O período de férias escolares é o momento ideal para que as crianças e os adolescentes possam relaxar e esquecer das principais preocupações da escola. No entanto, muitos pais ficam preocupados com a periodicidade dos estudos durante esse período e gostariam de participar mais ativamente nessa época.

Embora as férias sejam uma época dedicada ao descanso, e relaxar seja extremamente importante, não é necessário esquecer completamente da escola nesses meses de folga. Com algumas dicas, é possível estimular o ensino dos filhos nesse período, seja direta, seja indiretamente.

Não sabe como fazer isso e gostaria de obter mais informações sobre o assunto? Continue a leitura e descubra algumas dicas práticas para tornar o período de férias mais produtivo para a educação de seus filhos, sem alterar o descanso da galera!

1. Programe passeios em museus ou exibições

Os museus são ótimas ferramentas de ensino. Infelizmente, no Brasil, eles são pouco visitados e até um tanto quanto esquecido por nossos governantes, graças ao desinteresse generalizado de nossa população sobre o tema. Por isso, é fundamental que façamos o possível para mudar esse quadro.

No entanto, esses edifícios são uma fabulosa maneira de divertir pessoas de qualquer idade, reunir toda a família em um passeio super especial e, de quebra, adicionar conhecimento a todos os envolvidos na atividade. Por que, então, não dar uma chance a eles?

Escolha museus ou mostras com temas que agradem a toda a família. Há diversas opções, algumas delas com tempo limitado e completamente gratuitas. Se informe no site de seu município e se divirta!

2. Faça sessões de cinema educativas

Quem não gosta de um cineminha, não é mesmo? Embora nem sempre existam opções interessantes de filme em cartaz (ou até mesmo adequada a todas as faixas etárias), fazer sessões em casa é uma boa maneira de reunir todos os familiares e garantir a distração e umas boas risadas.

Felizmente, é possível unir o útil ao agradável e organizar sessões de cinema com um tema educativo. Há ótimos filmes (ou até mesmo séries) adequados para várias idades e que cobrem diversos eventos de nossa história mundial.

Escolha títulos que agradem a todos e que envolvam estilos diferentes. Há filmes de drama, comédia ou aventura nos mais diversos idiomas. Prepare a pipoca e os docinhos e se divirta com a família enquanto todos aprendem coisas completamente novas!

3. Visite o jardim botânico ou parques

Que tal variar o ambiente de estudos de seu filho? Mesmo que você não seja um mestre em biologia, é possível aprender muitas coisas interessantes ao fazer pequenas visitas ao jardim botânico ou parques de sua cidade.

A observação da fauna e da flora nesses lugares é sempre uma ótima pedida para aprender mais sobre as plantas e os animais do Brasil.

Para adolescentes já iniciados nas matérias de zoofisiologia e botânica, esse tipo de passeio é fundamental. Faça perguntas durante a observação sobre os tipos de plantas do local e sobre o funcionamento de alguns sistemas dos animais identificados.

Visitar parques também pode ser muito legal para crianças mais novas aprenderem. Além disso, esses ambientes são perfeitos para um bom piquenique e para tirar fotos maravilhosas, que servirão como lembranças incríveis das férias escolares de seu filho!

4. Leve as crianças a espaços interativos

Durante a época de férias escolares, há muitas opções de espaços interativos em cidades por todo o Brasil. Esse tipo de lugar é focado na educação lúdica e ensina uma série de novas informações aos visitantes por meio de experiências únicas e, na maioria das vezes, sensoriais.

Por isso, levar a criançada a espaços como esses é uma opção garantida de diversão e educação. Muitas vezes, é possível encontrar opções gratuitas, especialmente nas férias de julho e do fim de ano.

Há opções que se assemelham a pequenos museus com alternativas interativas, enquanto outros são espaços unicamente destinados a esse tipo de experiência. Se informe e agende uma visita com toda a sua família!

5. Incentive o hábito da leitura

Outra boa maneira de conservar o hábito dos estudos e garantir a educação dos jovens durante as férias é sempre incentivar a leitura. Isso, é claro, não é feito de um dia para o outro e deve ser um trabalho contínuo, que envolve uma série de fatores.

O primeiro deles é disponibilizar títulos divertidos e educativos, além de um ambiente propício para tornar a leitura confortável e produtiva. Uma mobília de qualidade e um bom investimento em iluminação, por exemplo, são pontos fundamentais.

Outra dica interessante é misturar os livros aos filmes, faça uma associação com a dica do cinema em casa. Escolha títulos adaptados para o cinema ou para a televisão e compare-os, discuta as principais diferenças.

6. Faça pequenas gincanas com a família

Por fim, uma maneira incrível de se divertir, passar o tempo e aprender muito é a organização de gincanas em família. Esses jogos são responsáveis por muitas risadas e pela formação de memórias que serão carregadas por toda a vida com muito carinho, o que favorece o relacionamento entre pais e filhos.

As brincadeiras podem ser organizadas em temas ou serem completamente generalizadas, com perguntas sobre biologia, história, geografia ou curiosidades educativas em geral. Separe a família em times, caso ela seja numerosa, ou calcule a pontuação individualmente. Faça perguntas em papeizinhos e quem responder primeiro ganha mais pontos.

Outra maneira de organizar esse tipo de dinâmica é criar jogos como o Show do Milhão, que envolve muitas perguntas e curiosidades. No final, quem ganhar mais ‘’dinheiro’’, vence.

Gostou das dicas que demos sobre como tornar as férias escolares mais produtivas e não interromper o processo educacional ocorrido durante esse período? Com algum jogo de cintura e muita criatividade, é possível ensinar muito às crianças e aos adolescentes, mesmo enquanto eles relaxam e se divertem!

Para ficar por dentro de todas as nossas novidades, não deixe de assinar a nossa newsletter! Você vai receber conteúdo novo na caixa de entrada do seu e-mail sempre que publicarmos algo em nosso blog. Até a próxima!

Powered by Rock Convert