Você já parou para mensurar a importância da participação dos pais e responsáveis na educação dos filhos? Muitas vezes, essa responsabilidade é atribuída unicamente à escola, que é vista como a instituição que deve gerir toda a formação de uma criança. No entanto, esse trabalho também deve ser feito em casa por todos aqueles que convivem com os pequenos.

Vale a pena, por exemplo, lembrar-se do antigo ditado que diz que ‘’é preciso uma aldeia para criar uma criança’’. Em outras palavras, essa frase nos lembra que a sociedade como um todo é responsável por educar aquela pequena vida e fazer com que ela se integre da maneira adequada no ambiente em que vive, ainda mais considerando os desafios da educação infantil.

Pensando nisso, que tal conversarmos um pouco sobre o papel dos pais na educação e na formação de seus filhos? Assim, podemos fazer com que as nossas crianças recebam uma formação ainda mais ampla e completa, que cobrirá os mais diversos aspectos de suas vidas. Boa leitura!

Qual é a importância do suporte dos pais durante a fase educacional dos filhos?

Como foi mencionado no início de nossa conversa, muitas vezes é comum que os pais acreditem que não precisam participar do dia a dia escolar de suas crianças e que a escola é a única responsável pelo processo educacional dos jovens. No entanto, isso é um grande equívoco.

Todas as esferas da sociedade devem se encarregar simultaneamente para garantir uma educação completa e abrangente para crianças e adolescentes. Por isso, é necessário que os pais e responsáveis sejam mais participativos no dia a dia letivo. Isso traz inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • melhora da relação entre responsáveis e o colégio;
  • melhoria nas políticas do colégio, graças ao feedback dos pais;
  • aumento na produtividade dos alunos;
  • maior integração das crianças e adolescentes com a sociedade;
  • promoção de um relacionamento mais sólido entre pais e filhos.

Além disso, participar ativamente da educação de seus filhos é uma boa maneira de identificar possíveis problemas, como a depressão ou outras doenças (problemas de visão ou de atenção, por exemplo). Com isso, se torna muito mais fácil fazer a intervenção veloz e tratar os problemas com a devida seriedade e rapidez.

Como os pais podem se tornar mais participativos na educação dos filhos?

Como podemos observar, a participação dos pais na educação dos filhos traz uma série de benefícios em diversas áreas. Essa relação mais íntima com o colégio pode até mesmo ajudar a instituição a melhorar os seus serviços e beneficiar a todos os estudantes de uma só vez.

Mas afinal, como é possível ser mais participativo em meio à correria do dia a dia? Não se preocupe! Com algumas medidas muito simples, é fácil garantir uma participação maior e estar sempre por dentro do que ocorre na vida escolar de seus filhos. Vamos conferir algumas dicas?

Monitore sempre a agenda e o boletim

A agenda escolar é uma das principais formas de comunicação entre os pais e a escola e deve ser conferida por ambas as partes todos os dias. Assim, todos ficam bem informados sobre o que está acontecendo na vida pessoal e escolar daquele aluno.

Além disso, é muito importante manter os olhos no boletim de seu filho. Qualquer alteração brusca merece atenção e, assim, fica muito mais fácil descobrir quais são os pontos fortes e fracos daquele aluno e trabalhar no que é realmente necessário, oferecendo o suporte para a melhora do desempenho.

Compareça às reuniões escolares

Infelizmente, o absenteísmo dos pais nas reuniões escolares de seus filhos é muito alto. Esse índice é uma verdadeira pena, já que as reuniões são, além da agenda, uma das melhores formas de comunicação entre os docentes e os responsáveis por seus alunos.

Caso não seja possível comparecer às reuniões nos dias marcados, não deixe de passar na diretoria assim que possível para se inteirar sobre o que acontece com seu filho.

Observe o comportamento de seu filho

Conhecer bem a criança ou adolescente que vive com você é fundamental. Desse modo, é possível observar quais são as alterações comportamentais e emocionais e verificar com o colégio se algo está acontecendo.

Sintomas como tristeza, queda no rendimento escolar, resistência aos passeios, brincadeiras ou hobbies habituais, entre outros, devem servir de alerta para possíveis problemas como o bullying, por exemplo.

Invista em livros

Outra maneira bacana de participar mais do dia a dia escolar de seu filho é estimular o hábito de leitura, que é algo extremamente vantajoso, não só para a escola, mas para a formação do caráter daquele jovem.

Por isso, sempre que possível, invista em livros e crie um cantinho da leitura especial para que a criança possa se distrair. Fazer disso um hábito é uma maneira interessante de participar da educação, ainda que indiretamente.

Auxilie nas tarefas e nos trabalhos

Por fim, podemos dar a dica de auxiliar o jovem com suas tarefas e trabalhos escolares. Sabemos que nem sempre é fácil recordar o conteúdo que foi visto há muitos anos, mas, na maioria das vezes, é possível ajudar de alguma forma.

Lembre-se de que ajudar não é, em hipótese alguma, o mesmo que dar as respostas. Apenas esteja por perto e contribua com o que for importante. Desse modo, você passará um tempo com seu filho e de quebra ficará ciente dos conteúdos que ele está vendo em sala de aula.

Invista em atividades extracurriculares

Cada vez mais, as atividades extracurriculares têm se mostrado importantes na educação das crianças e, hoje em dia, são largamente solicitadas no mercado de trabalho, atuando como um grande diferencial.

Por isso, escolha escolas de ensino fundamental e médio que se preocupam com a inclusão de tais atividades em seu currículo. Além disso, você mesmo pode auxiliar a criança na execução de tais tarefas, fazendo do ensino um momento muito divertido.

Agora que já sabemos como é possível participar com mais ênfase na educação de nossos filhos, que tal colocar essas dicas em prática? Não espere até o próximo ano letivo! Comece o quanto antes a fazer essas alterações em pequenos hábitos e observe a melhora no rendimento escolar do jovem e como o relacionamento entre pais e filhos se torna muito mais sólido!

Outra dica interessante e muito prática para contribuir com a educação dos filhos é investir em um bom ambiente de estudos para eles. Não deixe de conferir!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert