dicas de livros infantis

5 livros infantis ideais para crianças que estão aprendendo a ler

A prática da leitura é fundamental em todas as idades, uma vez que ajuda a melhorar o vocabulário e a interpretação textual, além de dinamizar o raciocínio. Tendo em vista a sua relevância na formação humana e no desenvolvimento pessoal, é importante que os pais estimulem esse hábito nas crianças desde cedo. Mesmo as que se encontram em processo de alfabetização podem pegar o gosto pela leitura e ainda potencializar o seu aprendizado. Muitos pais, por outro lado, ficam receosos sobre quais obras ter em casa e buscam dicas de livros infantis para adquirir.

Pensando nisso e buscando facilitar o seu trabalho, elencamos 5 literaturas adequadas para crianças que estão aprendendo a ler e que podem ajudar na sua formação. Não deixe de conferir!

1. Contos de fadas

Os contos de fadas são histórias antigas repassadas de geração em geração, muitas delas de origem europeia e pertencentes à cultura ocidental. Em geral, os personagens que compõem a narrativa são criaturas fantásticas, o que atrai o encantamento e a curiosidade infantil. São vários os contos adaptados para os pequenos que você pode adquirir. Há, ainda, a opção de comprá-los em versão compilada para ler com os filhos.

2. Contos da mamãe ursa

O “Contos da mamãe ursa”, de Kitty Crowther, é uma das dicas de livros infantis para adquirir. A narrativa é composta por três histórias contadas pela mamãe ursa, que coloca o seu filho para dormir. Os contos exploram as dificuldades, os medos e as inseguranças que as crianças sentem antes do repouso noturno. Ao entendê-las, os pequenos podem trabalhar a inteligência emocional e ainda cair no sono durante a leitura.

3. ABC das coisas boas

O “ABC das coisas boas”, de Márcia Paganini, também é uma excelente opção para os pequenos. Este livro é composto por poemas que contam sobre as diversas experiências capazes de nos fazer felizes, como dançar com amigos, ler um bom livro ou abraçar alguém. Para tanto, a obra faz associações entre as palavras e as letras do alfabeto, o que pode ajudar o pequeno a aprender o ABC com mais facilidade.

4. Caraminholas

Outra indicação de livro é o “Caraminholas”, escrito por Bel Assunção Azevedo. Sabemos que, no processo de alfabetização, as crianças passam pela descoberta de inúmeras palavras, tanto na escrita quanto na fala. A narrativa do livro transmite esse encanto que é o aprendizado dos pequenos a partir de uma história leve e divertida de uma criança que descobre a palavra “Caraminhola”.

5. Quem quer brincar comigo?

Por último, vale a pena conferir o livro “Quem quer brincar comigo?”, de Tino Freitas. A história brinca bastante com a melodia das palavras e explora imagens divertidas que atraem a atenção do leitor. A narrativa se passa na casa de uma menina, onde diversos personagens engraçados começam a aparecer para brincar com ela.

Sem dúvidas, estimular o hábito de leitura nas crianças deve ser feito desde cedo. No processo de alfabetização, em especial, os livros são aliados para o desenvolvimento e o aprendizado infantil. Por outro lado, é importante fazer boas escolhas e conferir dicas de livros infantis condizentes com o estágio de formação do seu filho. Além disso, é fundamental acompanhá-lo na leitura para que ele se mantenha motivado.

Gostou das dicas de livro? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham indicações de leitura para os pequenos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.