Estimular a leitura de crianças e adolescentes é extremamente importante para o desenvolvimento. Afinal de contas, é por meio desse hábito que os jovens entram em contato com diversas histórias. Assim, eles adquirem conhecimentos importantes para a formação acadêmica e social e se tornam adultos muito mais conscientes e integrados na sociedade.

Infelizmente, muitos pais têm dificuldades em estimular esse hábito e fazer com que a leitura e os livros façam parte do dia a dia dos filhos. Seja por conta da rotina corrida ou por resistência dos pequenos, ler nem sempre é algo facilmente aceito pelos jovens, especialmente quando não há um incentivo contínuo.

Pensando nisso, elaboramos um post para que você saiba exatamente como estimular o hábito da leitura nos jovens das mais diversas faixas etárias. Além disso, abordamos a importância da leitura para a formação de indivíduos, para que não restem dúvidas do quão fundamental ela é na vida de todos nós. Boa leitura!

Qual a importância da leitura para o desenvolvimento?

Antes de conversarmos sobre as dicas para o estímulo da leitura em crianças e adolescentes, que tal batermos um papo sobre os benefícios que esse hábito pode trazer para o dia a dia dos filhos? Veja alguns dos principais deles a seguir:

Desenvolve e enriquece o vocabulário

Quanto mais uma pessoa lê, mais palavras são adicionadas ao vocabulário, independentemente da faixa etária. Isso se torna ainda mais relevante quando estamos aprendendo a ler, uma vez que a grafia correta das palavras e a estrutura das frases também podem ser compreendidas por meio da leitura. Ou seja, melhora e muito a compreensão do nosso próprio idioma.

Melhora o foco e a atenção

Encorajar bons hábitos de leitura desde cedo faz com que o seu filho desenvolva a capacidade de atenção e de observação. Isso acontece porque a leitura demanda muito foco e uma grande sagacidade para compreender todos os paralelos da história e tirar um sentido daquilo que foi lido.

Cria uma fome pelo conhecimento

Os mais sábios costumam dizer que conhecimento gera conhecimento. Isso acontece porque quanto mais sabemos, mais queremos aprender. A leitura é um hábito e, a cada livro que lemos, temos ainda mais vontade de ler e conhecer outras histórias.

Aprimora as habilidades de comunicação

A empatia é uma das habilidades mais trabalhadas por intermédio da leitura. Ao observar as interações entre personagens da história e conhecer o ponto de vista de cada um, o leitor passa a compreendê-los de maneira profunda. Assim, as habilidades de comunicação e de socialização se tornam muito mais benéficas na vida real.

Favorece as capacidades cognitivas

Durante a leitura, as habilidades cognitivas de seu filho são adquiridas de maneira ímpar. Isso ocorre graças à necessidade de processar e interpretar mentalmente o que está acontecendo dentro de um livro e unir os fatos como peças de um grande quebra-cabeça.

Reduz a incidência de estresse

Antes visto como um problema que acometia apenas adultos, o estresse agora aparece com frequência em crianças e adolescentes. Por isso, a leitura também pode ser benéfica na hora de reduzir a ocorrência desse problema entre os jovens. Os livros vão levá-los a outras realidades e fazer com que se divirtam enquanto leem.

Como estimular o gosto pela leitura nas crianças?

Agora que já vimos quais são os principais benefícios e as vantagens mais relevantes desse hábito, que tal aprendermos algumas dicas eficazes para implantá-lo no dia a dia dos pequenos? Veja a seguir:

Faça leituras com frequência

A leitura deve ser incentivada desde sempre na vida das crianças. Por isso, desenvolva essa atividade diariamente com o seu bebê, mesmo que ele ainda não seja capaz de compreendê-las. Isso o tornará mais familiar com as palavras e com o hábito que você pretende implantar no dia a dia.

Dê o exemplo

Outra maneira bacana de fazer com que suas crianças leiam é… ler! Os pequenos se inspiram completamente nos pais e vê-lo praticar o hábito da leitura certamente fará com que seus filhos também se interessem pela atividade.

Compre livros adequados para a faixa etária

De nada adianta tentar fazer com que seus filhos leiam livros que não são adequados para a idade deles. Esses títulos, muitas vezes, contam com palavras ou conceitos de difícil compreensão. Por isso, escolha obras que conversem diretamente com a criança e que sejam úteis para ensiná-las.

Busque uma escola que incentive a leitura

Outro passo extremamente importante é matricular a criança em uma instituição que respeite a leitura tanto quanto você. Pergunte aos responsáveis pedagógicos como a leitura é incentivada e decida por uma escola que se comprometa com esse fator.

Como estimular a leitura no caso de adolescentes?

Caso seu filho já seja um pouco mais velho e ainda não tenha o hábito de ler, não se desespere. É possível, pouco a pouco, fazer com que ele se interesse mais por essa prática. Conheça algumas dicas que podem ajudar:

Crie uma área para a leitura

O cérebro de um adolescente já está mais formado, com preferências e até mesmo alguns hábitos ou vícios de comportamento. Por isso, estabelecer um espaço para a leitura é uma boa maneira de tirá-lo da distração de televisores e celulares. Esse ambiente deve ser confortável, iluminado e convidativo.

Faça passeios até a biblioteca

Passeios em família são tudo de bom, não é mesmo? Por que não fazer uma visita à biblioteca mais próxima de sua casa? Assim, seu filho entrará em um contato mais direto com vários títulos e poderá escolher uma leitura que realmente agrade, sem a pressão de comprar o livro e talvez não conseguir terminá-lo.

Conheça os interesses do seu filho

Outra dica interessante diz respeito a conhecer o gosto do seu filho. Isso pode ajudar na hora de presenteá-lo com um livro ou de dar dicas de leitura. Se ele gosta de música, por que não oferecer um livro sobre o tema? Ou que tal a continuação daquela saga que ele adorou assistir nos cinemas?

Promova discussões sobre os livros

Por fim, uma dica muito interessante e que tornará a leitura um evento familiar é fazer uma espécie de clube do livro em sua casa. Semanalmente ou quinzenalmente, um integrante da família pode escolher o título a ser lido e discutido. Esse é um ótimo exercício também para adolescentes em época de vestibular.

Como você pode perceber, estimular a leitura de crianças e adolescentes não é tão difícil. Esse hábito é extremamente benéfico e pode ser um grande diferencial para o desenvolvimento deles em diversas áreas da vida. Por isso, não perca tempo e torne já esse hábito um momento relaxante e divertido!

Gostou desse texto? Agora, que tal ler algumas dicas de como escolher a melhor escola infantil para o seu filho? Queremos ajudá-lo nessa importante decisão!

Powered by Rock Convert