Você quer ajudar seu filho com as tarefas da escola, mas não sabe por onde começar, não é? Então, este post vai facilitar o momento: aprenda por que a participação da família na hora do dever de casa é essencial e, principalmente, saiba como ajudar o jovem a cumprir as obrigações escolares dele, seguindo rotina de estudos.

Além disso, veja quais dicas auxiliam os pais na hora do dever de casa dos jovens. Não dar respostas, ensinar a lidar com os erros e retirar distrações do ambiente de estudos, por exemplo, são pontos importantes.

Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Como a participação dos pais é importante na educação dos filhos?

Instituições de ensino são um ambiente de socialização e aprendizado para o jovem, mas não tiram a importância da educação em casa. Por isso, o momento de fazer a lição em família é essencial para a educação dos seus filhos, além de aumentar a interação dos pequenos com os pais.

Nesse momento, os adultos podem, ainda, se aproximar do processo de aprendizagem dos estudantes, verificando em que disciplinas eles têm mais dificuldades e quais matérias são mais familiares para os filhos. Identificando o perfil estudantil, os pais conseguem entender melhor as dificuldades dos jovens e propor soluções junto à escola.

Por que ajudar no dever de casa integra a família?

Você sabe que o dever de casa pode ajudar na aprendizagem de pais e filhos, porém, como essa ação integra a família? A resposta é simples: ao trocar conhecimentos, adultos e jovens se veem diante de desafios e têm que cooperar para chegar a um consenso.

Para os pais, especialmente, a hora da tarefa pode ser crucial na aproximação com a garotada — e suas dúvidas sobre o mundo físico, o corpo e o contato com o “outro” —, ajudando os adultos a entender o universo dos jovens e a perceber uma hierarquia dentro de casa, sem cortar, no entanto, os laços afetivos com os educandos.

Quais são as melhores dicas para ajudar filhos com o dever de casa?

Apesar de ser benéfico para pais e filhos, o momento do dever de casa também desafia a família. Por isso, quais dicas podem ajudar os adultos a tirar o melhor da experiência de aprendizagem com os jovens? Incentivar o pensamento crítico, criar rotina de estudos e investir em ambiente sem distrações deve facilitar a tarefa!

Não lhe dê as respostas

Ao ajudar o seu filho a fazer a lição de casa, você não deve resolver as questões para ele. Ainda que muitos pais tenham o hábito de responder o dever de casa pelos jovens, o ideal é auxiliar os estudantes, dando uma mãozinha em cálculos e respostas abertas.

A dica, portanto, é mostrar atalhos que ajudem o jovem a chegar ao resultado esperado. A partir dessa estratégia, ele começa a desenvolver o raciocínio, questionando-se sobre o assunto estudado e observando o repertório cultural necessário para encontrar uma resposta adequada a cada pergunta.

Ler instrução das tarefas de casa para os filhos, por exemplo, pode facilitar compreensão da questão. Caso note alguma falha no entendimento da lição, explique ao jovem de maneira simples e pense em comandos que facilitam a resolução do desafio.

Ajude-o a lidar com os erros

O item anterior nos traz a este: ao ajudar os filhos na lição de casa, você e o estudante terão que lidar com os erros. Logo, cabe ao adulto demonstrar ao jovem que errar é humano e, principalmente, que é possível compreender melhor uma questão a partir das próprias falhas.

Igualmente, você não precisa dominar o conteúdo trabalhado em sala pelos pequenos, ainda mais porque concluiu o Ensino Básico há um tempo. Portanto, fale para o seu filho quando não souber a resposta de uma questão ou o caminho que leva à conclusão da tarefa. Admitir que não conhece o assunto pode integrar a família e gerar mais empatia.

Por isso, os pais devem incentivar os filhos a conversar com o professor em caso de dúvida, uma vez que os questionamentos são naturais durante a prática de estudo. Assim, o profissional consegue intervir no processo cognitivo sem deixar que a lacuna sobre determinado assunto tire o foco do estudante.

O jovem, por sua vez, ganha mais controle, autoestima e coragem ao reconhecer que pode não dominar uma matéria, mas que está apto a compreender os passos que levam até a resolução de uma questão, com o auxílio de quem sabe sobre o assunto.

Retire distrações do ambiente

Na era digital, os jovens sofrem muito estímulo visual e sonoro, principalmente com aparelhos tecnológicos. Ainda que a tecnologia e o mundo virtual possam ser aliados da educação em casa, é preciso criar um ambiente livre de distrações.

Para tal, vale investir em mesa e cadeira confortáveis para as horas de trabalho escolar, além de restringir o uso de celular e televisão, por exemplo, durante os estudos, salvo em casos nos quais os dispositivos serão usados no processo de aprendizagem do jovem.

Crie uma rotina de estudos

A rotina de estudos é outro ponto crucial para melhorar o desempenho do seu filho nos estudos. Contudo, antes de decidir um calendário efetivamente, converse com o estudante e perceba que horários são mais propícios para as atividades.

Chegando a um consenso, estipule metas e cobre que as atividades pedagógicas sejam realizadas em determinado período. Ao final, a prática estimula a dedicação ao trabalho e requer responsabilidade do aluno, mostrando a ele que o esforço será recompensado com o passar do tempo.

Você entendeu neste conteúdo por que é importante ajudar os filhos com o dever de casa. Mas, nessa hora, existe uma linha tênue entre auxiliar o jovem e poupá-lo de questionamentos essenciais para o desenvolvimento dele. Pensando nisso, dicas como não dar respostas prontas e criar rotina de estudos são bastante funcionais.

O tema de hoje é bem pertinente, não é mesmo? Agora que você sabe qual é a importância do dever de casa e que dicas funcionam para ajudar os filhos com a tarefa escolar, compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais!

Powered by Rock Convert