espiritualidade na escola

Qual a importância da espiritualidade na escola para quem é cristão?

A espiritualidade pode ser entendida como uma forma de o ser humano buscar algum significado para sua vida, a partir de conexões intangíveis. Assim, enquanto a religião é definida por um conjunto pessoal ou por um sistema institucionalizado de crenças, atitudes e práticas religiosas, a espiritualidade apresenta conexões que são maiores do que o indivíduo e que os levam a viver de forma reverente e sagrada.

Por isso, a espiritualidade na escola é tão importante para uma formação integral dos alunos. Ela faz com que os estudantes tenham discernimento sobre os sentidos de suas vidas, crenças, valores e sonhos, alcançando, assim, uma vida mais plena. 

Quer descobrir a importância da espiritualidade nas escolas para quem é cristão? Então, não deixe de conferir os tópicos a seguir! Boa leitura! 

Compreensão do que não pode ser explicado

Muitas pessoas, inclusive os alunos, têm um desejo de entender assuntos que não podem ser explicados. Mas ao abordar a espiritualidade na escola, é possível que os profissionais de educação apontem o caminho para que seja possível descobrir os mistérios da vida. Assim, as crianças e os jovens conseguem ficar mais tranquilos e ver as situações por uma perspectiva mais positiva.

Auxílio na identificação dos valores e propósitos

A espiritualidade também permite que os alunos consigam identificar os próprios valores. Da mesma forma que conseguem apreciar os valores das outras pessoas. O que os tornam seres humanos mais gratos e respeitosos com todos à sua volta.

Além disso, esse ensinamento também permite que os estudantes vejam propósito em sua vida. Ou seja, eles sabem que tem uma missão para ser cumprida ao longo de sua trajetória, que os encoraja a seguir em frente, de forma alegre e otimista. 

Valorização da vida e das pessoas

A espiritualidade na escola também ajuda as pessoas a valorizarem a própria vida e a das pessoas à sua volta, ao enxergá-la de maneira sagrada. Com isso, os estudantes passam a ter um olhar mais humano e solidário com todos que estão à sua volta, entendendo que os indivíduos merecem respeito e devem ser acolhidos de forma fraterna.

Aumento da conexão

A conexão é baseada na compaixão e no amor ao próximo, tornando as pessoas mais próximas, compassivas e empáticas. As crianças e os jovens conseguem entender que a conexão os leva a ter um momento para si mesmo, para as outras pessoas, para o sagrado e para a natureza. 

Agora que você já sabe a importância de adotar a espiritualidade na escola, é preciso descobrir como escolher uma boa instituição de ensino em Belo Horizonte. Para isso, verifique se o local possibilita que os alunos se identifiquem e sigam os valores cristãos de forma humana, como inclusão dos alunos em projetos sociais e de cunho solidário. Um exemplo disso é o Colégio Arnaldo, que além de prezar pelo ensino de qualidade, aborda a espiritualidade como um dos principais valores de uma pessoa. 

Gostou do artigo? Então, que tal descobrir todos os benefícios que o Colégio Arnaldo pode oferecer para a educação do seu filho? Entre em contato conosco. Garantimos que você não vai se arrepender!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.