Muitos pais têm a mesma pergunta: por que estimular esportes para crianças? Pensando nisso, este texto ressalta, inicialmente, as principais atividades que podem ser praticadas em diferentes fases da infância — a exemplo da natação, do futebol, do basquete e do judô, os quais auxiliam no desenvolvimento dos membros superiores e inferiores dos jovens.

Fora isso, você também vai entender como a atividade física contribui para o senso de compromisso dos pequenos, a expansão da rede de amizades, o trabalho em equipe, hábitos mais saudáveis e equilíbrio mental e corporal para lidar com os desafios da vida estudantil. Comece agora mesmo a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto fascinante!

Quais são os diferentes esportes para crianças?

Antes de saber por que seus filhos devem se exercitar, é interessante conhecer alguns esportes que eles podem amar, como judô, basquete, vôlei e natação. Contudo, podemos começar esta lista pela paixão nacional: o futebol, no qual predomina a atividade aeróbica, com o desempenho da região lombar e das pernas do jovem.

Por sua vez, o basquete é indicado para desenvolver ombros e membros superiores, ainda que as pernas sejam muito envolvidas para dar dinamicidade aos arranques e saltos na quadra. É uma oportunidade e tanto de oxigenar o sangue e aumentar a disposição dos pequenos durante a semana.

A natação, outro esporte muito popular entre as crianças, é ideal para fortalecer a musculatura do corpo, já que consegue trabalhar da coluna até os braços, passando pelo tórax, as pernas, os pulmões e o coração dos seus filhos. 

Já no vôlei, os membros superiores são mais exigidos na hora de ter controle sobre o passe de bola, mas as pernas são as grandes responsáveis pela movimentação de ataque e defesa na quadra, aumentando o equilíbrio motor do atleta. 

Por fim, o judô tem conquistado muitas crianças por desenvolver a formação humana dos jovens e aumentar a força, principalmente, nos braços, no tronco e nas pernas do judoca. Assim como as atividades anteriores, a arte marcial pode ser praticada na escola, para ajudar a integrar o aluno com a turma e ampliar o desempenho escolar dos jovens.

Por que estimular esportes entre os pequenos?

Agora você já conhece algumas atividades que as crianças amam praticar. No entanto, por que os pais devem incentivar os filhos a ter uma rotina esportiva? Do compromisso com as regras às redes de amizade, passando pela mudança de hábito e o desenvolvimento motor, a resposta você encontra nos 8 motivos a seguir para as crianças investirem nos esportes.

1. Senso de compromisso

A lista começa pelo compromisso, senso que é bastante desenvolvido na prática de esportes. Afinal de contas, é necessário ter responsabilidade para frequentar os treinos semanalmente e seguir os horários e as regras da competição à risca. Nesse sentido, além de aumentar as relações sociais com os coleguinhas, a atividade física desenvolve a disciplina pessoal.

2. Expansão das amizades

Esportes populares na infância — como o futebol, o basquete, o judô e o vôlei — estimulam as crianças a interagir entre si, respeitando as diferenças dos outros para serem bem-sucedidas dentro e fora de campo. Com isso, ao se exercitar, os pequenos passam tempo juntos, compartilham experiências (sejam vitórias, sejam derrotas) e fortalecem os laços de amizade.

3. Trabalho em equipe

O item anterior nos traz a este: se é verdade que os esportes expandem as amizades, também é um benefício dessas atividades o desenvolvimento do trabalho em equipe. A habilidade — que é crucial tanto no mundo escolar quanto para enfrentar os desafios da vida adulta no futuro — é trabalhada enquanto o jovem aprende a dividir responsabilidades para alcançar um objetivo em conjunto.

4. Hábitos saudáveis

A vida atlética vem geralmente acompanhada da mudança de hábitos. Caso seus filhos tenham uma alimentação pobre em nutrientes e uma rotina sedentária, por exemplo, os esportes têm muito a contribuir, seja em relação aos alimentos que consomem, seja com mais força de vontade e saúde para turbinar o dia a dia deles.

5. Desenvolvimento motor

Mas você deve estar se perguntando como os esportes fortalecem o corpo das crianças, certo? Para responder à dúvida, basta citar que a prática esportiva está associada ao desenvolvimento motor dos pequenos, melhorando a elasticidade, o equilíbrio e a postura dos seus filhos. Tudo isso porque as atividades físicas auxiliam na fixação de cálcio pelo organismo, prevenindo doenças ósseas e distúrbios motores na infância.

6. Experiência com vitória e frustração

Ao praticar esportes, o atleta aprende, desde cedo, a ser competitivo. Nessa hora, é preciso saber lidar não apenas com as vitórias em campo, mas também com as derrotas. Assim, as atividades físicas preparam o jovem para a vida adulta, em que é preciso ter bastante equilíbrio emocional para conseguir vencer as tensões e possíveis frustrações no cotidiano.

7. Prevenção ao sedentarismo

Muitos jovens têm uma rotina sedentária, com vício por dispositivos tecnológicos, acomodação e pouca ou nenhuma prática esportiva ao longo da semana. Para transpor o problema, os esportes energizam o corpo e previnem essa “doença do século” na infância.

8. Potencialização dos estudos

Não é à toa que os esportes fazem parte do currículo na escola: a prática ajuda a fixar os conteúdos no colégio. E isso foi comprovado por uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, na qual pesquisadores descobriram que os jovens atletas têm rendimento escolar 20% superior aos que não praticam atividade física. A explicação está ligada às conexões neurais, que aumentam na hora do exercício.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre esportes que as crianças amam, como o futebol, o judô, o basquete e a natação. Fora isso, percebeu como praticar essas atividades ajuda a ter hábitos saudáveis na infância, acelerar o raciocínio, prevenir o sedentarismo, desenvolver a musculatura do corpo, expandir amizades, aumentar o senso de compromisso e fortalecer o trabalho em grupo!

Portanto, não há dúvidas de que os esportes para crianças trazem inúmeros benefícios para elas. Contudo, para incentivar os pequenos a praticar atividades físicas, o melhor é encontrar uma escola que ofereça diversas modalidades para os estudantes. Entre em contato com o Colégio Arnaldo (com unidades nos bairros Anchieta e Funcionários) e dê um gás na vida esportiva dos seus filhos!

Powered by Rock Convert