Muitos pais têm dúvidas sobre como escolher a escola de ensino médio para os seus filhos. Você também está passando por esse dilema? Sabemos que definir a melhor instituição de ensino para o adolescente nem sempre é uma tarefa simples, já que o objetivo é oferecer a melhor educação possível.

São tantas preocupações que nenhum colégio parece dar conta, não é? Tenha calma, pois nesse momento é importante definir algumas prioridades. Além de um ensino de qualidade, outros fatores podem pesar na sua decisão, como educação humanizada, proximidade da instituição e infraestrutura.

Esses são apenas alguns. Por isso, vamos discutir em mais detalhes os principais fatores que devem ser considerados na hora de avaliar a melhor escola de ensino médio. Eles vão desde a capacitação dos professores até o método pedagógico da instituição. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que analisar bem a nova escola de ensino médio?

O ensino médio é um período decisivo para a vida do seu filho, uma vez que é uma etapa de transição entre o mundo escolar, a universidade e o mercado.

Antes de realizar a matrícula, é crucial atentar aos principais requisitos que a instituição deve preencher. Na companhia do adolescente, tenha critérios indispensáveis, os quais o colégio precisa ter para recebê-lo. Depois, comece a pesquisa e chegue mais perto do modelo ideal para a educação do seu filho.

Qual é a diferença entre colégio técnico e tradicional?

Essa é uma dúvida que muitos pais ainda têm e que merece a sua atenção na hora de escolher a escola de ensino médio ideal para os seus filhos, pois o ensino técnico e o tradicional contam com finalidades distintas.

Colégio técnico

No Brasil, o ingresso em um colégio técnico é permitido apenas para quem está no ensino médio ou para aqueles que já completaram esse nível. Sua principal característica é a rápida integração do aluno no mercado de trabalho. Depois de um ano e meio ou dois anos de formação, ele receberá um diploma confirmando a conclusão do curso.

O estudante que adere ao ensino técnico durante os três anos de ensino médio, concilia formação técnica com algumas disciplinas tradicionais, como Português, História e Matemática. A quantidade de carga horária nessa modalidade geralmente é maior que o ensino tradicional, e o aluno também realiza atividades práticas em uma empresa formadora.

Colégio tradicional

A principal característica do colégio tradicional é o ensino de todo o componente teórico básico para a formação do aluno. No ensino médio, o foco maior é o aprendizado dos assuntos, visando a uma preparação de qualidade para provas de vestibulares e o posterior ingresso em uma universidade pública ou particular.

Além da preparação para vestibulares, a carga horária do estudante de ensino médio que ingressa em um colégio tradicional pode ser formada por aulas de dança e esportes. Outro detalhe é que uma educação humanizada, preocupada com a formação cidadã dos alunos, só é possível dentro da modalidade de ensino tradicional.

Que fatores que devem ser considerados na escolha?

Vimos que a diferença entre colégio tradicional e técnico é algo importante nesse momento, pois as duas opções têm finalidades de ensino distintas: uma foca no ingresso do aluno no mercado de trabalho, enquanto a outra foca no ingresso dele em uma universidade, e com a possibilidade de contribuir para uma formação humanizada.

Agora, vamos entender as principais qualificações de uma boa escola de ensino médio, que podem ser resumidas em: bom corpo pedagógico, método de ensino prático, referências positivas sobre a instituição na comunidade, valor e localização e estrutura adequadas.

Corpo pedagógico

O corpo pedagógico é o maior tesouro que uma escola pode ter, sendo que, no ensino médio, ele requer uma atenção especial. Com uma grade horária ampla e uma série de disciplinas, cabe aos professores ter dedicação e competência para passar o conhecimento e os valores aos estudantes.

De modo a se informar sobre a experiência profissional do corpo docente, pesquise o currículo dos mestres e converse com o coordenador da unidade para tirar suas dúvidas sobre tal quesito. Nessa etapa, além de se inteirar sobre a equipe, você estreita a relação com o colégio.

Método de ensino

Antes de tudo, é preciso saber que há um documento responsável por organizar o método de ensino escolar: o chamado Projeto Político Pedagógico, produzido pela escola de acordo com rígidas regras nacionais. A documentação resume os objetivos do colégio, seja a proposta do currículo, sejam as diretrizes para professores e equipe administrativa.

Nesse sentido, o método ultrapassa a sala de aula e se torna um ponto importante na sua busca por um colégio de ensino médio. Se você preza por valores na educação dos filhos, converse com os diretores e professores sobre o tipo de ensino que a instituição oferece.

O método — cuja linha pedagógica pode variar da tradicional à construtivista, passando pela progressista e Waldorf — ajuda o professor a lidar com os problemas dos estudantes em sala. Esse quesito também é responsável por dar um horizonte de possibilidades à vida dos jovens na busca por aquisição de conhecimento e experiência humana.

Referências sobre a instituição

Você deve seguir essa dica à risca: procure por referências sobre a instituição. Para quem está indeciso a respeito de uma escola de ensino médio para matricular o filho, nada melhor do que pedir a ajuda de pais que já passaram por essa indecisão.

Pergunte a seus amigos e à comunidade de pais qual é o colégio que eles indicam para adolescentes. Se você estiver pensando em uma instituição específica, verifique a reputação da organização nas redes sociais.

De toda forma, confira na Secretaria de Educação se o centro educacional está em dia com todos os aspectos de que precisa para funcionar legalmente — desde o cuidado com instrumentos de segurança, como extintores de incêndio, até a estrutura física preparada para receber a garotada.

Qualidade da estrutura

Além do corpo docente aperfeiçoado, uma ótima escola de ensino médio deve proporcionar uma estrutura conservada aos alunos. Se possível, vá pessoalmente ao colégio e verifique como está o espaço físico das salas de aula, da cantina, das quadras esportivas e da biblioteca.

Valor da mensalidade

Não deixe de colocar no seu planejamento o quanto deseja gastar com a mensalidade do colégio. Para não haver descompasso com as contas ao final do mês, procure uma instituição que ofereça um ótimo custo-benefício em relação à média salarial da família.

Verifique quais são os serviços inclusos na mensalidade escolar, como reforço após as aulas e grande oferta de exercícios físicos. No final das contas, vale a pena escolher ótimas instituições, que acompanharão o seu filho em muitas horas ao longo da semana.

Localização

A localização é um critério que não deve ser negligenciado. É importante procurar por escolas que fiquem razoavelmente perto do seu lar, sabe por quê? A proximidade com a instituição ajuda na hora de deixar o adolescente pontualmente na aula e, se for o caso, dá maior liberdade e segurança para o seu filho poder voltar sozinho para casa.

Além disso, o aluno gasta menos tempo no trajeto e ganha disposição para focar nos estudos. Com uma ótima escola na região, você também consegue ser mais frequente nas reuniões de pais e ampliar o contato direto com os professores.

Dedicação do estudante

Muitos pais não pensam nesse quesito, mas a verdade é que ele é indispensável. Antes de escolher a nova escola de ensino médio, defina a quantidade de horas que você acha ideal para o seu filho estudar na instituição.

O adolescente pode ter uma rotina de meio período, integral ou até flexível, a depender do colégio e do plano pedagógico. Fora isso, é preciso conciliar seus horários, para o jovem estar amparado sempre que possível ao sair do colégio e chegar à sua casa.

Quais são os diferenciais do Colégio Arnaldo?

As dúvidas e os receios que muitos pais têm sobre a educação de seus filhos pedem respostas à altura das escolas tradicionais. Esse é um compromisso que o Colégio Arnaldo vem realizando com excelência em Belo Horizonte, a partir de uma unidade no bairro Funcionários e outra no bairro Anchieta.

Ainda não nos conhece? Separamos alguns diferencias que fazem do Colégio Arnaldo uma referência em ensino.

Educação Humanizada

Nosso colégio preza por uma formação humana e cristã. Além de garantir as condições necessárias para que os alunos consigam ingressar em universidades públicas, atuamos também com a ajuda dos pais, em diversos projetos sociais. Acreditamos que essa ação é fundamental para a construção de um cidadão solidário.

Atendimento personalizado

O nosso corpo pedagógico costuma tratar o estudante pelo nome e fazer um acompanhamento de maneira individualizada, o que permite aos pais uma maior integração e atualização na educação de seus filhos.

Portal de ensino

O Colégio Arnaldo conta com um portal de ensino online. Nele, pais e alunos podem acompanhar os compromissos escolares com toda facilidade, como notas, atualização financeira e deveres de casa.

Neste conteúdo, descobrimos por que é tão importante se dedicar à escolha da nova escola de ensino médio do seu filho. Para tanto, alguns passos são indispensáveis, desde a avaliação do corpo docente até a busca por referências sobre a instituição, passando pela verificação do método pedagógico.

Agora que você já sabe a relevância de fazer uma boa análise ao escolher a nova escola do seu filho e o que considerar nesse momento decisivo, acesse o site do Colégio Arnaldo e conheça mais detalhes das nossas unidades em Belo Horizonte.

Powered by Rock Convert