioridades e que não pese no seu bolso.

Alimentação

A alimentação oferecida aos alunos é outro fator importantíssimo nessa fase de pesquisas, principalmente no caso de instituições que contam com o modelo de ensino em tempo integral — se os pais optarem.

Questione se há um profissional de nutrição responsável pelos cardápios. Saiba também se a alimentação é variada e saudável, e opte por escolas que incentivam o consumo de alimentos naturais.

Integração

A família também precisa conhecer o papel que deve desempenhar na educação da criança. Há instituições que permitem que os pais acessem livremente o ambiente, enquanto outras são mais regradas. Pesquise qual é a mais ideal para seu momento. Pensando no desenvolvimento dos alunos, é interessante que os pais participem ativamente, e não apenas em datas comemorativas.

Concluindo, faz tempo que as escolas de educação infantil deixaram de ser somente um espaço onde seu filho brinca enquanto você trabalha. Nessa fase, as crianças precisam socializar e desenvolver habilidades que, em um futuro próximo, serão bastante necessárias.

Caso a escola oferte ensino médio, pesquise pelo resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A educação oferecida deve ser a mesma para os alunos mais velhos e para os pequenos, uma vez que o Projeto Pedagógico deve ser desenvolvido em total harmonia para todos os anos e alunos. Pode parecer precipitação, mas quanto mais cedo você se preocupar com a educação de seu filho, mais terá tranquilidade.

Todas as pesquisas são fundamentais para saber como escolher a escola infantil, pois é o futuro de uma criança que está em jogo. Agora, convidamos você a conhecer mais sobre o ensino que o Colégio Arnaldo pode oferecer ao seu filho, com propostas que integram as áreas cognitiva, psicomotora e afetiva-social. Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert