educação multidisciplinar

Educação multidisciplinar: conheça 6 vantagens para o aprendizado

A educação multidisciplinar refere-se àquela que estuda um tema ou objeto específico a partir dos múltiplos pontos de vista das áreas do conhecimento, buscando a construção de um entendimento mais amplo, integral e aprofundado.

Essa abordagem costuma ser confundida com a interdisciplinaridade. A principal diferença entre elas diz respeito à forma como os conteúdos são apresentados aos alunos. Essa última apresenta maior integração e complementariedade entre as disciplinas, ou seja, envolve a criação de um projeto comum e o diálogo contínuo entre os professores.

Por outro lado, na multidisciplinaridade, a proposta é que os estudantes tenham acesso a diferentes perspectivas de um mesmo assunto e estabeleçam, eles mesmos, as conexões. A metodologia possibilita uma investigação mais detida e minuciosa dos aspectos envolvidos em cada questão, bem como a solidificação do conhecimento.

A seguir, vamos explicar um pouco melhor sobre o que é a educação multidisciplinar, suas diferenças em relação à interdisciplinar e suas principais vantagens para o aprendizado. Continue a leitura!

O que é educação multidisciplinar?

A educação multidisciplinar propõe a escolha de um objeto comum que será estudado simultaneamente pelas diferentes áreas do conhecimento. Vale dizer que o assunto escolhido deve integrar e nortear o planejamento de todos os componentes curriculares.

A ideia é que os alunos tenham acesso a múltiplas perspectivas de um mesmo tema, de modo a se tornarem capazes de construir um entendimento mais amplo, complexo e aprofundado sobre ele. Por isso, é importante que cada professor se detenha ao oferecimento de uma análise vinculada ao contexto da disciplina que ministra.

A multidisciplinaridade torna o aprendizado prazeroso e efetivo, uma vez que promove um ensino mais prático e conectado à realidade das crianças e dos jovens. Além disso, ela amplia a autonomia e o protagonismo dos estudantes, na medida em que são eles que estabelecerão a conexão entre os conteúdos apreendidos.

Como se diferencia da abordagem interdisciplinar?

A confusão entre as abordagens multidisciplinar e interdisciplinar é normal. Apesar de ambas preconizarem a eleição de um assunto comum a ser estudado pelas variadas áreas do conhecimento, elas se diferenciam em suas intenções e na forma como são trabalhadas na prática.

A educação multidisciplinar pretende manter a independência entre as disciplinas, com cada uma delas desenvolvendo a temática dentro de seu próprio domínio. Por outro lado, a interdisciplinaridade apresenta uma proposta de integração e complementação entre as áreas e os seus conceitos.

Essa última exige a criação de um projeto único e, mais do que isso, de trocas e diálogo contínuos entre os docentes de cada componente curricular. O seu objetivo é conectar diferentes pontos de vista e contextos, a fim de construir um conhecimento conjunto.

A multidisciplinaridade, por seu turno, intenciona uma compreensão integral de uma temática, preservando a diversificação e o aprofundamento dos olhares.

Quais são as 6 principais vantagens da educação multidisciplinar para o aprendizado?

Conforme foi visto, o método multidisciplinar oferece inúmeros benefícios ao processo de ensino e aprendizagem. De forma resumida, a análise detida e circunstanciada dos pontos que envolvem a discussão de questões determinadas oportuniza a solidificação do conhecimento.

Abaixo, confira as 6 principais vantagens desse tipo de abordagem para o aprendizado das crianças e dos jovens!

1. Aprendizado efetivo

A efetividade do aprendizado é, sem dúvida, o benefício mais importante da multidisciplinaridade. Isso acontece em virtude da compreensão aprofundada e diversa sobre temas específicos e do estímulo à conexão dos conteúdos curriculares.

Dessa maneira, os estudantes têm a oportunidade de aperfeiçoar o domínio nas áreas que consideram mais difíceis e nas que têm maior dificuldade. Além disso, a fixação daquilo que foi ensinado tende a ser ampliada, melhorando o desempenho escolar de forma geral.

2. Conteúdos atrativos

As escolas que adotam o ensino multidisciplinar costumam estimular a utilização de metodologias inovadoras, assim como de estratégias pedagógicas lúdicas. Assim, os conteúdos se tornam mais atrativos, aumentando o interesse e o compromisso dos alunos no que diz respeito à própria aprendizagem.

Quando o ensino é feito de forma entediante e monótona, a compreensão dos argumentos e, consequentemente, o rendimento são prejudicados. De modo contrário, quando um mesmo assunto possibilita diferentes tipos de aprendizados, relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, o aluno se dá conta de sua relevância.

3. Motivação dos estudantes

A diversificação e a ampliação de olhares somadas à contextualização das informações e atratividade do ensino resultam em estudantes estimulados e motivados a aprender. Com a motivação necessária, eles assumem o lugar de protagonistas do processo educativo, ou seja, se tornam mais engajados nas atividades propostas.

4. Trabalho em grupo

O método multidisciplinar também favorece o trabalho coletivo que, por seu turno, permite que os estudantes troquem informações e aprendam a lidar, de forma prática, com a diversidade. Trabalhar em equipe significa partilhar de um mesmo objetivo. Para tanto, é necessário construir consensos, ou seja, soluções comuns para questões desafiadoras.

5. Conexão com a realidade dos alunos

A educação tem como missão primordial preparar as crianças e os jovens para a vida. Sendo assim, é necessário que os conteúdos guardem relação com a realidade, que é multidisciplinar por excelência. É fundamental, portanto, que os alunos compreendam que nenhum acontecimento está limitado a um único ponto de vista, sendo sempre composto de múltiplos elementos que atuam em conjunto.

6. Ensino humanizado

A multidisciplinaridade é também uma metodologia que busca compreender e acolher as diversas formas de aprender e de agir no mundo. Pretende também propiciar uma nova perspectiva sobre o ato de ensinar.

Para além dos conteúdos correspondentes a cada disciplina, essa abordagem preocupa-se em oferecer suporte às relações interpessoais e ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Sendo assim, as dificuldades de aprendizagem são trabalhadas de modo mais humano, tornando possível sua superação.

Tendo em vista todos os benefícios que a educação multidisciplinar propicia ao processo de ensino e aprendizagem, torna-se interessante buscar colégios que levem os seus pressupostos em consideração — quais sejam conteúdos atrativos e conectados com a vida, ensinados de uma forma prática, prazerosa e humana.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa abordagem e outros assuntos relevantes para a educação, curta nossas páginas no Facebook (Unidade Anchieta, Funcionários e Coopeder) e fique atento às postagens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.