educação ambiental nas escolas

Educação ambiental nas escolas: por que se preocupar com isso?

Você sabe qual é a real importância de praticar a educação ambiental nas escolas? A disciplina é voltada ao aprendizado de ações sustentáveis e que auxiliam na conservação do meio ambiente.

Aprender sobre a relevância da redução dos danos ambientais é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Por isso, nos últimos anos, as instituições de ensino têm estimulado o estudo dessa área do conhecimento a fim de oferecer uma formação completa aos estudantes.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda por que se preocupar com a educação ambiental nas escolas é importante. Confira a seguir!

Quais são os maiores objetivos da educação ambiental?

A educação ambiental é um saber que tem como objetivo formar pessoas mais conscientes e preocupadas com o futuro do meio ambiente. Sendo assim, ela incentiva o engajamento e a participação social, a fim de propor soluções sustentáveis aos variados problemas atuais.

A educação ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino. Sendo assim, o objetivo é proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente.

Por isso, é fundamental ensinar a disciplina desde cedo às crianças, tanto em casa quanto no espaço educacional. Dessa forma, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo de água diário.

Geralmente, as atividades são desenvolvidas de maneira que os estudantes consigam conciliar teoria e prática. Aulas em espaços abertos, as quais proporcionem contato com os recursos naturais, por exemplo, são essenciais para o aperfeiçoamento e a melhora do processo de aprendizagem.

Por que é importante incluir a educação ambiental nas escolas?

Antes de optar por uma escola para o seu filho, é preciso prestar atenção se a instituição oferece a disciplina de educação ambiental e se ela é priorizada pelos educadores. Esse aspecto é importante porque o colégio deve, de preferência, proporcionar aos alunos um entendimento amplo dos conceitos de sustentabilidade e de como ela contribui para a preservação e conservação do planeta.

Portanto, verifique se o ambiente escolar oferece debates, apresentações ou palestras que apresentem mais ideias sobre o tema. O ideal é que o local tenha algum espaço verde capaz de permitir atividades e práticas desenvolvidas com total segurança.

A seguir, veja alguns pontos benéficos de incluir a educação ambiental nas escolas desde os anos iniciais de escolarização.

Ajuda na construção de uma sociedade mais consciente

Um dos maiores intuitos da disciplina é atuar na transformação das pessoas que exercem influência no mundo. A educação ambiental, portanto, direciona a atenção para o papel de cada um no mundo, favorecendo a visão da coletividade, o sentimento de pertencimento e de responsabilidade diante da realidade ao seu redor.

Tudo isso ajuda a construir uma sociedade mais consciente de suas ações, focando em atitudes capazes de minimizar ou reduzir significativamente os danos ambientais. Assim, os alunos passam a entender que tudo o que fazem gera consequências diretas no meio, mesmo não apresentando impactos imediatos.

Aumenta o contato com a natureza

O contato com a natureza está cada vez mais difícil, principalmente devido ao processo de urbanização vivido pelas sociedades. Quando a criança se beneficia de um espaço natural para desenvolver as atividades, ela vivencia a experiência com o meio ambiente e tem a oportunidade de compreender sua complexidade.

Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde, o contato constante com a natureza também facilita o entendimento do indivíduo diante de seu papel na sociedade. Essa percepção permite que os pequenos pensem em longo prazo desde cedo, tendo em mente que as atitudes sustentáveis são fundamentais para a continuidade da vida e das futuras gerações.

Auxilia a reconhecer a importância do meio ambiente

Alunos bem informados sobre os problemas ambientais têm mais chances de se tornarem adultos preocupados com as questões naturais, permitindo que sejam transmissores dos conhecimentos adquiridos na escola.

Essa visão auxilia a reconhecer a importância do meio no qual vivem, pois os estudantes são direcionados a entender e refletir sobre sua responsabilidade na manutenção da preservação. Com isso, será mais simples propor soluções que auxiliam o desenvolvimento sustentável e que contribuam para o enfrentamento dos atuais desafios.

Proporciona o desenvolvimento de uma cultura sustentável

A informação teórica e prática obtida na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura sustentável. Assim, o ideal é que a instituição de ensino encoraje os estudantes a participarem e realizarem atividades de redução de danos, como separar o lixo, apagar as luzes, plantar árvores, entre outras.

Nesse sentido, as feiras e oficinas são ótimas oportunidades a fim de promover a educação ambiental nas escolas. Os educadores podem ainda incentivar a criação de projetos ambientalmente corretos que ofereçam impactos para toda a comunidade escolar, permitindo aos envolvidos entenderem a relevância da situação na melhora do processo de aprendizagem.

Foca na redução dos danos ambientais

Sem dúvidas, um dos maiores objetivos da educação ambiental é direcionar a atenção para a redução dos danos causados pela ação humana. Isso porque a disciplina provoca reflexões e motiva os alunos a agirem e realmente fazerem algo a partir do que está sendo ensinado.

A escola pode propor metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, deixando bem claro cada etapa para os estudantes. Com isso, será possível propor atividades que tenham como intuito a conservação dos recursos naturais e que, de certo modo, impactarão positivamente a rotina escolar.

Estimula a participação

Talvez um dos pontos mais benéficos de incluir a educação ambiental nas escolas seja, justamente, o estímulo dado à participação das crianças e dos adolescentes na criação de soluções aos problemas ambientais atuais. O envolvimento é essencial para que entendam seu papel na sociedade e no mundo ao seu redor.

Assim, será mais simples fazer com que compreendam, desde o início da escolarização, como é importante cuidar e conservar o meio ambiente para viver de maneira sustentável e com qualidade de vida.

Sem dúvidas, a instituição de ensino tem um papel fundamental para propor e ajudar com ações que respeitem a vida natural. O Colégio Arnaldo, por exemplo, oferece um ambiente seguro, agradável e acolhedor, possibilitando aos alunos vivenciarem as experiências práticas e terem mais oportunidades de desenvolvimento.

O Colégio Arnaldo também prioriza projetos pedagógicos na matriz curricular, permitindo que os estudantes sejam agentes participativos e se envolvam constantemente nas atividades educativas propostas pelos educadores.

Tendo em vista a importância da educação ambiental nas escolas, considere esse fator antes de escolher por uma instituição de ensino para o seu filho. Com isso, você terá a certeza de que ele terá acesso a uma educação mais consciente, participativa e atenta aos problemas reais do mundo.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também como a infraestrutura escolar impacta o aprendizado dos alunos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.