educação para a cidadania

Educação para a cidadania: como promover na escola e em casa?

A educação, segundo a Constituição Federal de 1988, tem como missão norteadora o desenvolvimento integral da pessoa humana, preparando as novas gerações para o exercício da cidadania e para uma atuação significativa no mercado de trabalho.

Dito de outra maneira, educar significa formar as crianças para a vida, de maneira a torná-las sujeitos conscientes, responsáveis, críticos, autônomos e capacitados para o convívio em sociedade.

Por essa razão, professores e pais devem se preocupar não apenas com a transmissão de informações e conteúdos aos pequenos, mas principalmente em oferecer uma formação moral e ética bastante sólida. É nesse sentido que a educação para a cidadania mostra-se tão relevante.

Entenda melhor, a seguir, o que ela significa, qual a sua importância e como promovê-la, seja na escola, seja em casa!

O que é educação para a cidadania?

A formação cidadã está relacionada ao fomento da cidadania. Essa última, por sua vez, diz respeito aos direitos e deveres dos sujeitos que convivem em uma dada sociedade. Sendo assim, uma educação que vise promovê-la deve estar preocupada em tornar os alunos capazes de se compreenderem enquanto parte de um coletivo social e, mais do que isso, enquanto agentes de transformação.

É, portanto, uma educação que incentivada a nova geração a cumprir ativamente o seu papel social e de se mobilizar para tornar o mundo um lugar melhor para todos. Ancora-se em valores éticos, humanitários e democráticos, bem como no incentivo à criticidade, à responsabilidade, ao diálogo e à coletividade.

Por que ela é tão importante?

A educação para a cidadania é uma despertadora de consciências. Ela colabora para que os estudantes compreendam a dimensão de suas escolhas, ou seja, ela ensina que toda ação individual produz um impacto na vida de outras pessoas e na sociedade, de modo geral.

Dessa forma, conscientiza e estimula a participação dos pequenos em questões sociais relevantes, tais como valorização da diversidade cultural, religiosa e racial, defesa dos direitos humanos e da democracia, práticas ecologicamente corretas e sustentáveis, erradicação da pobreza e da fome, luta pela equidade de gênero, entre tantos outros.

Além disso, uma formação cidadã capacita os alunos a tomarem decisões, resolverem problemas, pensarem de modo autônomo e crítico e a trabalharem de forma colaborativa.

Como oportunizá-la na escola e em casa?

Família e escola são os dois principais agentes promotores da educação. Por isso, devem somar esforços para possibilitar às crianças uma formação ética e crítica.

Vale dizer, antes de qualquer coisa, que não há como ensinar alguém sobre algo que não se pratica. Portanto, é necessário transformar a própria escola ou a casa em ambientes cidadãos e democráticos, em que todas as ações sejam permeadas de uma preocupação, ou melhor, uma consciência social.

Abaixo, algumas dicas de atividades práticas que tanto os pais quanto professores podem proporcionar como forma de fomento à cidadania:

  • decisão coletiva das regras de convivência;
  • utilização de músicas e filmes;
  • participação em projetos comunitários e socioambientais;
  • estímulo aos trabalhos em equipe e convivência com a diversidade;
  • conversas sobre fake news e cidadania digital;
  • promoção do diálogo ou rodas de conversa;
  • discussão sobre temas sociais importantes;
  • construção de hábitos sustentáveis (reciclagem, preservação, alimentação saudável etc.);
  • criação de campanhas de conscientização no ambiente escolar e outras.

Tornar a sociedade mais justa, equânime, sustentável e diversa é papel de cada um de nós. Para tanto é necessário preparar as futuras gerações para uma atuação significativa e consciente no mundo. A educação para a cidadania é um importante passo nessa direção.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir o nosso post que explica um pouco mais sobre a importância da cidadania!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.