enem 2021

Colégio Arnaldo prepara estudantes para o Enem 2021

No ensino médio, o aluno intensifica os estudos para garantir sua entrada no ensino superior. Nós, do Colégio Arnaldo, sabemos da importância de uma boa preparação nesse momento. Por isso, oferecemos suporte e orientação para nossos alunos desde o primeiro ano. Para a preparação visando o Enem 2021, o Novo Ensino Médio é a grande novidade.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e começou a ser implementado de forma gradual em 2020 nas escolas públicas e particulares. O Ministério da Educação (MEC) determinou que as escolas brasileiras têm até 2022 para implementar a proposta. No Colégio Arnaldo, o Novo Ensino Médio já foi implementado em 2021 para os alunos.

Neste post, vamos explicar mais detalhes sobre a última etapa da educação básica e a proposta do Novo Ensino Médio. Além disso, esclarecemos como o Colégio Arnaldo pode ajudar seus alunos a conquistarem a aprovação por meio do Enem 2021. Confira!

O Ensino Médio: a etapa final da educação básica

Depois de passar pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio é o momento de o jovem estudante não apenas aprender os assuntos do currículo escolar, mas saber relacioná-los de forma ativa e construtora com a sua realidade. É a fase que o aluno também é estimulado a se preparar para sua futura trajetória acadêmica, tudo isso em três anos de Ensino Médio.

A escola e a família compõem a rede de proteção e amparo que os alunos precisam nessa etapa. É um cuidado que permite a eles lidar de forma saudável e construtiva com as responsabilidades adquiridas na etapa final da educação básica.

No Colégio Arnaldo Anchieta, a proposta escolar no Ensino Médio preza por princípios como a interdisciplinaridade, a orientação profissional, a formação humana e cristã. Os alunos contam com o suporte que precisam para estruturar os conhecimentos e fazer escolhas que serão determinantes para o resto da vida deles.

É nesse sentido que a proposta do Novo Ensino Médio traz mudanças estruturais no formato tradicional do Ensino Médio. As mudanças, sem dúvidas, são necessárias e reforçam valores importantes para os desafios dos jovens alunos, principalmente no que diz respeito à construção de uma carreira profissional desde cedo.

Novo Ensino Médio no Colégio Arnaldo: a adoção em 2021

O Colégio Arnaldo inicia a implementação do Novo Ensino Médio em 2021. A proposta traz ao Ensino Médio, entre outras novidades, os “itinerários formativos”. Para entender o que são os itinerários, é preciso saber que o currículo dos alunos será composto por um “tronco comum” e outro que varia com a escolha dos estudantes.

O tronco comum é a Formação Geral, que reúne as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a outra parte são os itinerários formativos: unidades curriculares que o estudante pode escolher a partir do interesse de se aprofundar em uma ou mais Áreas de Conhecimento.

No Colégio Arnaldo, os alunos podem escolher pelo menos um dos cinco itinerários formativos: ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. O aluno pode entrar em mais de um itinerário ao longo do Ensino Médio, de maneira concomitante ou sequencial.

Enem 2021: a preparação com o Colégio Arnaldo

A preparação para o Enem é um dos focos do Ensino Médio. No Colégio Arnaldo, a proposta é oferecer uma estrutura sólida que contribua para os objetivos do aluno, por meio de uma abordagem que preze pela interdisciplinaridade, por atividades avaliativas e pelo suporte irrestrito, principalmente para aqueles que estão no último ano.

Veja, a seguir, algumas atividades e abordagens com os alunos que estão se preparando para o Enem 2021.

Sistema de simulados

Todo estudante que está se preparando para o Enem sabe que a resolução de questões é uma parte essencial. É um treino constante que permite se familiarizar com o estilo das perguntas cobradas no Enem e, assim, chegar mais confiante no dia de prova.

Sabendo disso, o Colégio Arnaldo oferece um programa de simulados exclusivo, fruto de uma parceria com o Sistema de Ensino Poliedro.

Os simulados são realizados com uma alta frequência, avaliam a proficiência dos alunos e oferecem dados importantes para os educadores, que podem reconhecer dificuldades generalizadas entre os alunos e reorganizar estratégias de ensino com base nos resultados.

Arnaldo Med

Medicina se consolida como o curso mais procurado do Enem a cada edição. A concorrência por uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma em que os candidatos usam a nota do Exame para entrar em universidades públicas, é tão alta que até os mais preparados correm o risco de não ficar entre os aprovados.

De olho nesse cenário desafiador, o Colégio Arnaldo Unidade Funcionários criou o Arnald Med, projeto voltado para alunos que querem entrar no curso de Medicina pelo Enem.

Entre as atividades desenvolvidas, o aluno tem aulas presenciais e mentoras, atendimento pedagógicos, monitorias e simulados para os principais cursos de Medicina do país. Nessa modalidade temos oficina de redação, materiais de estudo virtuais e plantões em todas as matérias como diferenciais do Arnaldo Med para preparar os vestibulandos de Medicina.

Foco na redação do Enem

A parte da redação costuma gerar uma dificuldade especial em muitos alunos, o que precisa ser identificado desde cedo para reforçar a preparação nesse requisito. Até porque a nota da redação tem um peso considerável na média geral do Enem, com a possibilidade de garantir ou não o lugar do aluno na lista de aprovados.

Por isso, os alunos do Colégio Arnaldo têm contato com a matéria “redação” desde o primeiro ano do Ensino Médio. E os resultados têm sido positivos, pois o Colégio Arnaldo já conta com um histórico de sucesso. Nosso Colégio ficou em 6° lugar no ranking da Redação do Enem 2019 em Belo Horizonte!

Com o estímulo desde o primeiro ano do Ensino Médio, o aluno do Colégio Arnaldo se torna cada vez mais familiarizado com a prática da escrita e chega ao final dessa trajetória confiante para fazer a redação do Enem. O apoio dos professores e o treino constante são fundamentais para superar desafios com esse requisito, como mostra a história da Bianca.

A Dr. Bianca foi aluna do Colégio Arnaldo e trilhou a jornada de quem se prepara para entrar em Medicina pelo Enem. Apesar da dificuldade particular na parte da redação no início da preparação, com as orientações e apoio constante dos professores ela conseguiu sua aprovação em Medicina na UFMG!

A história da Bianca e de tantos outros aprovados mostra que, quanto mais cedo começar a preparação para o Enem 2021, maior será a motivação do aluno nos dias de provas, sendo esse o objetivo do Colégio Arnaldo, garantir uma preparação de qualidade para o Exame, além de contribuir com a carreira dos alunos por meio do Novo Ensino Médio.

O Colégio Arnaldo Anchieta está de portas abertas para alunos que estão se preparando para o Enem. Para saber mais detalhes, acesse nosso site e entre em contato com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.