A educação infantil é uma área do ensino que muitas vezes é vista como menos importante. Por se tratar de ensinar bebês e crianças pequenas, frequentemente as pessoas acham que ela não é necessária e não tem valor.

No entanto, hoje sabemos que isso não é verdade. Com vários estudos sendo desenvolvidos sobre a primeira infância, fica cada vez mais clara a importância do desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento. Nesse aspecto, a educação infantil entra como grande aliada dos pais.

Mas, afinal, o que ensinam para crianças tão pequenas na escola? Neste texto, vamos explicar alguns dos temas gerais que são abordados na educação infantil. Acompanhe!

Qual o papel da educação infantil?

Antigamente, a educação infantil consistia em creches e pré-escola, cujo maior papel era ficar com as crianças enquanto os pais trabalhavam. Não havia grande preocupação pedagógica, já que era considerado desnecessário ter currículo ou diretrizes para crianças tão novas.

Conforme mais pesquisas foram realizadas, verificou-se que, na verdade, essa fase da infância tem muito mais importância do que se imaginava. Isso por ser um momento de construção de caráter, identidade e desenvolvimento físico e psicológico.

Com isso, aos poucos foram construindo-se diretrizes e currículos para a área de educação infantil. O aperfeiçoamento veio com o intuito de proporcionar às crianças uma infância com desenvolvimento pleno e humanizado das habilidades físicas e sociais.

O que é trabalhado na educação infantil?

Veja, a seguir, algumas das principais áreas trabalhadas nessa fase e os benefícios que elas trazem para o seu filho.

Conhecimento de mundo

Na escola, as crianças terão seu primeiro contato com o mundo e a cultura fora do ambiente familiar. Nesse momento, elas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a sociedade, a natureza e como algumas coisas funcionam.

Com isso, os professores podem desenvolver atividades que envolvam hábitos e costumes culturais, crescimento de plantas, nomes de animais, princípios de contagem, meio ambiente, entre outras coisas. A ideia é que esses temas sejam trabalhados durante todo o trajeto escolar da criança, adaptados à faixa etária.

Desenvolvimento da linguagem

Também nesse período são trabalhadas as habilidades de leitura e letramento. No entanto, não significa que as crianças devem começar a aprender a ler com o método tradicional na educação infantil — inclusive, isso é desencorajado.

O importante aqui é ajudar os pequenos a se familiarizarem com a linguagem, com os livros, com a existência da escrita e da leitura. Isso é feito por meio de rodas de leitura, contação de história, observação da escrita dos professores e outros métodos.

Além disso, elas ganham espaço e liberdade para expressarem suas próprias formas de leitura e escrita. Para isso, elas têm contato direto com livros infantis e momentos para rabiscar suas escritas pessoais.

Conquista da autonomia

Na escola, com o auxílio dos educadores, a criança aprende a ser mais independente, a caminhar por conta própria e a se cuidar. Entre essas pequenas conquistas de autonomia estão usar o banheiro, escovar os dentes, se trocar sozinha, amarrar o próprio cadarço, entre outras. Além delas, há outra muito relevante: a de se comunicar.

A habilidade da comunicação envolve aprender a falar, a se expressar, a identificar os próprios sentimentos, a saber dizer o que quer e o que precisa. Isso tudo faz com que os pequenos criem o senso de individualidade e fiquem cientes da necessidade de se expressarem da forma correta.

Convivência com outras crianças

Ainda no tema da comunicação, mais um grande ensinamento da escola é a convivência. Muitas vezes, é nesse ambiente que as crianças terão o primeiro contato com outras da mesma idade, e isso proporciona uma vivência muito importante a elas.

Nesse contato, os pequenos aprendem regras sociais e a se comunicar com os colegas, além de entenderem melhor sobre si próprios e a sociedade. Essa convivência também funciona como um exercício sobre o respeito, o que será essencial durante toda a vida deles.

Nesse sentido, a criança vai aprendendo no meio com os professores e as demais crianças, diferentes dela, quais atitudes são reprováveis ou não, como respeitar o outro e como ser respeitada também.

Expressão artística

É na educação infantil que as crianças começam a aprender a apreciação e a expressão artística, ambas muito importantes para o desenvolvimento psicológico, motor e social.

Várias escolas incluem aulas de música, dança e artes visuais em seu currículo, o que aumenta o repertório cultural dos pequenos. Além disso, eles ainda têm acesso a diferentes materiais, instrumentos e formas de expressão corporal.

Entre os benefícios desse contato, estão:

  • construção da própria identidade;
  • consciência corporal;
  • melhoria na coordenação motora;
  • melhoria na expressão corporal e verbal;
  • estímulo à criatividade.

Hábitos saudáveis

Você leu certo: na escola, é possível criar hábitos saudáveis! Para isso, as crianças aprenderão em que consiste uma alimentação balanceada e qual sua importância, além de serem estimuladas a lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes regularmente e praticar exercícios físicos.

Essas experiências auxiliarão na formação de crianças conscientes e que saibam cuidar da própria saúde. A partir disso, o risco de pegarem algumas doenças diminui.

Estímulo à curiosidade

Como sabemos, os pequenos são curiosos por natureza e sempre querem saber mais sobre o mundo ao seu redor. Na escola, longe de ser um problema, essa curiosidade será trabalhada para que eles aprendam a observar, pesquisar e verificar os acontecimentos. Assim, terão a oportunidade de desenvolver sua própria aprendizagem.

Isso proporciona os primeiros passos no pensamento científico e na construção de conhecimento, de maneira que se formem pessoas críticas e capazes de discernir informações.

Como você pôde ver, a educação infantil aborda uma quantidade grande de conhecimentos. Em conjunto, essas aprendizagens fazem com que a criança se desenvolva e tenha capacidade reflexiva para agir no mundo futuramente.

Para tanto, é fundamental escolher um colégio que permita o desenvolvimento de todas essas habilidades em seu filho, para que ele atinja seu potencial máximo. Além disso, crianças que saibam se expressar, se movimentar e seguir hábitos saudáveis têm mais chances de serem felizes e conquistarem seu espaço no futuro.

Gostou de saber mais sobre o papel da educação infantil? Se quiser conhecer o ensino infantil no Colégio Arnaldo, entre em contato conosco. Podemos tirar suas dúvidas!

Powered by Rock Convert