como estudar para o enem

Como estudar para o Enem? Veja como os pais podem ajudar seus filhos!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação anual que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino no país. A prova também funciona como uma forma de ingresso no ensino superior, sendo uma ótima oportunidade para os jovens recém-formados iniciarem a trajetória acadêmica.

Devido à importância da prova, é fundamental que os alunos se dediquem para obter um bom resultado. Nesse caso, contar com o apoio familiar é um diferencial e tanto para que o estudante obtenha melhores rendimentos e desempenho acima da média no exame.

Pensando nisso, listamos algumas dicas sobre como estudar para o Enem da melhor forma e como os pais podem auxiliar os filhos nesse momento. Confira a seguir!

Entenda como funciona o Enem

O Enem é uma avaliação organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nota obtida no Enem também é usada como um critério para o acesso de estudantes ao ensino superior.

O exame é dividido em duas provas, compostas de um total de 180 questões e uma redação. São 45 questões para cada área de conhecimento multidisciplinar, que são as seguintes:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A ideia é que, por meio da avaliação, o estudante relacione os conteúdos escolares aos acontecimentos cotidianos do meio no qual está inserido, permitindo que desenvolva senso crítico diante da realidade.

Atualmente, uma das principais formas de ingressar no ensino superior é por meio do resultado obtido no Enem. Por isso, é tão importante que o estudante conte com apoio nesse momento para aumentar as chances de alcançar uma boa nota e iniciar os estudos na faculdade.

O indicado é que o aluno comece a se preparar com bastante antecedência e seja estimulado desde o início do ensino médio para começar a pensar sobre o seu futuro e quais são as carreiras de seu interesse. A família tem um papel bastante relevante para que o jovem supere os desafios e consiga se dedicar inteiramente à preparação da prova.

Confira dicas para ajudar o seu filho na preparação do Enem

Quando o estudante conta com um local adequado para os estudos, tendo seus horários de dedicação respeitados por todos que dividem a casa, é possível ter um rendimento superior na aprendizagem. Da mesma forma, ter o acompanhamento pedagógico dos pais nesse momento faz toda a diferença para a melhora do desempenho estudantil.

E considerando que o momento pode ser tenso tanto para a família quanto para os jovens, é imprescindível saber como se preparar para o Enem da melhor forma. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você ajude o seu filho a enfrentar os desafios mais facilmente e a obter um bom resultado no exame.

Ajude na criação do plano de estudos

O plano de estudos é o primeiro passo para conciliar os horários que deve se dedicar a estudar com os outros compromissos do estudante. Por isso, ajude o seu filho na criação de um planejamento, incluindo momentos para o lazer e o descanso na agenda, pois eles também são fundamentais para o bom desempenho escolar.

Ofereça apoio emocional

Diante da fase de tensão vivida por todos que acompanham o aluno no desafio dos estudos, é preciso oferecer apoio emocional e não cobrar tanto do jovem. Nesse período, é imprescindível encontrar um equilíbrio para manter o bem-estar, fazendo com que o aluno tenha segurança e apoio familiar para superar as dificuldades de aprendizagem.

Reserve um local adequado para os estudos

Os pais podem reservar um local em casa para que o filho tenha um espaço adequado para se dedicar aos estudos. Além de ser positivo para o rendimento, dificilmente ele sofrerá distrações ou interrupções. O ideal é que o cômodo seja silencioso, bem arejado e iluminado e, ainda, organizado com todos os materiais de apoio pedagógico.

Não pressione e respeite as escolhas

Outra dica é respeitar as escolhas e evitar ao máximo pressionar o andamento dos estudos. Por outro lado, os pais devem buscar dialogar abertamente com os filhos para entender quais são as maiores dificuldades e tensões que ele sente nesse momento.

Assim, pergunte sobre suas perspectivas em relação à vida acadêmica e explique que toda decisão, por mais difícil que seja, deve ser tomada.

Incentive os momentos de relaxamento

Esforçar continuamente o desenvolvimento intelectual requer também momentos de relaxamento. Eles são fundamentais para manter a concentração e o foco nos temas de estudo.

Portanto, reserve horários para que o seu filho realize outras atividades que não exijam esforço mental, como dar uma caminhada pela casa, fazer pausas para se alimentar, conversar com amigos, entre outros.

Ofereça uma boa alimentação

Disponibilizar uma alimentação equilibrada e nutritiva também é um aspecto que faz toda a diferença na preparação do exame. Assim, incentive o seu filho a fazer pausas e converse sobre a importância de se alimentar adequadamente para ter mais disposição para a avaliação.

Nesse período, é comum que os estudos tomem muito tempo e acabem interferindo na rotina alimentar, por isso, é imprescindível ter uma atenção redobrada com a dieta.

Esteja presente

Busque estar sempre presente e dialogue abertamente sobre as dificuldades de aprendizagem do seu filho. Muitas vezes, ele apenas precisa saber que mais alguém está a seu lado oferecendo auxílio para superar os desafios. Dessa forma, é possível ter um acompanhamento pedagógico mais significativo e que realmente seja um diferencial para a trajetória escolar do estudante.

Viu só como estudar para o Enem fica muito mais simples quando o aluno conta com o apoio familiar?

Você também deve ter em mente que a escola tem um importante papel no processo de preparação para o exame. O ideal é que a instituição de ensino ofereça orientação específica e focada na abordagem da prova. Assim, lembre-se de que este é um ponto essencial e que deve ser considerado na hora de escolher o colégio ideal para o seu filho.

Gostou do conteúdo? Quer saber como o Colégio Arnaldo auxilia os estudantes a se prepararem para o Enem? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.