Ah, a juventude! Essa é uma época superimportante para o desenvolvimento humano, em que ocorrem diversas descobertas e experiências completamente únicas. Infelizmente, poucos pais sabem exatamente como lidar com filho na adolescência, e acabam sobrecarregando os jovens ou deixando-os ansiosos, além de gerar um clima de descontentamento no lar.

Embora possa parecer difícil lidar com as alterações de humor e a instabilidade dos filhos que já não são tão pequenos, saiba que é muito fácil compreendê-los e dialogar com eles, desde que haja muito amor e alguma dose de paciência.

Não sabe como lidar com um adolescente de maneira efetiva? Não consegue falar a língua dos jovens que moram em sua casa? Tem atritos constantes com seu filho por causa de coisas supérfluas? Continue a leitura e confira 8 dicas importantes para garantir que o diálogo entre você e seu filho volte a acontecer!

1. Dê autonomia

Autonomia é o nome dado à capacidade humana de pensar por si mesmo e decidir o que fazer com a própria vida. Embora os adolescentes ainda sejam dependentes de seus pais, é interessante deixá-los trabalhar a própria autonomia, ainda que respeitando alguns limites.

Ter pensamento crítico, as próprias opiniões e, até mesmo, fazer escolhas erradas é fundamental. Assim, seu filho pode aprender com seus erros e exercitar a própria cidadania — coisas que são cruciais para qualquer adulto. Portanto, deixe que ele tome algumas decisões e lide com as consequências, boas ou ruins, de seus atos.

2. Dialogue sempre que possível

A conversa é sempre o método mais eficaz de garantir que a relação entre você e seu filho seja satisfatória. Nesses casos, vale conversar sobre tudo, sempre com a mente muito aberta e com muita paciência. Lembre-se de que aquilo que os jovens não ouvem de seus pais, eles fatalmente escutarão em algum outro lugar.

Para isso, seja aberto e compreensivo e mostre que você consegue conversar sobre os mais variados assuntos, até mesmo os mais tabus, sem maiores problemas. Escute a opinião de seu filho e explique a sua, criando um debate saudável e construtivo.

3. Saiba limitar

Como dissemos, incentivar a autonomia é algo muito importante para os jovens. Afinal, eles precisam conhecer a si mesmos e saberem qual é o seu lugar no mundo. Apesar disso, os limites também são muito importantes e devem ser dados e respeitados, mas sempre com calma e paciência.

Horários para voltar para casa, seguir uma rotina de estudos e cuidar da alimentação, por exemplo, são limites que devem fazer parte do dia a dia e devem ser levados a sério. Além disso, proibições também valem, especialmente quando se trata de álcool e cigarros, por exemplo. Elas devem, no entanto, ser explicadas — e não apenas proibidas sem satisfações.

4. Mantenha um contato com a escola

Conversar com a escola é uma ótima maneira de conversar também com o seu filho. Afinal de contas, esse é um ambiente em que o adolescente não está sob o seu olhar e, assim, muitos problemas podem ocorrer, como o bullying e outras situações.

O diálogo com a escola e a participação dos pais na vida escolar é fundamental para observar se alguma coisa está ocorrendo e, então, conversar com o seu filho sobre isso. Além disso, é possível descobrir afinidades e utilizá-las para se aproximar ainda mais do jovem adolescente.

5. Descubra os seus gostos

Não sabe do que seu filho gosta? Não consegue dialogar com ele por conta disso? Então, esse é um bom lugar para começar a deixar as coisas mais divertidas. Lembre-se de que ser pai ou mãe não significa que não possam existir momentos de descontração. Eles são, na verdade, tão importantes quanto quaisquer outros.

Converse sobre os gostos de seu filho em relação à música, séries ou filmes, e participe desses momentos. Faça maratonas de seriados, leia os mesmos livros e os discuta, ou dê uma chance aos álbuns preferidos dele. Da mesma maneira, apresente a ele as coisas que você gosta. Quem sabe vocês não se tornam fãs de um mesmo artista?

6. Elogie as pequenas coisas

Uma das principais queixas dos adolescentes é justamente a falta de elogio de seus pais ou responsáveis. Elogiar é uma forma de mostrar que você reconhece aquele esforço e acredita em seu potencial, além de deixar claro que você acha que ele está mandando superbem em determinado ponto.

Por isso, elogie mais! Se possível, busque algo para elogiá-lo diariamente. Pode ser desde o seu desempenho escolar até coisas mais simples, como o modo que o cabelo está penteado naquele dia. Esse tipo de atitude fortalece a autoestima, o deixando mais confiante, seguro e mais próximo de você.

7. Mostre sempre o seu apoio

Muitas vezes, os adolescentes acham que não podem contar com os seus pais. Isso leva a muitos erros que, na maioria das vezes, não são reportados aos seus responsáveis por medo de repressão ou punições.

Para evitar esse tipo de situação, que tal demonstrar que você sempre estará ali por ele? Converse, sempre que possível, reitere que ele pode contar tudo e que vocês resolverão, juntos, os problemas que surgirem no caminho.

8. Seja também um amigo

Isso nos leva à última dica: seja também um amigo de seu filho. O trabalho de pai não deve, jamais, ser desconectado da amizade que deve ser nutrida e cultivada entre você e os adolescentes de sua casa.

Ainda que façam parte de gerações diferentes, nada impede que as duas partes busquem compreender uma a outra e se inserir em suas realidades. A amizade entre pais e filhos é, portanto, fundamental para que a relação seja forte e saudável.

Como podemos ver, lidar com filho na adolescência não é assim tão difícil, não é mesmo? Seguindo essas pequenas dicas, fica muito mais fácil dialogar com os jovens e deixá-los confortáveis e seguros. Essa aproximação faz com que as relações se estreitem e que você passe a ser visto não só como um responsável, mas como um amigo. Assim, o respeito é mútuo e tudo flui de maneira muito melhor!

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Dessa forma, outros pais também ficarão por dentro das maneiras mais efetivas de conversar e lidar com seus filhos. Até a próxima!

Powered by Rock Convert