Não é novidade para ninguém que a rotina das pessoas está cada vez mais cheia de atividades. Para muitos pais e mães, ainda existe a necessidade de se dividir entre as atividades profissionais e o caos do trânsito da cidade grande. Por isso, escolher uma escola que forneça educação em tempo integral é uma alternativa muito procurada.

Muitas escolas já oferecem esse modelo de ensino que, além da educação tradicional, conta com aulas variadas e ainda acompanhamento pedagógico para os pequenos. Sendo assim, os pais que trabalham o dia inteiro pelo futuro dos filhos sabem que estão oferecendo uma das melhores oportunidades para o desenvolvimento das crianças.

É inegável que a escola em tempo integral vem sendo a melhor saída para quem não tem como deixar os filhos em casa. Por isso, neste texto, vamos apresentar a você algumas das vantagens obtidas pelos estudantes que passam o dia em uma instituição de ensino. Acompanhe!

Como é o ensino na escola em tempo integral?

A escola em tempo integral pode oferecer muito mais que somente um espaço em que seus filhos passem o dia enquanto você trabalha. Ela cuida do desenvolvimento dos alunos — desde os mais novos —, criando uma rotina repleta de aprendizado, conteúdo e diversão.

Além das disciplinas regulares, a escola em tempo integral oferece aulas variadas, como de artes, música, dança, esportes e até mesmo outros idiomas. Isso contribui para o progresso intelectual e social das crianças, de maneira que elas passem a se interessar ainda mais pelo mundo a sua volta.

Tal evolução faz com que os alunos melhorem de desempenho também dentro da sala de aula, enquanto assistem às aulas convencionais. A escola em tempo integral permite ainda que os estudantes criem outras responsabilidades, que serão fundamentais durante a vida toda, como respeitar horários, cuidar de seus materiais e muito mais.

Conheça agora outras vantagens que o ensino na escola em tempo integral pode oferecer.

Orientação especializada

Hoje em dia, as crianças contam com diversos dispositivos móveis conectados. Como sabemos, isso acaba distraindo os estudantes ao longo do dia. A escola integral, porém, oferece orientação especializada para que a rotina de estudos e diversão seja equilibrada. Essa é uma ótima maneira de fazer com que os filhos não fiquem o dia todo na frente da televisão, por exemplo.

Quando os alunos estudam em período integral, é mais provável que desenvolvam a concentração e o hábito de estudar, fazendo com que os conteúdos vistos sejam assimilados com mais qualidade. Concluindo diversas tarefas ao longo do dia, o aluno pode chegar em casa e descansar com a família sem se preocupar com lição de casa.

A orientação especializada também é bastante importante no momento em que os alunos encontram alguma dificuldade em determinado assunto. Com a educação em período integral, fica mais fácil revisar matérias ou assistir a aulas de reforço, uma vez que diversas escolas em período integral já oferecem assistência profissional ao longo de todo o dia.

Segurança para os alunos

Os pais que trabalham fora o dia inteiro precisam de um local seguro para deixar os filhos. Sendo assim, a escola em tempo integral é a melhor opção, já que nesse ambiente as crianças podem encontrar orientação, educação e conforto. Além disso, ao deixar o filho com um parente ou uma babá, o risco de um dia acontecer algum imprevisto e a pessoa não estar presente é grande. Na escola, isso nunca acontece.

Na escola em tempo integral, as crianças também estão protegidas dos problemas cotidianos. Violência, acidentes domésticos ou qualquer outro problema social ficam para fora dos muros da instituição. Você pode cumprir suas horas de trabalho sem precisar se preocupar se seu filho está bem.

Atividades diversas

A educação em tempo integral oferece uma carga horária mais extensa que as escolas de educação convencional. Por isso, diversas atividades são praticadas ao longo do dia. A diversidade de atividades complementares permite que os estudantes desenvolvam outras habilidades.

Muitas escolas, inclusive, contam com pedagogos e psicólogos especialmente capacitados para identificar as principais aptidões de cada criança, de forma que o aluno desenvolva ainda mais seus talentos. Outra vantagem das atividades extracurriculares é que a criança pode praticar esportes ou estudar outro idioma sem precisar ficar se deslocando de um lugar para outro — e você não precisa pagar várias mensalidades de cursos diferentes.

Vale destacar que a prática de esportes em uma escola em tempo integral contribui — e muito — para o desenvolvimento das crianças. Além de criar um hábito saudável e desenvolver a coordenação motora dos pequenos, os esportes coletivos ainda impulsionam valores como espírito de equipe, amizade e perseverança.

Desenvolvimento de hábitos saudáveis

A escola em tempo integral permite que seus filhos desenvolvam hábitos saudáveis mesmo quando você não pode estar por perto. Desde pequenas, as crianças são incentivadas a escovar os dentes, lavar as mãos antes de se alimentar e muito mais. Algumas também tomam banho e se trocam na escola antes de ir para casa.

Além disso, as escolas contam com equipes de nutrição especializadas em alimentação infantil. Já é comum que as refeições oferecidas sejam balanceadas de maneira que cada aluno, independentemente de sua faixa etária, possa receber todos os nutrientes necessários para continuar forte e saudável. A maioria das instituições também proíbe o consumo de refrigerantes, doces e outros alimentos prejudiciais à saúde quando consumidos em excesso.

Independência

As crianças que frequentam escola em tempo integral aprendem desde cedo a se relacionar com outros alunos e, ainda, com outros adultos fora do círculo familiar. Passar o dia longe de casa faz com que os estudantes criem autonomia. Seu filho pode, por exemplo, deixar de usar fraldas ou passar a se alimentar e se trocar sozinho.

Quanto mais cedo uma criança aprende a ser independente, mais rápido ela entende as responsabilidades que tem no dia a dia. Com isso, pode se dedicar aos estudos e ao que mais gosta de fazer. Essa independência ajuda crianças e adolescentes a tomarem decisões por vontade própria — o que, no futuro, será de fundamental importância.

Porém, para que todas as vantagens citadas ao longo do texto sejam amplamente desfrutadas, é importante que seu filho estude em uma escola em tempo integral de confiança, com profissionais especializados e em um ambiente de ensino seguro e saudável. Outro fator importante é que as atividades sejam equilibradas, de maneira que nenhum aluno se sinta esgotado ao longo do dia.

Quer conhecer mais sobre a educação em período integral? Então entre em contato conosco, tire suas dúvidas e descubra por que essa pode ser a melhor opção para o desenvolvimento de seu filho e, ainda, para a sua tranquilidade e segurança!

Powered by Rock Convert