Sabemos que o distanciamento social está sendo um momento novo, de incertezas e adequações que estão trazendo desafios à rotina diária de nossas famílias.

As crianças pequenas, ao ver papais e mamães em casa, tendem a compreender que, a todo momento, os responsáveis estão a sua disposição. Por isso, é muito importante que seja estabelecida uma rotina diária, para que a criança consiga perceber que, apesar de estarem todos juntos, há hora para realizar cada atividade.

Para auxiliar nesse momento, é importante criar um quadro com os horários (em uma folha de papel, num quadro, etc.), para crianças pequenas, é interessante ilustrar com desenhos. Nesse quadro, é necessário conter as tarefas diárias a serem realizadas, como: hora de acordar, hora de tomar café, hora de estudar, hora de brincar, hora do almoço.

Lembre-se de que em alguns dias dará tudo certo, mas também haverá dias em que será preciso uma nova adequação. Diariamente, em sua rotina, insira um momento de feedback do dia. Converse com a sua criança sobre o que foi feito com alegria e aquilo que não foi tão bom assim.

Dessa maneira, vamos caminhando um passo de cada vez.Pense nas batalhas que de fato precisam ser traçadas.  Conte com a equipe pedagógica do colégio que poderá orientar melhor a execução das atividades escolares para que seja de uma forma mais tranquila e saudável para a criança.

Texto da Profa Drielen dos Santos, Orientadora Educacional da Educação Infantil e Ens. Fundamental anos inicias do Colégio Arnaldo.

Powered by Rock Convert