O que é, afinal, uma escola em período integral? Até pouco tempo atrás, esse conceito podia parecer um tanto quanto confuso e até mesmo inimaginável. Afinal, era muito comum contarmos com um ensino em meio período e deixarmos as crianças em casa durante o resto do dia.

Em outras ocasiões, os próprios pais levavam seus filhos para outras atividades no pós-aula, a fim de complementar a educação de maneira mais abrangente. No entanto, com o passar do tempo, o ensino integral ganhou força e hoje em dia é visto como um diferencial fantástico para as instituições de ensino.

Apesar disso, muitos pais e responsáveis ainda têm dúvidas sobre esse tema. Pensando nisso, criamos um texto que tem como o principal objetivo elucidar tais questões e mostrar quais são as principais vantagens do aprendizado em uma escola período integral para crianças no início de sua educação. Vamos lá? Boa leitura!

O que é uma escola período integral?

Na maioria dos lugares, os períodos escolares (e de outras instituições de ensino, como universidades) é dividido de alguns modos diferentes: período noturno, matutino, vespertino ou integral.

Nas escolas de ensino fundamental I e de educação infantil, o período letivo normalmente dura das 7 da manhã até por volta do meio dia (para o matutino) ou do meio dia às 5 da tarde (para o vespertino). Esses horários podem, é claro, variar muito de uma instituição para outra.

No caso do período integral, é como se os períodos vespertino e matutino se mesclassem em um só. Por isso, as crianças entram na escola de manhã e só saem ao finalzinho da tarde. Na maior parte das vezes, a parte matutina do ensino é reservada à educação formal e as tardes são dedicadas às atividades extracurriculares.

Qual é a importância de uma educação completa para crianças?

A educação integral é, por vezes, mal vista por alguns responsáveis por uma série de fatores. Para desmistificar esse tipo de senso comum, que tal conversarmos sobre a importância desse tipo de educação e as vantagens de sua implementação para as crianças?

O ensino integral é dividido em duas etapas. Na primeira, são ministradas as aulas comuns do currículo, em sala de aula e da maneira tradicional. Após o fim desse período, é chegada a hora do almoço e da recreação da criançada, que relaxa e descansa para se preparar para as atividades que virão a seguir.

O que vem pela frente são atividades lúdicas e educativas, ou seja, que auxiliam o aprendizado enquanto os pequenos brincam e se divertem. Essa estratégia é extremamente benéfica para desenvolver habilidades como:

  • espírito de colaboração;
  • comunicação;
  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional;
  • independência;
  • autonomia;
  • raciocínio logico;
  • trabalho em equipe;
  • autocontrole;
  • socialização;
  • responsabilidade.

Além disso, o ensino integral é muito vantajoso para pais que trabalham por longos períodos. Isso traz mais segurança a esses indivíduos, que sabem que seus filhos estão em ótimas mãos e aprendendo muito no colégio!

Quais são algumas das atividades mais comumente exploradas nesse período?

A seguir, veremos quais são as principais atividades extracurriculares que as escolas de ensino integral oferecem aos seus estudantes. Confira!

Esportes

A prática regular de esportes é algo fundamental não só para a saúde das crianças, mas também para o desenvolvimento de uma série de habilidades importantes para o convívio em sociedade. Entre elas, podemos citar o trabalho em equipe, a empatia e, claro, a capacitação de estratégias e raciocínio lógico.

Jogos

O aprendizado lúdico envolve, muitas vezes, a aplicação de jogos e brincadeiras variados para o desenvolvimento do conhecimento. Em escolas integrais, as crianças têm contato direto com esse conceito e aprendem muitas coisas novas enquanto brincam, se divertem e interagem com os seus colegas.

Conhecimentos digitais

O letramento digital é um dos principais focos da educação atualmente. Saber lidar com a tecnologia é fundamental para a cidadania e, claro, para uma melhor colocação no mercado de trabalho. Por isso, há uma dedicação para que os alunos de escolas integrais lidem com isso em seu dia a dia. A utilização de laboratórios de informática é uma ótima maneira de incentivar esse conhecimento.

Música

A música é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de incentivar o aprendizado. Além de divertir e relaxar, a musicalidade é muito importante para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico, trabalhando diversas áreas do cérebro simultaneamente e melhorando, inclusive, o desempenho acadêmico dos estudantes.

Biblioteca

O contato direto e frequente com os livros é outro ponto que deve ser sempre estimulado nas crianças. Por isso, escolas integrais normalmente dedicam uma parcela de seu tempo às visitas a uma biblioteca. Quando essa estrutura está contida na própria instituição, é ainda melhor!

Capoeira

A capoeira é uma dança considerada como um verdadeiro patrimônio cultural do Brasil. Aprendê-la é excelente para a desenvoltura, conhecimento do próprio corpo e é, além de tudo, um ótimo exercício físico. Outra vantagem de estudá-la é conhecer um pouco mais sobre a história e os aspectos culturais de nossa nação, valorizando o que temos de mais importante.

Circo

É difícil encontrar alguém que não goste de circo, não é mesmo? Essa atração é uma das mais completas de todas e aulas circenses são um ótimo diferencial para qualquer instituição em período integral. Nesse momento, os estudantes podem desenvolver uma série de habilidades importantíssimas, ligadas tanto ao aspecto físico quanto ao emocional.

Artes cênicas

O teatro, assim como a arte circense, é extremamente importante para desenvolver habilidades como: o trabalho em equipe, a consciência corporal, o autoconhecimento, a empatia, a memorização, a dicção, a postura, entre muitas outras. Por isso, as artes cênicas são benéficas para absolutamente todos os campos da vida do estudante.

Como podemos observar, uma escola período integral pode ser uma ótima alternativa para a educação infantil. Afinal, a criança passa o seu dia aprendendo em um ambiente seguro e devidamente equipado para atender às suas necessidades. O Colégio Arnaldo, por exemplo, conta com toda a infraestrutura necessária e profissionais qualificados para lidar com a educação de seu pequeno!

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre o ensino integral e suas principais vantagens e características? Então, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe, que está sempre à disposição para atendê-lo da melhor forma possível!

Powered by Rock Convert