Os pais precisam tomar diversas decisões importantes em relação à educação de seus filhos. Dito isso, embora seja muito comum a preocupação em relação ao ensino desejado, o transporte escolar em BH também precisa ser escolhido com cuidado, de forma que a segurança das crianças esteja sempre em primeiro lugar.

Sendo assim, para aqueles que não possuem outra forma de se locomoverem entre a casa e a escola, a presença dos pais para avaliarem as condições de transporte e segurança dos filhos é um item indispensável. Afinal, diversos fatores externos influenciam diretamente na qualidade deste serviço.

Portanto, além das condições mecânicas do meio de transporte adotado, existe uma série de itens obrigatórios de segurança que precisam passar por avaliação todos os anos — tanto para os veículos quanto para os condutores. Pensando nisso, reunimos aqui alguns aspectos que devem ser considerados para escolher um transporte escolar mais adequado. Boa leitura!

Como confiar em alguém para este serviço?

É natural que muitos pais sintam dificuldades em confiar a segurança de seus filhos para pessoas que estão fora do seu círculo familiar. Aliado a isso, encontrar um transporte escolar em BH que esteja adequado aos horários das aulas e rotas desejados pode ser um dificultador. Contudo, essa é uma atividade que deve ser delegada pelos pais, afinal, trata-se da educação das crianças.

Contudo, para facilitar este processo, os pais podem e devem tomar certos cuidados para se tranquilizarem, como verificar a documentação do motorista, observar se este profissional possui qualificação específica para transporte de alunos e, principalmente, se o limite de lotação máxima é sempre respeitado. Além disso, investigar de forma criteriosa cada detalhe fornece mais tranquilidade para tomar a melhor decisão.

O que considerar antes de contratar um transporte escolar?

Como falamos anteriormente, muitos pais dependem do transporte escolar terceirizado. Por isso, é preciso ter um cuidado especial na escolha deste serviço. Assim, os pais precisam estar atentos a uma lista de itens indispensáveis para a segurança, que vão desde detalhes básicos até questões mais técnicas. Entenda o que não pode ficar de fora para que sua escolha seja acertada.

Busque referências com outros pais

Antes de qualquer coisa, a experiência de outros pais de alunos tem um peso muito importante na sua decisão. É claro que este detalhe não deve ser avaliado de modo isolado, mas, ter a opinião favorável de alguém que conhece o prestador de serviços na prática ajuda, e muito, a sua procura.

Além disso, é importante lembrar que todos os pais estão sempre preocupados com a segurança de seus filhos. Por isso, um aceno positivo pode caracterizar que o transporte é bom de fato. Além disso, eles podem saber de detalhes mais importantes do que você será capaz de observar em uma vistoria.

Confira a documentação do motorista e do veículo

Apesar de ser uma questão fundamental, alguns pais acabam negligenciando ao deixar de verificar se o motorista é habilitado para conduzir este tipo de veículo. Assim, observe a categoria em sua habilitação — que deve ser no mínimo “D”. Além disso, apesar de não ser obrigatório, ter participado de cursos adicionais para transporte de crianças e noções básicas de primeiros socorros podem ser diferenciais importantes.

Outro ponto importantíssimo é verificar junto ao DETRAN se o condutor e o veículo possuem registros no órgão de trânsito liberando esta atividade. Ainda, para facilitar o controle dos pais, os motoristas são obrigados a identificar o veículo com a autorização do DETRAN, que por sua vez, devem estar fixos em um local visível da parte interna do veículo.

O transporte escolar em BH conta com o auxílio da BHtrans para manter o cadastro das empresas licenciadas e também dos estabelecimentos de ensino que são atendidos por cada veículo. Dessa forma, é ainda mais fácil para os pais verificarem a situação atual de cada profissional para que assim, possa escolher aquele que melhor atende às suas expectativas em relação ao serviço.

Observe os itens de segurança

Um transporte seguro de fato precisa contar com todos os itens de segurança necessários para assegurar o bem-estar das crianças. Assim, é preciso vistoriar os equipamentos como cintos de segurança, tacógrafos, extintores de incêndio, faixas refletivas, luzes de emergência.

Ainda, vale observar se o veículo está identificado corretamente com a placa vermelha e a faixa horizontal amarela escrito “ESCOLAR”.

Ainda, os pais precisam estar atentos às condições gerais do veículo de transporte escolar. Ou seja, observe a situação dos bancos, veja se a lataria possui alguma irregularidade ou se os pneus estão de acordo com as regras de trânsito e se apresentam bom estado de uso.

O tempo de uso do veículo também é importante, pois representa uma segurança maior para as crianças. Nesse sentido, dê preferências para aqueles que possuem no máximo 7 anos de uso. Além disso, o veículo deve possuir seguro contra acidentes, estar licenciado nos órgãos municipais e estaduais e, por fim, deve apresentar laudo aprovado da vistoria técnica realizada pelos órgãos de fiscalização.

Veja se existe o auxílio de algum monitor

A presença de uma pessoa para ajudar no transporte escolar é muito importante para que o motorista possa conduzir o veículo com ainda mais segurança. O papel do monitor é de grande relevância para que o trajeto seja tranquilo, pois este profissional será responsável por manter as crianças em seus lugares.

Em outras palavras, é dele a função de manter os cintos de segurança afivelados, cuidar para que nenhuma criança tente colocar qualquer parte do corpo para fora das janelas, tenham algum comportamento agressivo que possa tirar a concentração do motorista e até mesmo para garantir que os materiais escolares estejam sempre em lugar apropriado.

Concluindo, escolher o transporte escolar em BH é uma tarefa que exige muito de todos os envolvidos neste processo. Os pais precisam estar atentos a cada fator listado acima para evitar surpresas desagradáveis. Enquanto isso, motoristas e empresas de transporte escolar devem fornecer um serviço com qualidade e garantia do bem-estar físico e mental dos alunos.

O que achou das informações que trouxemos para você neste texto? Caso tenham sido úteis, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você poderá receber mais conteúdos como este que vão te ajudar a garantir que seus filhos tenham uma experiência acadêmica cada vez melhor.

Powered by Rock Convert