Há muito tempo a tecnologia tem transformado a maneira como nos relacionamos. Agora, durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, esses recursos se tornaram essenciais para que possamos manter contato com a família. Parece incrível, mas, é a distância de quem amamos que nos protege nesse momento tão delicado em que o mundo vive.

A seguir, explicaremos:

  • como a tecnologia facilita o contato com a família;
  • quais recursos podemos utilizar para estamos perto de quem amamos;
  • porque a tecnologia deve ser usada com moderação e responsabilidade;
  • quais cuidados devemos tomar enquanto usamos esses recursos.

Boa leitura!

Como a tecnologia facilita o contato com a família?

Vamos ser sinceros: a pandemia da Covid-19 mudou tudo ao nosso redor. Vivemos tempos de incertezas, de receios e, além de tudo, isolamento social. O momento atual trouxe tantos desafios! Nossa rotina já não é a mesma, nossos hábitos de higiene mudaram e tantas coisas precisaram ser reinventadas todos os dias, sobretudo para quem tem filhos em casa.

A parte mais dificultosa, entretanto, é a distância. Estar longe de quem a gente gosta é um sinal de amor e de bem-querer ao próximo. Quem poderia prever algo assim? Mas, a boa notícia em meio a tudo isso, é que ainda conseguimos falar com os nossos familiares graças à tecnologia.

Antes, muitas pessoas acreditavam que a tecnologia afastava quem estava perto. Hoje, a coisa muda de figura. Embora essas ferramentas não substituam as interações da vida real, é por meio delas que conseguimos manter contato com a família diariamente em tempos de isolamento social.

As crianças, por exemplo, que necessitam ficar afastadas dos idosos, podem conversar virtualmente com seus avós e avôs. Assim, estreitam laços, matam as saudades e mostram a eles que, mesmo com a distância, eles não estão sozinhos.

Quais recursos podemos usar em tempos de isolamento social?

Entendeu como a tecnologia é importante atualmente? Então, confira, a seguir, algumas ferramentas que favorecem o contato com a família e ajudam a diminuir a saudade.

Redes sociais

Ao atualizar o Instagram e o Facebook, por exemplo, mostramos um pouco da nossa rotina para familiares e amigos. Essas redes sociais ainda oferecem a possibilidade de trocarmos mensagens privadas ou ainda realizar videochamadas.

Aplicativos

Quem não gosta de redes sociais, tem a alternativa de utilizar aplicativos de conversa que, em muitos casos, também oferece a possibilidade de realizar videochamadas. São eles:

Ligações

Para manter o contato com a família, a velha e boa ligação nunca falha! Essa é uma opção bastante válida para conversar com idosos que não estão familiarizados com os demais recursos tecnológicos.

Por que é preciso utilizar esses recursos com responsabilidade e moderação?

A tecnologia, de fato, tem nos ajudado bastante a lidar com o isolamento social. No entanto, precisamos cuidar para que esses recursos sejam utilizados com responsabilidade e moderação, especialmente se as crianças estão envolvidas nessa questão.

Lembre-se de que a internet ainda oferece alguns perigos aos pequenos e, embora estejam em casa, eles não estão imunes a isso. Os pais ainda lidam com os desafios virtuais e precisam impor alguns limites, além de supervisionar as crianças enquanto estão conectadas.

Veja, a seguir, algumas sugestões para ajudar você a lidar com os desafios virtuais:

  • fique de olho no que o pequeno acessa;
  • determine um limite de tempo para utilização dos aparelhos tecnológicos;
  • converse abertamente com o seu filho sobre o uso, alertando sobre os riscos;
  • mantenha os aparelhos em áreas comuns.

As medidas de responsabilidade e moderação também valem para os adolescentes, viu? Se estão utilizando aparelhos em seus quartos, é imprescindível, também, ficar de olho no tempo de utilização das ferramentas e quais tipos de sites e aplicativos eles utilizam.

Quais cuidados devem ser tomados enquanto utilizamos a tecnologia?

Agora que você já sabe como manter contato com a família utilizando a tecnologia e, ainda, que esses recursos precisam ser utilizados com moderação e responsabilidade, falaremos sobre outros cuidados importantes. Com a intensificação da utilização das tecnologias, nos deparamos com o aumento de fraudes e golpes pela internet.

É triste ter que lidar com esse tipo de situação, não é mesmo? Infelizmente, pessoas mal intencionadas aproveitam esse momento de comoção mundial para extorquir outras, compartilhar links maliciosos, pedir senhas de cartões, roubar dados pessoais, entre outras situações.

Sabendo disso, precisamos nos resguardar não só durante o contato com a família, mas sempre que estivermos trocando mensagens, navegando pelas redes sociais, em videochamadas etc. Nos próximos tópicos, listaremos alguns cuidados essenciais que devem ser tomados. Continue lendo!

Utilize aplicativos confiáveis

Não é recomendado realizar o download de aplicativos ou programas por meio de links. O ideal é sempre buscar o produto na loja on-line de seu sistema operacional, seja ele iOS, seja Android.

Evite exposições de dados

Às vezes, recebemos mensagens instantâneas com um tom alarmista e que tentam nos induzir ao clique. Por ingenuidade ou impulso, algumas pessoas acabam acessando esses links compartilhados gerando, assim, a exposição de dados. Nesses casos, senhas de redes sociais, e-mails e até cartões de créditos podem ser roubadas.

Por esse motivo, recomendamos que desconfie dessas mensagens. Mesmo um aviso de uma promoção ou item gratuito, por exemplo, pode colocar seus dados em risco. Antes de clicar, investigue a informação a fundo.

Utilize antivírus

Existem vários antivírus gratuitos que podem ser facilmente instalados em dispositivos tecnológicos. O ideal, como dissemos, é buscá-los na loja on-line de seu sistema operacional ou, ainda, no site oficial do fabricante. Sempre que possível, faça uma varredura em seus dispositivos para eliminar vírus ou aplicativos espiões.

Viu como a tecnologia favorece o contato com a família? É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados enquanto estamos conectados, a fim de nos protegermos contra fraudes e golpes. Além disso, é importante evitar o uso excessivo dessas ferramentas e mostrar aos pequenos que, além do mundo virtual, existem outras atividades divertidas para realizar enquanto estão em casa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre como simplifica o contato com a família!

Powered by Rock Convert