Você se preocupa com o domínio de inglês dos seus filhos, não é mesmo? Atualmente, falar outro idioma é uma prioridade para se dar bem na escola, na faculdade e no mercado de trabalho. Pensando nisso, este post mostra quais são as fases de aprendizado de um segundo idioma para as crianças.

A seguir, entenda também como a escola e os pais devem se comportar em cada uma das etapas de aprendizado de língua estrangeira — como a escuta, os questionamentos, a repetição, a mistura de idiomas e a fala organizada — para potencializar o desempenho dos estudantes.

Por fim, entenda por que um programa de ensino bilíngue pode ser a solução adequada para aproximar as crianças da língua inglesa no dia a dia. O que você está esperando para começar a leitura do artigo? Leia agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o tema!

Por que o aprendizado do segundo idioma segue etapas?

A aquisição de uma língua, assim como outras habilidades cognitivas, requer tempo, esforço e determinação do jovem, visto que ocorre em algumas etapas e não de maneira isolada. Da mesma forma, o conhecimento bilíngue requer muita compreensão oral e repetição de vocabulário até alcançar uma fluidez razoável, em determinado tempo.

Qual a importância de apoiar o filho que está aprendendo outro idioma?

O conhecimento linguístico deve se dar de forma natural durante o ensino no colégio. Mas, durante o aprendizado, os pais precisam saber que a aquisição bilíngue é realizada em etapas, em um complexo processo cognitivo.

Compreendendo a situação, você consegue apoiar os filhos na jornada de estudos, e não cobrar deles tarefas que demandam um tempo específico e um determinado passo a passo junto à turma e sob supervisão do professor de inglês.

Quais são as fases de aprendizagem de inglês na infância?

Até o momento, você compreendeu que a aquisição linguística se desenvolve em etapas e, também, percebeu qual é o papel dos pais diante do aprendizado dos filhos. Mas quais são, realmente, as fases até conseguir fluidez em outro idioma?

Escuta

Ao ingressar na escola que tem metodologia bilíngue, a criança costuma reagir à nova situação com um período de adaptação silencioso.

A saída de casa e a preparação para o ambiente escolar são desafiadores por si sós, mas o ensino em idioma desconhecido se torna ainda mais estranho para os pequenos, os quais tendem a exercitar apenas a escuta em relação ao idioma estrangeiro nessa etapa.

No entanto, a fase de “listening” (ouvindo, em tradução literal do inglês) é de rápida duração. O momento se estende por poucos dias e se encerra ao final do primeiro mês de imersão do jovem em um contexto bilíngue.

Perguntas

Em um segundo momento, as crianças começam a aprender algumas palavras, principalmente aquelas que se relacionam à rotina escola. Depois do período de escuta, os jovens fazem bastante pergunta.

Nessa etapa de “understanding” — ou entendimento, em tradução direta da língua inglesa —, os pequenos podem tirar as dúvidas com os professores em sala. Por sua vez, os mestres ganham a confiança dos jovens e devem introduzi-los a situações de aprendizagem desafiadoras, preparando-os para a próxima fase de aprendizado.

Repetição

Antes de ganhar fluidez no idioma estrangeiro, a criança geralmente repete algumas palavras e determinados comandos. Nessa fase, que é conhecida como “parrot” ou papagaio, os estudantes se expressam mais em inglês, seja na escola, seja em casa.

Porém, vale ressaltar a importância de o professor mediar esse contato do jovem com a língua estrangeira, criando oportunidades para que o conteúdo seja absorvido pelo estudante de maneira adequada após a repetição.

Mistura de idiomas

Anterior ao “shift” linguístico, processo pelo qual uma comunidade bilíngue realiza a completa mudança idiomática, ocorre a mistura de línguas no momento de aquisição do inglês. O “mixing”, como essa fase é conhecida pelos especialistas, envolve a troca de conceitos em dois idiomas naturalmente.

Ainda que essa etapa pareça confusa para os pais, o período de mistura de idiomas é comum quando se está em contexto bilíngue, uma vez que a criança consegue distinguir o português do inglês, mesmo que combine o vocabulário das duas línguas em uma única sentença, por exemplo.

Fala organizada

Por fim, o período de fala organizada encerra a aquisição de inglês, mas a habilidade não é conquistada de forma abrupta, isto é, as crianças formulam frases prontas inicialmente e, depois, passam a dizer sentenças completas e períodos mais elaborados.

Contudo, o aprendizado de língua estrangeira é bastante relativo e subjetivo, podendo ser conquistado por algumas crianças logo nos primeiros anos de vida, enquanto para outros a habilidade se mostra mais dificultosa. Da mesma maneira, o estímulo e a metodologia de ensino contam bastante para o desempenho de crianças aprendendo inglês.

Como tornar o idioma parte do dia a dia das crianças?

Aprender um segundo idioma pode ser complicado para alguns adultos, mas crianças estão mais expostas à aquisição linguística e conseguem compreender melhor o inglês enquanto aprendem a sua língua materna.

Por isso, famílias devem incentivar a educação bilíngue, a qual amplia o uso de inglês com conteúdo educativo e exposições nesse idioma. Diferentemente de aulas isoladas, o ensino em português e inglês torna a aprendizagem mais natural e fluida, facilitando habilidades como expressar-se, escutar, ler e escrever em outro idioma.

O Colégio Arnaldo, por exemplo, é uma referência em Belo Horizonte quando o assunto é ensino bilíngue. Tradicional e focada nos valores humanos e morais, a instituição conta com um programa de educação em inglês e português, oferecendo parte do currículo programático em idioma estrangeiro.

Neste artigo, você descobriu o que são fases de aprendizado e por que a aquisição de segundo idioma requer algumas etapas. Para apoiar seu filho nesse desafio bilíngue, saiba que o estudante passará por níveis, como a escuta, as perguntas, a repetição e a mistura de idiomas, até chegar à fixação de conceitos e sentenças em língua estrangeira.

Agora que você entende a importância das fases de aprendizado quando crianças estão conhecendo um novo idioma, matricule o seu filho em uma escola com educação em português e inglês. Entre em contato já com o Colégio Arnaldo — com unidades em Funcionários e Anchieta — e saiba como funciona o nosso programa de ensino bilíngue!

Powered by Rock Convert