A educação interdisciplinar é essencial para o bom aprendizado dos estudantes e para que os conhecimentos desenvolvidos na escola se relacionem entre si e também com a vida prática. Trata-se de estabelecer a conexão entre os conhecimentos, o que permite ter uma visão de determinado tema que integre as diferentes áreas do saber.

Ao conhecer um fato histórico, por exemplo, os estudantes também podem entender as questões geográficas, o impacto científico, entre outros desdobramentos. Da mesma maneira, diferentes conhecimentos podem se complementar para melhorar o aprendizado, como o uso da tecnologia para aprender as matérias.

Para a melhor educação para os filhos, é fundamental contar com uma escola que invista na interdisciplinaridade. Conheça alguns benefícios dessa proposta pedagógica.

Promove o desenvolvimento integral do aluno

Se antigamente a escola era vista apenas como um local para se estimular o intelecto e acumular conhecimentos, atualmente existe a preocupação de promover o desenvolvimento integral do aluno. Isso engloba a apreensão de conteúdos, mas também se refere à aquisição de habilidades importantes para a vida dos jovens, que permitam o autoconhecimento e melhores relações com o mundo.

A preocupação com desenvolvimento de habilidades tem destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento essencial para a educação brasileira. Isso porque, elas ajudam a melhorar o aprendizado escolar e também trazem importantes benefícios para a vida pessoal, a idade adulta e o mundo do trabalho.

Nesse sentido, um projeto interdisciplinar deve trazer elementos relevantes e diversos para as aulas. Para isso, é interessante realizar atividades práticas, usar a tecnologia, desenvolver materiais didáticos, entre outros recursos que melhorem o aprendizado. A proposta consiste em aprender conhecimentos de forma integrada, portanto, a inovação é essencial.

A interdisciplinaridade é uma grande aliada na promoção do desenvolvimento integral do aluno, pois ela ajuda a desenvolver habilidades como raciocínio complexo, relação de saberes, solução de problemas e cooperação. Ao perceber que um assunto tem diferentes abordagens, os estudantes lidam melhor com a diversidade e desconstroem os preconceitos.

Agrega valor aos conteúdos aprendidos

A fragmentação do ensino em matérias escolares pode trazer dificuldades para os estudantes. Isso porque, com as diferentes abordagens, os conhecimentos muitas vezes não se encontram e acabam se tornando desconexos. Aí surge o famoso questionamento: como vou usar isso em minha vida?

Compreender as relações entre as coisas que são estudadas é essencial para que se tenha um aprendizado consistente. Pode-se abordar, por exemplo, que o movimento filosófico, localizado na história, deu origem às fórmulas matemáticas, que surgiram com o objetivo de explicar algum fenômeno no mundo.

Dessa forma, é possível ter uma visão totalmente diferente dos cálculos, que poderiam antes ser considerados chatos, pois traz um contexto e um sentido. Assim, os alunos podem observar na própria rotina aquilo que estudam, afinal, todo o conhecimento foi desenvolvido para enriquecer a vida humana.

A educação interdisciplinar enriquece a experiência escolar e faz com que os estudantes tenham uma visão muito mais ampla. Com isso, se compreende que todas as matérias estão conectadas e observar uma questão por suas diferentes abordagens permite um conhecimento muito mais aprofundado.

Melhora as relações entre os colegas

O trabalho interdisciplinar, quando realizado a partir de uma boa metodologia de ensino, permite que os estudantes trabalhem coletivamente para a construção do conhecimento. Dessa forma, as relações entre os alunos são beneficiadas, pois, todos se tornam parte fundamental para o desenvolvimento do aprendizado. Da mesma maneira, o contato com o professor tende a ser melhor.

Com isso, também se percebe a interdisciplinaridade do mundo, em que todas as coisas estão em relação. A compreensão, por exemplo, de uma notícia que leem em um jornal ou que assistem na televisão fica muito diferente.

A preparação para a vida em sociedade, além de um benefício importante da educação interdisciplinar, é um dos objetivos do ensino fundamental e médio que está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que rege todo o ensino do país. Assim, percebemos que escola e sociedade são inseparáveis.

Uma boa alternativa para que as aulas fluam melhor é apostar nas metodologias ativas de aprendizagem. Trata-se de uma proposta pedagógica que coloca o aluno como protagonista na construção do próprio ensino. Alguns exemplos são: movimento maker, gamificação, aulas por projetos, sala de aula invertida.

Estimula o pensamento crítico e a autonomia

Uma educação interdisciplinar faz com que os estudantes percebam que um tema pode ser visto de diferentes formas. Com isso, além de promover uma compreensão mais completa dos estudos, é estimulada a postura crítica e questionadora. O jovem buscará sempre observar um assunto de diferentes ângulos, para entendê-lo melhor.

Esse estímulo é importante para desenvolver a autonomia. Ao assumir uma postura mais protagonista diante dos estudos, os estudantes conseguem usar o que aprendem para a sua vida prática e para auxiliar em outras áreas. Dessa forma, se apropriam mais dos conhecimentos obtidos, para que eles sejam usados como ferramenta para solucionar problemas.

Em um mundo tecnológico como o nosso, é possível encontrar informações em excesso a qualquer momento. Nesse sentido, uma educação que promova a criticidade e a autonomia permite que o jovem consiga buscar novos conhecimentos que enriquecem a sua vida, mas com discernimento.

Assim, o estudante pode se perceber como ser atuante não só na escola, mas também na sociedade. Ele deixa de ser apenas passivo, que recebe os conteúdos do professor sem questionar e assume o papel de agente de transformação na própria vida e no meio em que vive.

Como vimos, a educação interdisciplinar é essencial para promover o bom aprendizado das crianças e dos adolescentes, o que faz com que ela seja uma tendência para a escola do futuro. Por isso, é importante que os pais contem com uma instituição que invista na interdisciplinaridade, o que trará todos os benefícios citados neste texto aos seus filhos.

Para isso, você pode contar com o Colégio Arnaldo, que investe em na interdisciplinaridade, que desenvolve as habilidades essenciais dos estudantes. Entre em contato e conheça nossa proposta de ensino para Belo Horizonte e região.

Powered by Rock Convert