Atualmente considera-se que a educação não é responsável apenas pelo aprendizado de fórmulas e regras científicas, mas também por auxiliar na formação humana dos jovens. Nesse sentido, uma tendência do ensino é buscar o desenvolvimento integral dos estudantes, o que inclui a consciência social.

A escola é uma experiência coletiva importante, por isso, é preciso que ela e a família estejam comprometidas com o favorecimento da aprendizagem socioemocional. Assim, é possível formar adultos mais críticos e conscientes.

Compreenda neste post o que é a consciência social, por que ela é tão importante e como a escola pode ajudar no seu desenvolvimento. Vamos lá?

O que é consciência social?

A consciência social pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de perceber a sociedade ao seu redor. Nesse sentido, é importante que se compreenda como o reflexo de ações públicas, como a educação e a saúde, afeta a sociedade em todos os níveis. Da mesma forma, é preciso que cada pessoa observe como as suas ações individuais afetam os outros.

Com isso, a consciência social pressupõe ter sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente. Isso é muito importante para a construção de valores fundamentais, como o respeito, a responsabilidade e o senso de justiça.

Por que ela é importante?

Os valores devem ser aprendidos desde a infância, pois estimulam os jovens a perceber a sua responsabilidade no mundo em que vivem, o que será levado por toda a vida. Assim, é possível melhorar as relações familiares e escolares, além de consolidar as bases de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Para isso, é importante que algumas habilidades socioemocionais sejam estimuladas. Veja quais são elas.

Desenvolvimento da empatia

A empatia é parte importante da consciência social. O termo se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro e é fundamental para a formação das crianças e dos adolescentes.

Quando a educação favorece a empatia, é possível reduzir a violência, além de ajudar no equilíbrio emocional dos jovens. Isso faz com que eles sejam sensíveis em relação às outras pessoas e, assim, consigam desenvolver relações mais saudáveis.

Maior senso de colaboração

Ao desenvolver a capacidade de considerar as outras pessoas e não olhar apenas para si, o senso de equipe e o espírito colaborativo melhoram muito. Essa ação favorece a proatividade e a criatividade, que são habilidades importantes para toda a vida.

Quando a consciência social é valorizada pela educação escolar e familiar, os jovens se percebem como pessoas com responsabilidades em seu meio e entendem que todas as suas ações geram algum efeito sobre os outros.

Dessa maneira, a sua autoestima também é favorecida e as atividades que são realizadas ganham mais sentido. Isso ocorre porque o pequeno se reconhece também como alguém importante e com a capacidade de fazer diferença no lugar onde se encontra.

Formação da personalidade

Durante a juventude a personalidade começa a ser formada. Nesse sentido, uma boa educação, que seja baseada em valores sólidos, é fundamental para que as crianças e os adolescentes se tornem adultos responsáveis, justos e honestos.

Assim, é importante que o aprendizado da consciência social se dê por meio do diálogo em casa, além de debates, rodas de conversa e estudos sociais na escola. Porém, é necessário também que o jovem seja convidado a conhecer algumas questões na prática, para que perceba as realidades diferentes da sua.

Isso pode ser feito por meio de projetos sociais, que são importantes para quebrar preconceitos e mostrar aos jovens o seu poder transformador. Dessa forma, é possível que aprendam sobre a igualdade, o respeito ao outro e maior valorização da diversidade.

Maior controle das emoções

Desenvolver a consciência social é importante para que os jovens entendam melhor o mundo em que vivem, o que ajuda também a compreenderem mais sobre as próprias emoções. Assim, ao reconhecerem os sentimentos das outras pessoas, também desenvolvem uma relação melhor com as próprias emoções.

Ao ter contato com realidades diferentes, é possível exercer maior amor ao próximo, humildade e respeito. Nesse sentido, é necessário considerar que as crianças e os adolescentes aprendem muitas coisas pelo exemplo. Dessa maneira, ao estarem em um ambiente em que o espírito coletivo e a responsabilidade social são valorizados, a tendência é que também repitam essas ações.

Como a escola pode ajudar?

É importante que os valores familiares sejam ampliados e reforçados pela escola. Dessa maneira, os pais devem conhecer os objetivos e a missão da instituição onde os filhos estudam.

Para que a escola favoreça a consciência social, é preciso que isso faça parte do cotidiano da instituição. Assim, as aulas devem abordar questões relevantes para a sociedade, bem como propor atividades com esse objetivo.

Com isso, compreende-se que todo o aprendizado trata da consciência social. Em uma aula de português, por exemplo, é possível abordar a diversidade, a história do idioma e a riqueza das variantes. Da mesma maneira, o preconceito linguístico é estimulado ao ensinar aos alunos que existe um jeito certo de usar a linguagem e todos os outros são errados.

Por isso, é fundamental conhecer o colégio dos filhos e observar como a diversidade cultural e a consciência social são abordadas. Também é importante que a escola conte com projetos sociais, que, como dissemos, são essenciais para a formação dos estudantes. Isso favorece a cidadania e estimula a solidariedade nos jovens.

O Colégio Arnaldo, por exemplo, tem como missão a valorização do respeito à pessoa humana, sem distinção. Além disso, tem o compromisso com a Palavra de Deus e seus ensinamentos, como a melhor maneira de aperfeiçoamento do ser humano.

Dessa maneira, é possível compreender que a consciência social é uma base importante para a formação de pessoas melhores. Para isso, você pode optar por uma escola que tenha os mesmos valores que a sua família. No Colégio Arnaldo os projetos sociais têm grande importância e ensinam os alunos sobre a solidariedade cristã.

Para conhecer mais sobre os nossos valores e como a responsabilidade social é importante em nosso projeto de ensino, acesse o nosso site!

Powered by Rock Convert