ferramentas online para aulas

Como ajudar os alunos: 5 boas ferramentas online para aulas

Já pensou em uma sala de aula sem carteiras ou sem livros didáticos? Hoje em dia, é praticamente impossível conceber a educação sem ferramentas online para aulas, de tão presentes que elas já estão nas escolas.

Neste momento de pandemia, então, a aposta no uso sistemático da tecnologia na educação foi fundamental para manter os alunos motivados e, assim, não interromper e nem prejudicar o processo de ensino-aprendizagem.

Para que você fique por dentro dessas novidades, vamos falar sobre cinco ferramentas online que o Colégio Arnaldo tem adotado nas aulas e como elas têm ajudado os alunos a manterem o ritmo de estudos mesmo a distância. Continue a leitura!

1. Google Classroom

Estimular e manter as estratégias de estudo dos alunos é um desafio a ser vencido constantemente no universo educacional. Não dá para competir com as novas tecnologias, por isso, o ideal é nos adaptarmos a elas e as incorporarmos ao dia a dia.

Nesse sentido, o nosso primeiro item da lista é a plataforma da gigante Google desenvolvida para ajudar alunos e professores a se encontrarem no ambiente digital. O Google Classroom — ou, em bom português, Sala de Aula, permite ao aluno:

  • estudar pelo celular, notebook ou tablet;
  • fazer atividades e enviar ao professor;
  • acessar arquivos, formulários, vídeos e textos;
  • assistir às aulas online;
  • organizar a sua linha de aprendizagem.

Ao mesmo tempo, o recurso torna o trabalho do professor muito mais produtivo, pois permite criar planilhas para verificação de aprendizagem e mostra os resultados. No campo pedagógico, os instrumentos para criar uma aula dinâmica e criativa são infinitos, além de haver a possibilidade de acompanhar online os trabalhos que os alunos estão realizando e intervir antes mesmo da entrega.

Trata-se, na verdade, de uma transposição do espaço da sala de aula para o universo digital e que não precisa ser deixada de lado após a pandemia, quando as aulas voltarem a ser presenciais. O Classroom pode continuar sendo um ponto de apoio para responsáveis, estudantes e professores.

2. Meet

Muito utilizado em tempos de home office por profissionais dos mais variados meios, o Meet é um canal de videoconferências que também foi adotado pelas instituições de ensino que estão trabalhando em sistema remoto.

A facilidade para os estudantes é que eles podem acessar a reunião online do seu aparelho celular ou do computador e se conectar facilmente com os colegas e os professores para assistir a uma aula online — e o melhor: sem pagar nada por isso. Basta apenas ter uma boa configuração de internet.

Desenvolvido pelo Google, o Meet integra a solução Google for Education, da qual faz parte também o Classroom. Então, imagine que o seu filho pode acessar o conteúdo da sala de aula, ler as orientações e fazer as atividades. Uma conversa online com o professor ajudaria a tirar dúvidas e a esclarecer os pontos mais pesados da matéria, certo?

Além de possibilitar que o professor compartilhe a sua tela para facilitar as explicações, o Meet é muito útil na apresentação de um trabalho dos alunos, que podem fazer o mesmo e mostrar à classe o que desenvolveram, seja em slides, seja em outro suporte.

3. Plataforma Poliedro

Contar com um sistema de educação completo, eficiente e organizado já era bom antes da pandemia. Em tempos de muitas alterações de rotina, isso foi ainda mais proveitoso para as escolas, pois elas puderam ter ajuda para organizar todo o processo educativo, de acordo com a BNCC e com o que há de mais moderno em termos de práticas pedagógicas.

Durante o período de isolamento social, foi extremamente importante para o Colégio Arnaldo contar com o sistema Poliedro Educação, que organiza atividades online, proporciona uma aprendizagem contínua dos professores e leva às famílias materiais de qualidade para acompanhar o processo de ensino e a rotina educacional das crianças e dos jovens.

O Poliedro oferece um app de estudo, o P+, com tarefas e simulados que deixam o aprendizado mais interessante. O sistema também conta com o apoio de determinados eventos, como as Olimpíadas de Matemática e um projeto de Arte e Cultura para envolver os alunos em atividades extracurriculares.

4. Redação Nota 1000

Há várias ofertas de canais do YouTube para estudar e fazer testes. Pela internet, dá também para treinar a redação, prova essencial do Enem devido ao seu peso e à sua importância em outras instâncias da vida do estudante.

O diferencial da plataforma Redação Nota 1000, como o nome indica, é que o aluno vai ser orientado a melhorar o seu texto, tendo retorno das suas produções e recebendo feedbacks em cada redação como um todo e sobre cada competência valorizada na prova do Enem. Tudo de forma simples e digital!

5. Rede Verbita de Educação

Sabemos que grande parte da preocupação de famílias e estudantes diz respeito a como passar no Enem com o intuito de garantir que estejam se preparando da melhor forma possível para conquistar aquela vaga dos sonhos! A Congregação do Verbo Divino leva isso tão a sério que se preocupa não só com a parte pedagógica, mas também com o ser humano por trás do candidato e com a marca que ele vai deixar no mundo, promovendo humanidade e justiça.

Nesse sentido, somos responsáveis, hoje, por três colégios, uma faculdade e um centro universitário, todos carregando os valores verbitas atrelados ao que há de mais moderno em termos de práticas pedagógicas. Todas essas ferramentas estão em conformidade com as regras de segurança digital e atendem aos objetivos de aprendizagem do colégio e do ensino superior.

Da alfabetização ao pré-Enem, as novidades tecnológicas invadiram as escolas e, mesmo após a crise causada pela Covid-19 no mundo, elas continuarão trazendo vantagens para estudantes e professores, tornando o ensino híbrido (unindo aulas síncronas e assíncronas) e mais flexível.

Certamente, a educação pós-pandemia vai absorver a tecnologia desenvolvida com os estudantes nesse momento de crise, deixando as vantagens como herança na escola. Nesse sentido, os diferenciais do Colégio Arnaldo foram importantes para manter o fluxo de aulas nesse momento difícil, mas os benefícios poderão ser colhidos também de agora em diante.

Este artigo sobre as ferramentas online para aulas foi útil? Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre nós!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.