desempenho escolar

  Como acompanhar o desempenho escolar dos filhos? Veja nossas dicas!

Você acompanha o desempenho escolar do seu filho? Saiba que o apoio dos pais é fundamental para que os pequenos construam um relacionamento mais saudável e proveitoso com a escola. Afinal, com atenção e cuidado, eles se sentem acolhidos e preparados para enfrentar os desafios do mundo da educação.

Sabemos o quanto essa questão é importante para o desenvolvimento das crianças, sobretudo as menores. Por esse motivo, preparamos um post especial que explica:

  • a importância de acompanhar o desempenho escolar diariamente das crianças;
  • como ter uma participação ativa na vida escolar do seu filho;
  • como ajudá-lo a melhorar o desempenho escolar;
  • de que maneira a relação entre pais, escola e alunos beneficia o rendimento dos jovens.

Boa leitura!

Entenda a importância de acompanhar o desempenho escolar dos filhos

Quando os pais se envolvem e acompanham o desempenho escolar dos filhos, eles se relacionam muito melhor com a escola, com o que é apreendido em classe, com amigos e professores etc.

O aprendizado se torna mais fluído e natural para a criança. Ela se sente menos ansiosa e apreensiva, deixando de associar a escola a problemas e dificuldades. Na verdade, ela passa a enxergar a escola como um ambiente novo e cheio de possibilidades e oportunidades.

Assim, é essencial que os pais ajudem seus filhos a encarar a escola de forma positiva. É possível que a criança enfrente dificuldades, afinal, elas são comuns em qualquer âmbito da vida. Porém, com o acompanhamento do desempenho escolar, lidar com essas adversidades de maneira mais sábia e serena se torna mais fácil.

Confira dicas para acompanhar o desempenho escolar do seu filho

Depois de compreender a importância de estar mais presente na vida escolar dos jovens, chegou o momento de saber como é possível fazer isso. De maneira prática, compartilhamos algumas dicas para ajudar você a acompanhar o desempenho escolar em casa. Vamos lá?

Demonstre interesse e fale com seu filho

A primeira dica é simples, entretanto, pouco praticada por alguns pais. Assim, comece demonstrando interesse pelo que seu filho faz diariamente na escola. Pergunte sobre as atividades que ele tem desempenhado, como os professores se comportam durante as aulas e se ele tem amigos na classe em que está, por exemplo.

Estabeleça um diálogo de olho no olho para entender como ele se sente dentro do ambiente escolar. Sabemos que, às vezes, a correria do dia a dia não nos permite realizar as tarefas que gostaríamos, mas essa atenção é fundamental para o desempenho do seu filho.

É essencial conversar com ele e deixar claro que existe espaço para contar sobre suas conquistas, dificuldades e seus receios. Isso faz com que a criança se sinta acolhida. Assim, vale a pena investir nesse relacionamento, não acha?

Celebre as conquistas

Falando em conquistas, você tem reconhecido o progresso de seu filho? Celebrar os avanços, mesmo que pequenos, é importante para encorajá-lo a seguir em frente nos estudos com confiança em si mesmo.

Se ele terminou as tarefas antes do tempo previsto, ajudou um colega a estudar ou resolveu um exercício complicado, reconheça o esforço. Mencione o orgulho que sente por enxergar que ele realmente está se empenhando. Essa etapa, inclusive, pode contribuir para a melhora do desempenho escolar da criança, afinal, ela sentirá motivação para continuar estudando.

Incentive o estudo diário

Ajude seu filho a estabelecer uma rotina de estudos, mesmo que seja durante a semana. O ideal é separar algumas horas do dia para isso e, enquanto ele se concentra, você pode acompanhá-lo nas atividades, tirando dúvidas, estimulando o pensamento crítico e, ainda, buscando soluções juntos.

A ideia não é encontrar as respostas para ele, viu? É, na verdade, incentivá-lo a achar a resolução dos problemas sozinho, com muita paciência e respeitando o ritmo de aprendizagem do pequeno sempre. Essa atitude contribui para o desenvolvimento da autonomia e, mais uma vez, da confiança.

Verifique os cadernos diariamente

Para complementar a rotina de estudos e o acompanhamento diário do desempenho escolar, é importante folhear os cadernos para verificar o que tem sido estudado em sala de aula. Essa também é uma maneira de demonstrar o interesse pela vida escolar dele e, ainda, um excelente modo de entender quais conteúdos são abordados.

Incentive a adoção de hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis contribuem para um bom desempenho escolar, sabia? Uma alimentação equilibrada e diversificada, por exemplo, evita problemas de saúde no futuro e, entre tantos benefícios, favorece o desenvolvimento intelectual sadio.

O ideal, então, é incluir alimentos in natura no dia a dia do seu filho, evitando produtos industrializados e ultraprocessados. Uma dica bacana é envolver a criança na preparação das refeições. Esse pode ser um momento oportuno para estimular a criatividade. Juntos, vocês podem até preparar lanches saudáveis para ele levar para a escola, o que acha?

Veja mais hábitos saudáveis importantes para as crianças:

  • praticar atividades físicas agradáveis;
  • manter uma rotina de estudos estruturada;
  • beber água com frequência;
  • interagir com familiares e colegas;
  • utilizar a tecnologia com moderação.

Estimule a leitura

A leitura estimula a imaginação, contribui para o desenvolvimento da concentração e da memória e amplia o vocabulário. Além disso, pode ajudar o seu filho a escrever e interpretar textos da melhor forma. Em suma, melhora o desempenho escolar e é uma ferramenta valiosa também para ensinar sobre diferenças, tolerância e respeito.

Assim, vale a pena estimular esse hábito desde cedo, cuidando sempre para escolher os livros certos de acordo com a idade do pequeno. Outro ponto importante é introduzir a leitura de maneira leve e divertida, conectando os interesses do seu filho com os materiais escolhidos e, ainda, variando gêneros literários.

Crie um vínculo

Acompanhar o desempenho escolar é uma das maneiras de criar o vínculo com os pequenos. O dia a dia, na verdade, está repleto de oportunidades para fortalecer a conexão com seu filho. Por isso, aproveite os momentos de leitura, como falamos acima, deixe que ele participe das tarefas de casa e reserve um tempo para a diversão em família.

Você também pode compartilhar histórias, falando um pouco de sua infância, mostrando as brincadeiras que costumava fazer ou as comidas que mais curtia. Não esqueça, ainda, de demonstrar afeto físico. Mostre que ele está seguro e que é muito amado!

Dê o exemplo

Crianças aprendem pelo exemplo. Elas naturalmente copiam adultos, ainda mais seus pais. Por isso, ensinar pelo exemplo é uma arte e requer muita paciência e dedicação. Dessa forma, se espera que o seu filho mantenha uma alimentação saudável precisa fazer o mesmo. Se deseja estimular a leitura, por exemplo, precisa mostrar a ele que você é capaz de aproveitar o hábito também.

Monte um espaço de estudos adequado

Em suma, um bom ambiente de estudos favorece o desempenho escolar dos pequenos, contribuindo para que tenham mais foco e concentração. Sugerimos, então, que separe um cantinho para seu filho longe de ruídos, com boa ventilação e espaço ideal para acomodação dos materiais escolares. Não se esqueça de prezar pelo conforto, escolhendo móveis adequados para a idade dele.

Participe das reuniões de pais

Por fim, uma dica importante é participar das reuniões promovidas pela escola. Esses encontros são importantes para conversar sobre o desempenho escolar do pequeno, entender como ele se comporta em sala de aula, fazer perguntas sobre conteúdos etc.

Saiba que esse contato é primordial para entender a fundo, individualmente, como é o aprendizado do estudante e o que pode ser feito, por exemplo, para aperfeiçoar seu desempenho, se houver necessidade.

Veja algumas causas do mau desempenho escolar

Entendeu como acompanhar e ajudar a melhorar o desempenho escolar do seu filho? Agora que sabe mais sobre o assunto, é importante descobrir quais fatores podem prejudicar o rendimento das crianças. Veja:

Se percebeu algo diferente em seu filho, é interessante considerara procura por um psicólogo. Outra atitude que pode ajudar nesse momento é conversar com a escola e investir em uma boa relação. Falaremos sobre o assunto no próximo tópico.

Descubra a importância da relação entre pais, escola e alunos

Como falamos, uma de nossas dicas para acompanhar o desempenho escolar do seu filho é participar de reuniões. Acreditamos, na verdade, que essa não é a única maneira de manter contato com a instituição de ensino.

É importante aproveitar as diversas oportunidades que a escola proporciona para estabelecer uma relação de confiança entre a equipe escolar e os pais. Assim, recomendamos que marque presença em apresentações, feiras e demais eventos programados.

Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, sobretudo se ela é mais nova, e demonstra, para a escola, que o desempenho dela é importante para a família. Sabemos que o dia a dia não permite que pais estejam presentes o tempo todo, mas é preciso fazer um esforço para participar ao menos de alguns eventos.

Confira, a seguir, mais benefícios da relação entre pais, escola e alunos:

  • desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do estudante;
  • redução de possíveis problemas de indisciplina;
  • identificação de dificuldades de aprendizado;
  • melhora no desempenho de professores, educadores e toda a equipe escolar.

Gostou de saber como acompanhar o desempenho escolar do seu filho? Neste texto trouxemos informações importantes para que você compreenda que, independentemente da correria do dia a dia, é fundamental estar presente na rotina escolar do pequeno para garantir que ele tenha um aprendizado completo e saudável.

Gostou do conteúdo? Aproveite que está em nosso blog para entender o que é e como identificar a dislexia infantil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.