escola infantil em bh

O que considerar para escolher uma boa escola infantil em BH?

Embora alguns pais acreditem que a escolha de uma instituição de ensino deve ser mais criteriosa a partir do Ensino Fundamental I e II ou, até mesmo, apenas a partir do Ensino Médio, a fim de assegurar uma melhor preparação dos filhos para o vestibular, existe um equívoco nessa linha de pensamento. Afinal, os anos iniciais de formação da criança fazem, sim, toda a diferença futuramente, já que representam a base do processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, é válido destacar que, se viável, para algumas crianças, o ideal pode ser passar por todo o processo de formação — do Ensino Fundamental ao Ensino Médio — em uma única instituição. Isso porque as transições entre uma escola e outra não apenas exigem cautela, mas também podem afetar o rendimento do aluno.

Nesse sentido, pode ser recomendável optar por um colégio que tenha como objetivo entregar aos estudantes a melhor experiência possível e, é claro, que propague valores alinhados ensinados no seio familiar, a exemplo dos princípios cristãos. Pensando em ajudá-lo nessa missão desafiadora e que implica diretamente o (in)sucesso do futuro dos seus filhos, elencamos o que se deve considerar no momento da escolha de uma escola infantil em BH. Vamos conferir?!

Quais são os principais fatores que devem ser levados em conta ao escolher uma instituição de ensino para matricular os seus filhos?

Antes de tudo, é preciso reforçar o quanto essa decisão é importante — mesmo em se tratando de uma escola infantil —, pois existem inúmeras alternativas e é a partir da sua sabedoria na escolha que os seus filhos poderão ter acesso, desde cedo, a uma formação adequada, tanto para o momento presente quanto para o futuro. Afinal, há diversas instituições de ensino e variadas linhas educacionais que se utilizam de diferentes recursos e de fontes distintas para a promoção do aprendizado.

No entanto, tão importante quanto a análise desses elementos é a avaliação dos valores difundidos pela escola, que, preferencialmente, devem estar alinhados àquelas ensinados no seio familiar. Nesse sentido, por exemplo, o Colégio Arnaldo, em razão de ter sido fundado por uma congregação religiosa, destaca-se, oferecendo algumas possibilidades de os estudantes seguirem os valores da religião.

Entretanto, é claro que os aspectos a serem estudados não cessam aí, pois há um sem-número de questões que dizem respeito à qualidade do ensino que devem ser cautelosamente consideradas. A seguir, elencaremos algumas das principais.

Sistema de ensino

Os diferenciais que cada instituição apresenta são, via de regra, determinantes para a formação integral do alunado e, muitas vezes, são responsáveis por despertar o interesse dos estudantes nas disciplinas trabalhadas. Mas isso não é tudo, pois cada uma das ferramentas disponíveis deve integrar um projeto de ensino, que, por sua vez, precisa ser bem estruturado.

Ou seja, as inovações são cruciais, porém elas não devem estar “soltas”. Portanto, analise o sistema de ensino e certifique-se de que elas são empregadas em prol do atingimento de um objetivo.

Infraestrutura

A dica-chave, nesse caso, é visitar e analisar cuidadosamente o ambiente, o que inclui laboratórios, quadras poliesportivas, salas de aula, áreas de convivência etc. Nesse momento, aproveite também para observar a segurança que esses espaços oferecem, bem como a higienização, a conversação, a organização, entre outros aspectos.

Conheça também os recursos tecnológicos e os materiais didáticos que são utilizados de acordo com as metodologias de ensino trabalhadas e procure conhecer a equipe com a qual os estudantes têm maior contato, avaliando se há uma multidisciplinaridade de profissionais.

Atividades extracurriculares

Esse é mais um ponto que jamais pode ser negligenciado, afinal, as atividades oferecidas pela escola infantil em BH dizem muito acerca da maneira como a instituição se compromete a estimular os pequenos. Normalmente, há aulas de Educação Física, Música, Artes etc., além, é claro, das tradicionais.

No entanto, algumas vão além e se diferenciam das demais, disponibilizando outras práticas, como Teatro, envolvimento em projetos sociais, entre outros.

Linha pedagógica

Antes de selecionar a escola infantil em BH na qual você matriculará os seus filhos, uma pesquisa prévia acerca das metodologias de ensino é fundamental, analisando se a instituição coloca o aluno como o protagonista do processo de ensino-aprendizagem por meio de métodos ativos, haja vista que esses modelos incentivam uma participação maior do estudante e promovem mais autonomia.

Nesse sentido, pode ser interessante fazer alguns questionamentos ao orientador pedagógico, como:

  • De que forma as habilidades socioemocionais são estimuladas?
  • Quais conteúdos os meus filhos aprenderão?
  • Como vocês estimulam todo o processo de aprendizagem?
  • Quais são as atividades disponibilizadas ao longo do dia?

Localização

Mais um ponto importante e que pode, inclusive, influenciar o processo de ensino-aprendizagem é a localização da escola. Nesse caso, o mais recomendável é avaliar a distância entre a unidade e a sua casa, considerando o tempo que será necessário para que o trajeto seja percorrido, que tipo de transporte seria utilizado e o quanto isso pesaria tanto na rotina da família quanto no bolso.

Formação do corpo docente

Por fim — no entanto, não menos relevante —, a qualificação dos professores que integram o corpo docente da escola infantil em BH também deve ser analisada. Além disso, é válido, durante a visita à instituição, observar o modo como eles costumam interagir com os alunos.

Nesse momento, aproveite também para verificar se as exigências quanto ao número de estudantes em sala de aula são atendidas. No caso da Educação Infantil, por exemplo, o MEC recomenda que haja um educador para cada grupo de seis ou oito crianças com até dois anos de idade; 15 crianças com até três anos de idade ou 20 crianças entre quatro e seis anos de idade.

Quais são os diferenciais do Colégio Arnaldo que o tornam uma excelente opção de escola infantil em BH?

Como dito, o Colégio Arnaldo foi fundado por uma congregação católica e, portanto, ainda nos dias de hoje, preza por uma formação cristã e humana. Desse modo, a instituição atua com os pais e alunos em diversos projetos sociais, o que contribui diretamente para uma educação humanizada, de cunho mais solidário.

No entanto, é válido destacar que, mesmo que seja um colégio tradicional, o Colégio Arnaldo se posiciona hoje como uma instituição que acompanha as mudanças do mundo atual e faz uso das novas tecnologias. Um exemplo disso é o portal de ensino disponibilizado pela instituição para que alunos e responsáveis possam acompanhar as notas e a situação financeira. Inclusive, há um aplicativo que viabiliza a comunicação com os pais dos estudantes a partir do sexto ano.

Então, se você vem buscando uma escola infantil em BH que preze não somente pelo desempenho do aluno, mas também por outros aspectos igualmente importantes na sua educação, como o desenvolvimento humanizado e a absorção de valores cristãos, entre em contato conosco e descubra mais sobre os nossos diferenciais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.