esporte na infância

Entenda a importância do esporte na escola para o desenvolvimento do seu filho

Quando é feita por iniciativas da escola, a prática do esporte na infância é vista, por muitos, como algo que tem como único objetivo distrair os alunos e promover a sua diversão nos intervalos das aulas regulares. No entanto, o incentivo dessa atividade no ambiente escolar é fundamental para uma série de fatores, que serão o tema de nossa conversa de hoje.

Além de serem divertidos, os esportes são responsáveis por desenvolver habilidades importantíssimas para a vida pessoal, acadêmica e futuramente profissional dos estudantes. Outra vantagem importante que não pode ser deixada de lado é a promoção do bem-estar físico por meio dos exercícios feitos.

A seguir, veremos um pouco sobre a importância do esporte na escola e falaremos também sobre algumas das modalidades mais benéficas para estudantes de todas as idades, incluindo crianças da educação infantil. Boa leitura!

Por que a escola deve estimular a prática de esportes na infância?

Antes de mais nada, é fundamental que saibamos exatamente quais são os benefícios gerais da inclusão de esportes no dia a dia escolar. Só assim poderemos descobrir exatamente quais são as vantagens individuais e em escala menor desse tipo de atividade.

Os esportes são praticados desde o Antigo Mundo Grego. Lá, seja em Esparta ou em Atenas, cidades com organizações e objetivos bem diferentes, ser um atleta era sempre considerado uma grande honra. O culto à perfeição e à competição esportiva, inclusive, levaram à criação de um importante evento naquela civilização: as Olimpíadas.

Por conta desse contexto, podemos afirmar que o esporte ultrapassa e muito o aspecto físico. Ele é uma atividade que integra corpo e alma e pode, também, nos ajudar com noções de cidadania e desenvolver uma série de habilidades fundamentais.

Quais são os benefícios desse tipo de estratégia educacional?

Certo, os esportes são uma atividade de extrema importância para as crianças e adolescentes. Mas, afinal, quais são os benefícios específicos que essa prática traz para esses grupos no dia a dia escolar?

A seguir, veremos algumas das principais vantagens da prática regular de esportes nas escolas, seja nas aulas de Educação Física ou em outros momentos dedicados exclusivamente a uma ou mais atividades. Vamos lá?

Incentivo à autonomia

A prática regular de esportes traz um ótimo benefício para o desenvolvimento da autonomia. Ensinar os jovens a trilhar seus próprios caminhos é um dos pilares de um bom colégio, que se preocupa em desenvolver essa capacidade em seus alunos para que eles não enfrentem qualquer problema no futuro. Portanto, os esportes fazem com que os jovens amadureçam e se tornem mais donos de si.

Formação do autoconhecimento

Além da autonomia, o autoconhecimento (outra importantíssima competência do século XXI) é também trabalhado com a prática esportiva. Pouco a pouco, partida a partida, os alunos se tornam mais conscientes de seus pontos fortes e fracos e passam, também, a trabalhar esses fatores com maestria, adequando suas habilidades às situações certas e se adaptando muito melhor às adversidades.

Desenvolvimento do raciocínio lógico

Saber brincar com os conflitos e mediá-los rapidamente dentro da própria cabeça é, sem dúvidas, uma excelente forma de trabalhar o raciocínio lógico. Além disso, os esportes desenvolvem a capacidade de estratégia e fazem com que mediar problemas seja algo muito mais fácil para o dia a dia.

Manutenção da saúde física e mental

Um dos principais benefícios da prática esportiva é justamente a manutenção da saúde física, já que as atividades físicas são fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo. O que é pouco mencionado, no entanto, é que eles também fazem muito bem à saúde psicológica, reduzindo o estresse e prevenindo (ou ajudando a tratar) problemas como a depressão e a ansiedade.

Desenvolvimento de competências fundamentais

Por fim, uma das vantagens mais marcantes da prática de esportes é a possibilidade de trabalhar uma grande variedade de competências simultaneamente. Entre elas, podemos citar capacidades como a empatia, o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a paciência, a determinação, o espírito de liderança e muito mais.

Quais são os esportes mais comumente inclusos nas escolas?

São muitos benefícios, não é mesmo? Agora, que tal descobrirmos um pouco sobre os principais esportes ensinados e praticados nas escolas? Afinal, as aulas de Educação Física (ou até mesmo momentos dedicados exclusivamente ao ensino de esportes específicos) vão muito além do futebol. De modo geral, escolas do Brasil ensinam os seguintes esportes.

Futebol

Não é preciso de muito para uma partida de futebol, principalmente entre as crianças. Basta uma bola, duas barras e muita disposição! Para garantir uma prática agradável, é comum que as escolas ofereçam quadras poliesportivas bem equipadas.

Basquete

Como outros esportes em grupo, o basquete estimula a sociabilidade e o respeito entre os colegas. Para as crianças tímidas que não se dão bem com o futebol, é uma oportunidade de desenvolver a autonomia. Melhorar a coordenação, rapidez nos reflexos e resistência estão entre os principais benefícios físicos.

Handebol

Na mesma quadra poliesportiva em que se pratica futebol e basquete, a escola também pode organizar partidas de handebol, um esporte que também estimula a coordenação motora dos jovens e das crianças, além de reflexo e trabalho em grupo.

Vôlei

O vôlei é outro esporte que é um grande aliado do desenvolvimento infantil. Os movimentos como saque, manchete, recepção e levantamento ajudam no exercício da disciplina e contribuem para um grande gasto energético.

Natação

A natação apresenta vários benefícios para o desenvolvimento de jovens e crianças, como a prevenção à obesidade, o fortalecimento da capacidade cardiorrespiratória e a prevenção contra acidentes dentro de água.

Ginástica

Sabia que a ginástica também pode ser uma grande aliada do desenvolvimento infantil? Capaz de corrigir má posturas, estimular a coordenação motora e desenvolver habilidades corporais como equilíbrio e flexibilidade, muitas escolas já oferecem aulas dessa modalidade.

Atletismo

O atletismo é uma modalidade esportiva que vem ganhando cada vez mais destaque entre as crianças, por ser uma prática alegre, lúdica e dinâmica.

Judô

A prática do judô tem sido cada vez mais comum entre as crianças, pois já se tornou uma das artes marciais mais preferidas por elas. Além de aumentar habilidades motoras básicas, o judô estimula valores importantes como o companheirismo e o respeito pelo outro.

Balé

Disciplina e concentração são alguns dos pontos positivos do balé, pois essa prática também estimula crianças e jovens a estudarem a tradição da dança e fortalecerem as amizades nas aulas.

Dança

Os vários tipos de dança são sempre ótimas oportunidades de crianças e jovens movimentarem o corpo. Muitas escolas já oferecem aulas de danças clássicas e regionais, o que pode ser um grande incentivo para os alunos.

Quais são os principais esportes da mente?

Vale a pena lembrar que há esportes que não envolvem a movimentação do corpo, apenas a mente. Um excelente exemplo é o xadrez, excelente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da estratégia e de muitas outras habilidades essenciais para o dia a dia.

Os chamados “esportes da mente” são aqueles que exercitam habilidades como memória, concentração, atenção e capacidade de raciocínio. São esportes bastante fáceis de praticar, pois não exigem muito esforço físicos. Muitas escolas também incluem essa modalidade no rol de práticas oferecidas aos alunos.

Veja quais são os principais esportes da mente logo abaixo!

Xadrez

O xadrez é um esporte muito comum nas escolas, demonstrando uma forte influência no desempenho das crianças e dos jovens. É um jogo que exige bastante atenção dos participantes para planejar estratégicas, além de estimular a paciência, exercitar o raciocínio lógico e, consequentemente, criar condições para que os alunos melhorem o rendimento escolar.

E-sports

Os e-sports, também chamados de jogos eletrônicos, são jogos digitais disputados entre vários participantes pela internet. A presença dessa modalidade no currículo escolar ainda é tímida, mas em alguns anos se tornará cada vez mais comum nas práticas de ensino e aprendizado.

Como escolher uma escola preocupada com a prática de esportes?

Agora que já sabemos a importância da prática esportiva no dia a dia escolar, fica uma dúvida: como, então, escolher a melhor instituição de ensino nesse aspecto para matricular o meu filho?

Em primeiro lugar, é importante dizer que a preocupação com os esportes devem estar sempre em conexão direta com outros fatores fundamentais, como o ensinamento de bons valores morais, uma boa proposta pedagógica e, claro, cuidados com a saúde mental dos estudantes.

No entanto, questionar a diretoria sobre o papel dos esportes no colégio e conferir a infraestrutura esportiva do local é sempre algo muito bem-vindo. Assim, você garante que seu filho estude em um ambiente que realmente o preparará para a vida!

Agora você já conhece a importância do esporte na infância, sabe também quais são as vantagens e benefícios desse tipo de estratégia no ambiente escolar, que tal procurar um colégio que dê a devida importância a esse assunto? Assim, a saúde física e a saúde mental de seu filho agradecem!

Para saber mais sobre a escolinha de esportes do Colégio Arnaldo e conferir outras vantagens desse colégio para a prática esportiva, entre em contato com a gente! Nossa equipe está sempre à disposição para sanar eventuais dúvidas e bater um papo sem compromisso com você, tudo bem? Aguardamos a sua mensagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.