Você certamente já se perguntou sobre a importância do ensino fundamental, não é mesmo? Uma boa escola é algo essencial para a formação acadêmica de nossas crianças, trazendo o conhecimento necessário para a vida dos pequenos e fazendo com que eles se preparem para as etapas que estão por vir.

No entanto, isso não é tudo. Além disso, é claro, um bom ensino fundamental é crucial para o desenvolvimento do caráter e de outros pontos importantes, como a inteligência emocional dos pequenos. Ali, eles terão, de certa forma, os primeiros contatos com outras pessoas e com diferentes modos de vida e ideias.

Mas afinal, qual é a função do ensino fundamental na educação infantil? Como esse período e a escola podem colaborar para o desenvolvimento adequado de nossos filhos e para preparar esses novos cidadãos para o mundo lá fora? A seguir, conversaremos melhor sobre essas questões e elucidaremos as principais perguntas sobre o tema. Boa leitura!

O que é o ensino fundamental?

O ensino fundamental é, como o próprio nome já indica, um dos períodos mais importantes da vida educacional de um indivíduo. Com as recentes mudanças feitas no currículo escolar e na estrutura das séries, ele hoje tem 9 anos de duração e é dividido em duas fases: o ensino fundamental I e o ensino fundamental II.

A primeira etapa começa com a matrícula obrigatória de crianças a partir dos 6 anos e compreende o período entre o 1º e o 5º ano (ou seja, para estudantes de 6 a 10 anos de idade). Já a segunda parte abrange os alunos entre 11 e 14 anos que fazem entre o 6º e 9º anos.

As mudanças foram feitas para que o ensino fundamental abrangesse também a etapa de alfabetização das crianças, fornecendo uma atenção maior para esse aspecto tão importante. De modo geral, os anos do ensino fundamental constroem a base de educação dos pequenos, trazendo tudo aquilo que é necessário para que eles façam um bom ensino médio.

No ensino fundamental I as atividades são elaboradas de maneira mais lúdica e com o objetivo de integrar a criançada no conceito de sociedade, cidadania e conectá-las com o mundo ao seu redor. No II, por sua vez, os assuntos se aprofundam e passam a ter um viés preparatório para o ensino médio (antigo colegial) e para o vestibular.

Qual é a importância do ensino fundamental para a educação?

Além, é claro, da importância para a própria educação (afinal, aqui será construída a base para tudo que virá a seguir), o ensino fundamental tem a responsabilidade de ser a ponte que liga as crianças ao mundo em que elas vivem.

Nesse período, os pequenos são, muitas vezes pela primeira vez, apresentados a pessoas completamente diferentes deles e de seus núcleos familiares. Por isso, é muito importante que a escola escolhida tenha bons valores e metodologias para passá-los aos estudantes, sempre respeitando suas crenças, particularidades e características e, claro, ensinando-os a fazer o mesmo com seus colegas.

De modo geral, os objetivos do ensino fundamental incluem:

  • desenvolvimento da capacidade de assimilação de informações;
  • compreensão do ambiente ao redor do aluno;
  • utilização de diversos tipos de linguagem;
  • melhora da consciência corporal;
  • desenvolvimento da comunicação;
  • estabelecimento de relações pessoais;
  • desenvolvimento de habilidades sociais;
  • construção da identidade pessoal;
  • valorização de povos, culturas, etnias e de vários tipos de diversidade;
  • aprimoramento da consciência social e política;
  • desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
  • construção de conhecimentos sobre as disciplinas aplicadas;
  • preparação para o ensino médio e os cursos subsequentes;
  • desenvolvimento do senso crítico.

Como escolher a melhor escola de ensino fundamental para os pequenos?

Agora que já sabemos exatamente o que é o ensino fundamental, suas divisões e também os seus principais objetivos, que tal descobrirmos como escolher a escola ideal para matricular os nossos filhos? A seguir, observaremos algumas dicas importantes para facilitar essa tarefa.

Pondere as necessidades de seu filho

Conhecer aquilo que seu filho realmente necessita é o primeiro passo para escolher o colégio ideal para que ele faça o ensino fundamental. Por isso, leve sempre a opinião da criança em consideração, ainda que de forma bastante ponderada. Afinal, ele passará os próximos anos de sua vida naquele ambiente e é preciso que esteja de acordo com a decisão.

Busque diálogos abertos com a equipe

Outra maneira de avaliar se uma escola é a decisão acertada é buscar um diálogo aberto com a equipe. Levante as suas questões e exponha suas opiniões. Com isso, observe a reação dos colaboradores daquele colégio. Eles se mostraram receptivos ao que você acabou de dizer e desenvolveram uma discussão saudável sobre o tema, demonstrando carinho e transparência? Se sim, essa pode ser a opção perfeita!

Prefira colégios que tenham um pé na inovação

Procurar por instituições de ensino que busquem alternativas para a educação das crianças é sempre algo recomendado. Afinal, vivemos em um mundo altamente tecnológico e ignorar essas tendências não é algo condizente com o século XXI. Por isso, se atente às metodologias diversas e à abertura para o novo no ambiente escolar.

Observe a existência de atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são outro ponto de extrema importância no ensino fundamental. Afinal, elas auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para a vida acadêmica e pessoal dos pequenos, abrindo suas mentes para um mundo de novas possibilidades e tornando-os muito mais engajados com o ensino.

Fique sempre atento aos valores do colégio

Por fim, uma escola deve estar sempre em sinergia com o pensamento da família. Os valores e ideais do núcleo familiar devem andar no mesmo passo que aqueles transmitidos pela escola aos seus estudantes. Assim, a convivência entre todos se torna muito mais harmônica e a participação dos responsáveis no ensino fica muito mais sólida.

Como podemos observar, a importância do ensino fundamental é inestimável. Esse período edificará as bases educacionais da criança, preparando-a não só para o restante das etapas acadêmicas, mas também para a vida. Por isso, escolher um colégio preocupado com os valores que serão ensinados às crianças é algo essencial.

Nós, do Colégio Arnaldo, contamos com uma equipe qualificada para ajudar o seu filho a ter um ensino fundamental de altíssima qualidade e colaborar com a sua formação! Gostaria de tirar algumas dúvidas e bater um papo sem compromisso? Então, é só dar uma olhadinha em nosso site oficial. Até a próxima!

Powered by Rock Convert