cronograma enem 6 meses

Como montar um cronograma de estudo de 6 meses para o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação que ocorre a cada ano e serve como um dos requisitos para ingressar no ensino superior. Quem está se preparando para a prova deve se planejar para definir um cronograma de estudos ao longo do ano.

Até porque o exame cobra uma série de disciplinas e conteúdos dos candidatos. Assim, o ideal é se preparar o quanto antes, de preferência desde o início do ano, para ter mais chances de atingir um bom resultado. No entanto, nem sempre isso é possível, e o aluno deve se organizar dentro do período que tem disponível para a preparação.

Quer saber como montar um cronograma para o Enem em 6 meses? Acompanhe a seguir e confira nossas dicas!

Como planejar um cronograma faltando apenas 6 meses para o Enem?

Quem vai se candidatar ao Enem deve ter em mente que nunca é tarde para começar a estudar. Por conta da pandemia, muitos estudantes acabaram desorganizando sua rotina de estudos. Mesmo assim, com um bom cronograma, é totalmente possível recuperar o tempo perdido e ter chances de tirar uma nota satisfatória no exame.

No entanto, é importante ter atitude e priorizar o quanto antes a preparação para fazer a prova. Existem, por exemplo, algumas técnicas de estudo que podem auxiliar bastante o candidato nesse momento, como a técnica Pomodoro, mapas mentais, simulados, resumos, entre outros.

O fundamental é não deixar nada para depois e iniciar o seu planejamento hoje mesmo. Com uma rotina bem estruturada, é possível reservar períodos para os estudos e também para o lazer e o descanso, que são ações essenciais para quem está se preparando para a avaliação. A seguir, confira algumas dicas para iniciar a montagem do seu cronograma da melhor forma.

Faça uma análise da rotina que tem hoje

Será preciso parar um pouco e analisar quais são as atividades as quais você dá mais prioridade na sua rotina. Em alguns casos, você precisará cortar atividades e, até mesmo, substituir determinados hábitos para ter mais tempo livre para os estudos.

O mais importante é dar preferência a um período de algumas horas do seu dia em que se sente mais produtivo para se dedicar. Certas pessoas têm mais facilidade para estudar à noite, enquanto outras memorizam melhor os conteúdos pela manhã. Por isso, encontre os melhores horários e procure sempre reservar um tempo para o seu descanso.

Separe um horário fixo para os estudos

Entendendo como é a sua rotina, você poderá elaborar e planejar melhor um cronograma, estabelecendo um horário fixo para os seus estudos. É fundamental seguir o compromisso à risca e não procrastinar, por exemplo, com distrações ou acabar fazendo outra atividade no momento que você deveria estar estudando.

Isso é importante até mesmo para que o seu cérebro assimile e se acostume com o novo cotidiano. Tendo horários bem definidos, você perceberá que será até mais simples reservar momentos para outras atividades e compromissos que não têm relação com os estudos.

Dedique mais tempo aos assuntos em que sente dificuldade

O Enem é recheado de conteúdos e disciplinas, divididos por diferentes áreas do conhecimento. É comum que os candidatos tenham mais dificuldade em alguns assuntos que são cobrados na prova. Por isso, para ter mais chances de ter um bom resultado, é essencial dedicar mais tempo aos temas pelos quais se sente mais desafiado.

Também é interessante fazer resumos e procurar por materiais didáticos explicativos para ter um melhor apoio no momento da aprendizagem. Outra dica interessante, e que pode reforçar os seus estudos, é procurar por questões anteriores para conhecer as exigências da banca examinadora e como ela cobra cada assunto.

Programe pausas para não cansar a mente

É fundamental programar algumas pausas para o descanso, pois a sua mente pode ficar sobrecarregada, tendo em vista que a prova conta com uma série de conteúdos. Sempre que se sentir cansado, pare e faça algo para se distrair um pouco. 

Pode ser uma atividade simples, como dar uma volta ao redor da casa, brincar com o seu animal de estimação ou conversar com um amigo. No entanto, programe um tempo específico para a pausa, pois você pode atrasar o seu cronograma caso passe mais tempo do que deveria em uma atividade que não tem relação com os estudos.

Utilize técnicas de estudo

As técnicas de estudo também são bastante eficazes, seja para se aprofundar em um conteúdo, seja para ter mais foco e concentração. A técnica Pomodoro, por exemplo, é uma maneira de gerenciar o tempo, em que você deve, a cada 25 minutos de dedicação, realizar breves intervalos de 5 minutos para descansar. 

Outra técnica interessante é a do mapa mental, que é um tipo de diagrama em que você pode inserir resumos com símbolos e conceitos para organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações em destaque de cada matéria.

Priorize os assuntos por áreas do conhecimento

O Enem conta com quatro áreas do conhecimento principais: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática. Assim, é importante priorizar e organizar os estudos pelos assuntos mais cobrados em cada área. 

Os componentes curriculares geralmente se intercalam e acabam tendo temas e questões em comum. Portanto, fica mais interessante e produtivo estudar cada uma das áreas do conhecimento de maneira organizada, até mesmo para facilitar o preenchimento dos cadernos no dia da prova.

Contar com organização na rotina é imprescindível para ter melhores resultados. Até porque quem pretende começar a dedicação agora deve correr para não ficar atrás dos candidatos que já estão se preparando há mais tempo. Seguindo as nossas dicas, será mais simples se comprometer para dar conta de todos os conteúdos e disciplinas cobrados na prova.  

Para ajudar o aluno a montar um cronograma para o Enem em 6 meses e ter uma rotina de estudos eficaz, o Colégio Arnaldo oferece um curso extensivo preparatório para Medicina: o ArnaldoMED. O objetivo é realizar o sonho dos estudantes que sonham em ingressar nas melhores universidades do país e ter um ensino de mais qualidade.

Gostou do conteúdo? Quer saber como se destacar no Enem e nos principais vestibulares do país? Conheça agora mesmo os diferenciais e todas as vantagens do ArnaldoMed!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.